Olá Visitante

RadioModelismo

• 197 Respostas
  • 59631 Visualizações
*

Offline steven7

• Chamo-lhe um Figo!
  • 5983
  • Tamankeiro's Racing
Re: RadioModelismo
« Responder #100 em: Março 11, 2011, 11:07:21 pm »
Eu tenho um 1/10 de pista de um 1/8 tt que nao andam no minimo ha 3 anos  :laugh24:

*

Offline Juarix

• user selvagem
  • 3785
  • Lutar pela paz é o mesmo que f*d** pela virgindade
« Responder #101 em: Março 11, 2011, 11:14:56 pm »
ta mal....xD

*

Offline Juarix

• user selvagem
  • 3785
« Responder #102 em: Abril 05, 2011, 01:01:07 pm »
boas pessoal hoje partiu me a corda da faniqueira! voces sabem me dizer se aquilo é universal ou se tenho de comprar mesmo para o meu motor?? cumps

*

Offline ^Xalits

• 5512
« Responder #103 em: Abril 05, 2011, 01:17:35 pm »
boas pessoal hoje partiu me a corda da faniqueira! voces sabem me dizer se aquilo é universal ou se tenho de comprar mesmo para o meu motor?? cumps

uma para o teu motor... os apoios podem ser diferentes...

uma loja de modelismo, dizes qual o teu motor, e eles resolvem-te isso ;)

*

Offline Juarix

• user selvagem
  • 3785
« Responder #104 em: Abril 05, 2011, 01:21:39 pm »
acho é que vou levar o motor com escape e tudo e pedir para afinar... nao tou a atinar com akilo as vezes o carro ta fixe ao ralenti e passado um bocadito ou começa a acelerar ou vai abaixo...:S nao compreendo...

*

Offline ^Xalits

• 5512
« Responder #105 em: Abril 05, 2011, 01:25:58 pm »
acho é que vou levar o motor com escape e tudo e pedir para afinar... nao tou a atinar com akilo as vezes o carro ta fixe ao ralenti e passado um bocadito ou começa a acelerar ou vai abaixo...:S nao compreendo...

pa... isso quer tudo no ponto... essas velinhas querem-se mudadas muita vez... pode afogar se deres uma gazada mais forte...

mas é o melhor que fazes. deixas lá o carro, pedes para afinar e montar um pucha-corda novo e pronto, já bomba ;)

*

Offline Escada

• 7718
  • Já deita fumo :)
« Responder #106 em: Abril 05, 2011, 02:08:42 pm »
Usa todos estes passos que aprendes a afinar, embora não seja de um momento para o outro, mas com a prática vais lá...

1- Mete o motor ao ralenti, mesmo que tenhas de acelerar... e aquece-o.

2- Dando gatilhadas a fundo, abre a alta até que o motor chegue o ponto em que começa a deixar de atingir a rpm máxima (muito gordo, muito fumo e muito óleo no escape). Aí acerta para que estique bem, mas sem grande grito (quanto mais "gritar", mais aquece, cuidado!).

3- Aperta o relanti para que tenhas um relanti, mesmo que instável.

4- Agora é o mais importante. Dá gatilhada a fundo, trava e observa:

- Se o relanti passados uns segundos baixar, tens que fechar a baixa um pouco. Dá gás e vai vendo se estabiliza durante um bom tempo;

- Se o relanti subir passados uns segundos, tens que abrir a baixa um pouco;

O objectivo é conseguires uma rpm estável (mesmo que alta) depois de dares gás a fundo e travares.

5- Depois, basta acertares outra vez o relanti para a rpm que queiras.

Resumindo:

Metes a alta na rpm/temperatura que queres que o motor atinja, depois acertas a baixa para essa mesma alta e terminas corrigindo o relanti.

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #107 em: Abril 05, 2011, 02:09:58 pm »
Agora os sintomas do motor durante a afinação:

O motor aquece no ralenti é porque as baixas estão fechadas;

Ao abrir as baixas o ralenti vai descer, se fechares o ralenti vai subir;

O ideal é ter o ralenti menos acelerado possível /verificar-se que o carro esteja o menos acelerado possível mas sem ir abaixo).

Com o carro de rodas no ar, dar uma gatilhada a fundo e travar o carro.

1-      Começar a baixar o aceleramento em ralenti é porque as baixas estão muito abertas;

2-     Começar aumentar em ralenti é porque tens as baixas muito fechadas.

Ao acelerar a fundo, se o carro engasgar enquanto aumenta a rotação é porque tens as baixas fechadas

Ao acelerar a fundo, se o carro deita muito fumo e tem dificuldades em aumentar a rotação é porque a baixa está muito aberta.

Cuidado com a temperatura, o ideal é estar a 90/100 graus.

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #108 em: Abril 05, 2011, 02:10:34 pm »
Resumindo:

Metes a alta na rpm/temperatura que queres que o motor atinja, depois acertas a baixa para essa mesma alta e terminas corrigindo o relanti.

Existem 3 parafusos:

1) O das altas que é o que regula a entrada de gasolina

2) O das baixas que está do lado contrário ao das altas e que regula o rácio gasolina/ar

3) O do relanti que está por debaixo do filtro do ar que regula a abertura do carburador quando este está completamente fechado.

Faz assim:

- tira o filtro do ar e regula o relanti de modo a que tenha 1 mm de abertura no carburador;

- O parafuso das altas dá-lhe 2 voltas e ¼

- O parafuso das baixas regula de modo a veres cerca de 3 a 4 mm da agulha quando abres o carburador todo

não te garanto que vá ficar perfeito, mas não deve de andar longe.

Se o carro vai abaixo durante o relanti abre um pouco o relanti, se continuar na mesma fecha um pouco as altas. Ele pode estar a afogar-se.

Se ele vai abaixo quando aceleras então:

- Se cospe muita gasolina pelo escape, fecha um pouco as baixas
- Se não cospe nem deita fumo então abre as altas

espero ter ajudado.

A afinação do motor é complicada de início, mas quando se percebe onde se tem de mexer tudo faz mais sentido. Lembra-te que mexer num só parafuso vai afectar a afinação dos outros. Há que encontrar o melhor equilíbrio entre eles.

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #109 em: Abril 05, 2011, 02:11:58 pm »
Todos estes tópicos resultaram de pesquisas que fiz para conseguir afinar o meu carro... Espero que seja útil ;)

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #110 em: Abril 05, 2011, 02:17:20 pm »
Já agora quem tiver motores com agulha de médias não mexam nessa sem saberem senão nunca mais conseguem afinar o motor ;) 

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #111 em: Abril 05, 2011, 02:18:53 pm »

pa... isso quer tudo no ponto... essas velinhas querem-se mudadas muita vez... pode afogar se deres uma gazada mais forte...

mas é o melhor que fazes. deixas lá o carro, pedes para afinar e montar um pucha-corda novo e pronto, já bomba ;)

No do meu irmão já uma vez arranjá-mos o pucha-corda, mas agora temos mesa de arranque :D
As velas duram muito, é preciso é que o motor esteja devidamente afinado ;)

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #112 em: Abril 05, 2011, 02:22:38 pm »
Eu tenho um 1/10 de pista de um 1/8 tt que nao andam no minimo ha 3 anos  :laugh24:

A esta altura se calhar já tens o motor colado :D  Quando o meu vai ficar muito tempo parado, no fim de andar tiro a vela, coloco óleo after-run e coloco o carro na mesa de arranque para que o óleo se espalhe por dentro. Depois de vez em quando convém meter a trabalhar um pouco e repetir a lubrificação que falei anteriormente...

*

Offline ^Xalits

• 5512
« Responder #113 em: Abril 05, 2011, 02:32:40 pm »

No do meu irmão já uma vez arranjá-mos o pucha-corda, mas agora temos mesa de arranque :D

eu e o resto do pessoal, 3L em provas e treinos e já tava a levar outra...

*

Offline ^Xalits

• 5512
« Responder #114 em: Abril 05, 2011, 02:34:05 pm »

A esta altura se calhar já tens o motor colado :D  Quando o meu vai ficar muito tempo parado, no fim de andar tiro a vela, coloco óleo after-run e coloco o carro na mesa de arranque para que o óleo se espalhe por dentro. Depois de vez em quando convém meter a trabalhar um pouco e repetir a lubrificação que falei anteriormente...

o cilindro e piston não... mas os rolamentos cerâmicos...  ;D

*

Offline ^Xalits

• 5512
« Responder #115 em: Abril 05, 2011, 02:35:17 pm »

e starter ganhas mais potência... uma vez que é menos resistência sem o pucha corda no motor à cambota... eu notei e muito no meu rtr  :o

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #116 em: Abril 05, 2011, 04:59:13 pm »

e starter ganhas mais potência... uma vez que é menos resistência sem o pucha corda no motor à cambota... eu notei e muito no meu rtr  :o

Exacto, um carro sem pucha corda tem um pouco mais potência, tem é o contra de ter que se fazer mais uma despesa numa caixa de arranque (starter) ;)

*

Offline Juarix

• user selvagem
  • 3785
« Responder #117 em: Abril 05, 2011, 07:57:15 pm »
obrigado a todos... agora tenho é de ver se arranjo o pucha corda... pelas fotos que tenho ai em cima nao conseguem dizer me que motor é? eu sei que é SH agora nao sei se é .12,.15 ou .18....

*

Offline Juarix

• user selvagem
  • 3785
« Responder #118 em: Setembro 03, 2011, 01:22:50 pm »
bem pessoal o meu carrito andava a bater mal.. pelo que hoje de manha me lembrei de lhe desmontar o motor todo.. ao que me deparei com isto...LOL

tenho de ver se arranjo um motor.. aquele ta td lixado rolamentos e tudo...

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #119 em: Setembro 03, 2011, 01:31:06 pm »
Ah pois, não sei que motor é esse, mas alguns a aguentar mais de 35000 rpm é obra :D
Se quiseres comprar um motor vê aqui http://www.rtr-modelismo.com/loja/

*

Offline Juarix

• user selvagem
  • 3785
« Responder #120 em: Setembro 03, 2011, 01:35:55 pm »
Ah pois, não sei que motor é esse, mas alguns a aguentar mais de 35000 rpm é obra :D
Se quiseres comprar um motor vê aqui http://www.rtr-modelismo.com/loja/

o motor é um SH .15 salvo erro 2,5cc.. nao faço ideia quanta rotaçao faz.. mas é bastante...xD ja andei ai a ver e se comprar um motor novo em principio será este..
http://www.rtr-modelismo.com/loja/gm-racing/833-motor-gm-racing-15-25cm.html
como nao ando em corridas penso que sirva bem.. é mesmo so para lazer...xD

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #121 em: Setembro 03, 2011, 01:41:10 pm »
Sim, só para umas voltas chega bem. Não dá para ver muito bem na foto, mas ao comprar vê se apenas tem os parafuso das altas, baixas e do relantim, se tiver parafuso das médias é mais complicado de afinar. E se tiveres mesa de arranque compra sem puxa corda que faz um pouco mais de rotação.

*

Offline Juarix

• user selvagem
  • 3785
« Responder #122 em: Setembro 03, 2011, 01:44:16 pm »
nao tenho mesa tem msm de ser com puxa corda...xD assim faz menos rotaçao é memos provavel de partir..LOL

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #123 em: Setembro 03, 2011, 01:47:40 pm »
nao tenho mesa tem msm de ser com puxa corda...xD assim faz menos rotaçao é memos provavel de partir..LOL

Mas assim está limitado,lol! Também não se nota assim tanto, o do meu irmão tem e o meu não tem e a diferença não é assim muita.

*

Offline Juarix

• user selvagem
  • 3785
« Responder #124 em: Setembro 03, 2011, 06:29:52 pm »
em principio vai levar um OS MAX .15

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #125 em: Setembro 03, 2011, 07:43:36 pm »
em principio vai levar um OS MAX .15

Os OS MAX costumam ser dos bons, são é mais caros :laugh:

*

Offline ^Xalits

• 5512
« Responder #126 em: Setembro 04, 2011, 03:22:46 am »
esse sh já deve ter mamado muito litro  ;D mas eu acho qe ainda o podes montar e acabar de partir LOL

nao te esqueças que não é só comprar o motor e montar, normalmente vêm sem embraiagem e pinhão de ataque :)

*

Offline Juarix

• user selvagem
  • 3785
« Responder #127 em: Setembro 04, 2011, 10:23:47 am »
esse sh já deve ter mamado muito litro  ;D mas eu acho qe ainda o podes montar e acabar de partir LOL

nao te esqueças que não é só comprar o motor e montar, normalmente vêm sem embraiagem e pinhão de ataque :)
ya ele ainda trabalha.. mas ja está fora do carro ate vir o outro motor...

*

Offline Juarix

• user selvagem
  • 3785
« Responder #128 em: Setembro 05, 2011, 12:13:05 am »
nao consegui estar quieto ate ter tudo pronto... hoje de tarde fui buscar o que precisava...xD
 OS max que pensava ser 15cv é afinal o 12cv.. mas serve perfeitamente..xD
seguem se as fotos de como ficou..

ja no sitio dele.. mas falta um parafuso a segurar o colector de escape.. mas vou comprar 2 novos... e falta tambem a junta de escape...

porcas novas para as rodas..XD

ele mesmo assim ja trabalhou.. mas vou ver se amanha passo numa loja para comprar os parafusos e a junta de escape...xD

*

Offline JRE COYOTE

• 553
  • DEVAGAR e perfeito não!!! INFERRUJA
« Responder #129 em: Setembro 05, 2011, 12:19:29 am »
ja???   lol n paras memso..

*

Offline Juarix

• user selvagem
  • 3785
« Responder #130 em: Setembro 05, 2011, 12:40:59 am »
ja???   lol n paras memso..
parar é morrer...xD

*

Offline Ricardofhc

• 1534
« Responder #131 em: Setembro 05, 2011, 12:45:22 am »

*

Offline JRE COYOTE

• 553
« Responder #132 em: Setembro 05, 2011, 12:48:28 am »
quero ver isso a rolar;)

*

Offline Juarix

• user selvagem
  • 3785
« Responder #133 em: Setembro 05, 2011, 12:52:13 am »
vejam o meu: http://odivelas-lisboa.olx.pt/item_page.php?Id=195367450&ts=1315179754
tens a culaça do teu motor mal montada... assim nao arrefece tanto.. devias roda-la 1/4 de circulo ;)

*

Offline Juarix

• user selvagem
  • 3785
« Responder #134 em: Setembro 05, 2011, 12:52:34 am »
quero ver isso a rolar;)
quando o tiver prontinho e afinado é so combinar...xD

*

Offline JRE COYOTE

• 553
« Responder #135 em: Setembro 05, 2011, 01:00:08 am »
manda msg depois entao... 

*

Offline ISCO

• 6321
« Responder #136 em: Setembro 05, 2011, 01:35:45 am »
grande máquina esse subaru oh juarix, quando me deixas dar uma volta nele ;D

*

Offline steven7

• Chamo-lhe um Figo!
  • 5983
  • Tamankeiro's Racing
« Responder #137 em: Setembro 05, 2011, 01:18:01 pm »
Compraste novo? Não te esqueças da rodagem  :P
Ja agora, em vez dessas 4 pilhas porque nao compras um pack de 6V ? As pilhas são dão 4,8V

*

Offline Ricardofhc

• 1534
« Responder #138 em: Setembro 05, 2011, 01:49:46 pm »
vejam o meu: http://odivelas-lisboa.olx.pt/item_page.php?Id=195367450&ts=1315179754
tens a culaça do teu motor mal montada... assim nao arrefece tanto.. devias roda-la 1/4 de circulo ;)

olha que ta bem montada, ela vem assim de fabrica, e ja é o 2º motor que levou, a unica coisa que ta mal montada sao os discos de travao e os veios porque nao tao montados lol, por baixo do filtro de ar, tenho de comprar um carreto que o outro moeo os dentes todos ficou liso

*

Offline Juarix

• user selvagem
  • 3785
« Responder #139 em: Setembro 05, 2011, 06:32:06 pm »

olha que ta bem montada, ela vem assim de fabrica, e ja é o 2º motor que levou, a unica coisa que ta mal montada sao os discos de travao e os veios porque nao tao montados lol, por baixo do filtro de ar, tenho de comprar um carreto que o outro moeo os dentes todos ficou liso
ya ta bem montado.. mas se rodasses a culaça 1/4 de circulo refrigerava melhor.. so isso ;)

*

Offline luisMSR

• 400
  • Sempre a dar gás...
« Responder #140 em: Setembro 05, 2011, 06:36:53 pm »
eu tenho um kyosho gx-12 é um 1.1 de pista... carnagens da porsh

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #141 em: Setembro 05, 2011, 09:59:40 pm »
É so carro pa alfalto... E para lavrar terra ninguem têm? Isso é que pucha ;D

*

Offline Ricardofhc

• 1534
« Responder #142 em: Setembro 05, 2011, 10:03:07 pm »

o meu é de asfalto e terra, ando mais em terra do que asfalto, 4x4 sempre a brir de lado e saltos so po lol

*

Offline ^Xalits

• 5512
« Responder #143 em: Setembro 05, 2011, 10:55:22 pm »

eu tinha um gs 4x4 pra terra :P ricos tempos...

*

Offline steven7

• Chamo-lhe um Figo!
  • 5983
  • Tamankeiro's Racing
« Responder #144 em: Setembro 05, 2011, 11:13:09 pm »

eu tinha um gs 4x4 pra terra :P ricos tempos...
acr€dita

*

Offline Juarix

• user selvagem
  • 3785
« Responder #145 em: Setembro 06, 2011, 12:16:37 am »
eu tb queria 1 1:8 tt mas para ja n ha €...

*

Offline Juarix

• user selvagem
  • 3785
« Responder #146 em: Setembro 06, 2011, 12:49:59 pm »
hehe
OSmax 12cv em aquecimentos..

OSmax 12cv ja quentinho...

*

Offline Ricardofhc

• 1534
« Responder #147 em: Setembro 06, 2011, 12:54:25 pm »
aconse lho te a dar um boa afinaçao que bem precisa lol

ate te cospe gasolina pelo escape

o meu quando fazia isso ate dava pa ver a gasolina a desaparecer, corta a entrada de gasolina mais

*

Offline JRE COYOTE

• 553
« Responder #148 em: Setembro 06, 2011, 01:10:24 pm »
ja começo a ter saudades loool

*

Offline Juarix

• user selvagem
  • 3785
« Responder #149 em: Setembro 06, 2011, 01:45:33 pm »
aconse lho te a dar um boa afinaçao que bem precisa lol

ate te cospe gasolina pelo escape

o meu quando fazia isso ate dava pa ver a gasolina a desaparecer, corta a entrada de gasolina mais
eu sei.. eu deixei-o a trabalhar assim gordo para lubrificar tudo.. agora vou ver se afino tudo direitinho... ;)