enfim
o pe de apoio roda sempre para que em cada momento do movimento esteja sempre a apontar na direcção e sentido mais correcto. pura fisica.
no roundhouse, claro que tem de rodar, mas por norma, o pé deve estar o mais alinhado possivel com a perna que aplica o golpe. por isso, o que eu disse estava correcto. cumps.
esticasister, eu acho é que o pessoal na vez de tentar logo descredibilizar outro user, deve antes perguntar. as vezes o que parece contraditorio nao o é. nao foi o que aconteceu. o que disse estava correcto. o pé de apoio deve estar sempre o mais alinhado possivel com a perna que dá o golpe, com a excepção do pontapé circular que por norma segue estas fases:
1º colocas-te de lado em relaçao ao adversario
2º olha para a tua frente, e aponta a ponta do teu pé de apoio na direcção do teu olhar, e depois volta a olhar para o teu adversario
3º inclina um pouco o teu corpo para o lado, ao mesmo tempo que levantas a perna que vai dar o golpe
4º flecte um pouco a perna que vai golpear e executas golpes no sentido ao oposto ao da direcção de flexão da perna. se tiveres bom equilibrio, podes fazer isto 3 ou mais vezes seguidas.
pode nao estar muito bem explicado, mas é basicamente isto. se nao tiverem cuidado com a posição do pé de apoio, podem lesionar o joelho, ou o tornozelo. eu por causa de nao ter tido cuidado com isso, podia-me ter lesionado a sério.