boas romeuramos.
não em Portugal não existe ( por enquanto ..) ninguem que dé banho de Nikasil em cilindros.
a tecnologia existe parciamente , mas em concreto nao existe alguem que faça cá esse serviço.
eu por cá na C.Moto tenho instalado um sistema "primo" do nicasil , ou seja um banho de eletrodeposiçao por eletrolise mas nao de Nicasil ...tenho é banho de zincagem e niquelagem brilhante.... o principio é o mesmo , mas não é a mesma coisa ...

tambem seria facil fazer um uprade deste sistema que tenho para banho a cromo ( cromagem ) ou até para cromoduro ( o vulgarmente chamado cromoniquel ) e como tenho maquina de brunir o investimento seria pouco , mas como o cromoduro é uma tecnologia coxa , sem interesse e fiabilidade em mecanicas actuais , nao tenho qualquer interesse nisso.
o investimento para o nicasil alem da base ( o sistema de banhos por eletrolise tenho , apenas seria nesseçario um transformador com maior amperagem ) seria nesçario chapas de tungstenio eletrlitico 8 cada cilidro tem de levar duas ) , alem dos produtos quimicos diferentes e das barras de niquel/carburo/silicio o investimento que torna a coisa proibitiva é a maquina sunem de pó de diamante computorizada .
como desde de 99 trabalho oficialmente com um dos melhores ( ha quem diga que é o melhor ) recuperador de cilindros de nicasil da Europa e como desde 2005 tenho contrato oficial com eles consigo ter um preço e qualidade ( com garantia ) que permite a que hoje nao haja desculpa para nao se aplicar um banho de nicasil
por exemplo
um cilindro 80 2t fica em 138,50
um cilindro 125 2t fica em 168,50
um cilindro 2t 250 fica em 188,50
no caso de ser nesseçario soldar estaladelas , empenos , recuperar faces partidas , refazer pedaços em falta o valor da soldadura é de 30 a 60 euros
no caso de se pretender alterar o diametro para piston maior , esse cvusto oscila entre 25 e 35 euros
ainda no passado més de Agosto la estive e é impressionante ver que a maior parte do serviço é feito por senhoras , ( por exemplo a parte de preparaçao de cilindros sao só senhoras , fazem tudo por bitolas angulares e de volume maquinanfo á mao ytal qual nós fazemos por ca , mas com toda a informação fornecida num ecran de pc , ou seja elas recebem a informaçao de qual a bitola , qual as cótas , fixam as bitolas , e basta acertar pela bitola , quanto terminam tiram as bitolas internas , aopplicam as externas , desbastam "et voilá" um cilindro preparado pronto a levarbanho novo para ser intalado na mota de um qualquer pretendente a campeão numa prova de um qualquer país do mundo.
é imprtessionante de ver que o sistema dos proprios banhos é totalmente computorizado ( nao tem uma unica pessoa dentro desse pavilhao dos banhos e tal se deve ás normas alemas que sao muito rigidas quanto á exposiçao de pessoas aos vapores dos acidos e dos quimicos que emanam desses banhos )
cumps