Olá Visitante

LEI DAS 125cc -Até que em fim!!

• 420 Respostas
  • 85199 Visualizações
*

Offline RicardoLuz

• <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • 40699
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
Re: LEI DAS 125cc -Até que em fim!!
« Responder #200 em: Julho 02, 2009, 09:26:01 pm »
mas isso foi o senso que disse...

ouvi dizer que o papa morreu...

será verdade? :canadian: :canadian: :canadian:

*

Offline m4rco

• 5220
  • Viste o GT, viste?!?!
« Responder #201 em: Julho 02, 2009, 11:08:24 pm »
essa lei dava cá um jeitão a toda agente  :yes:

*

Offline fricka

• Chamo-lhe um Figo!
  • 1812
  • tamankeiro´s racing
« Responder #202 em: Julho 03, 2009, 12:27:39 am »
Epa a lei foi aprovada,so faltava sair no diario da republica agora nao foi aprovada??? :ugly:

*

Offline bOoM

• 872
  • Better watch out... it goes bOoM!!
« Responder #203 em: Julho 03, 2009, 11:43:18 am »
Nao encontrei nada acerca dessa lei, alguem que ponha aqui um link com a informação toda.

« Responder #204 em: Julho 03, 2009, 11:51:29 am »
ouvi dizer que não foi aprovada

se assim foi ainda bem  ;) tiveram o bom senso de não aprovar essas Lei Absurda

*

Offline Afonso

• 6986
« Responder #205 em: Julho 03, 2009, 12:43:49 pm »
x2....

uma pessoa que tire carta de carro nao tem a minima ideia do k é andar de mota nas rotundas e afins

mas agora achava bem a carta a1 mudar para aL ao fim de certo tempo, se a al muda para a outra a a1 devia mudar para al e depois para a outra :yes:

*

Offline bOoM

• 872
« Responder #206 em: Julho 03, 2009, 01:01:30 pm »
Vocês são todos ridículos!
Vocês só se interessam pelo que vos dá jeito!
Vocês já estavam todos aziados por terem tirado a carta A1, sabendo que aos 18 iriam poder conduzir uma 125cc ( 11kw ), sem gastar dinheiro..

Vão-se tratar.  :whistle:
lol

PS: Tou a generalizar, mas claro que há excepções.

*

Offline m4rco

• 5220
  • Viste o GT, viste?!?!
« Responder #207 em: Julho 03, 2009, 01:45:03 pm »
x2....

uma pessoa que tire carta de carro nao tem a minima ideia do k é andar de mota nas rotundas e afins

mas agora achava bem a carta a1 mudar para aL ao fim de certo tempo, se a al muda para a outra a a1 devia mudar para al e depois para a outra :yes:
Eu ando de mota na estrada e não tenho carta, é por isso que ´não sei fazer uma rotunda?  ;)

*

Offline bOoM

• 872
« Responder #208 em: Julho 03, 2009, 05:06:05 pm »
x2....

Eu ando de mota na estrada e não tenho carta, é por isso que ´não sei fazer uma rotunda?  ;)

Marco.. reforço o que disse  ;)

*

Offline DTRgirl

• **
  • 229
« Responder #209 em: Julho 03, 2009, 09:08:25 pm »
ainda bem que existe agora esta lei  :D :D
eu assim tiro a carta de carro e ja nao preciso de tirar a de mota , nem de gastar mais dinhero ,  :embarrass:

*

Offline stevo

• **
  • 393
« Responder #210 em: Julho 03, 2009, 09:25:06 pm »
peço desculpa mas devido ao topico ser um pouco extenso
queria saber se a lei ja foi mesmo aprovada ?
ja se falou que tem que se pagar 50 € para ter a carta de 125
pois vai haver um exame pratico qualquer para se obter isso
abraço

*

Offline bOoM

• 872
« Responder #211 em: Julho 03, 2009, 09:35:18 pm »
peço desculpa mas devido ao topico ser um pouco extenso
queria saber se a lei ja foi mesmo aprovada ?
ja se falou que tem que se pagar 50 € para ter a carta de 125
pois vai haver um exame pratico qualquer para se obter isso
abraço

stevo, ta tudo em aguas de bacalhau.. ng sabe ainda

*

Offline R6_Blue

• *
  • 1507
  • BlAcK DTX 2005
« Responder #212 em: Julho 03, 2009, 10:45:54 pm »
Não sei como esta agora isso da lei, tinha sido aprovada, so faltava ser publicada no diario da republica ou assim...

Não me quero estender muito neste topico porque ja deu muito que falar...e de que maneira...

Mas ainda existe aqui alguns inconformados que não concordam..isto porque ja gastaram € para tirar a carta então agora andam revoltados...quando nao deviam chorar pelo leite derramado, eu tb tive que pagar a minha...

Depois ha aqueles que nem tem a carta de carro nem de mota, mas tanto lhes da a lei ou não, ate porque tem um pai ou mae cheios de €€€ e como não pagam nada do que têm...tão-se literalmente a CAGAR pra lei...

A mim ja não têm importancia visto eu ja ter a carta paga a muito tempo...mas deus queira que a lei siga em frente...
Vocês são todos ridículos!
Vocês só se interessam pelo que vos dá jeito!
Vocês já estavam todos aziados por terem tirado a carta A1, sabendo que aos 18 iriam poder conduzir uma 125cc ( 11kw ), sem gastar dinheiro..

Vão-se tratar.  :whistle:
lol

PS: Tou a generalizar, mas claro que há excepções.

X2
Boom, eu não teria dito melhor do que o que disseste!!!

Infelizmente alguns pensam que não...eu tambem comecei a andar a diario de mota ainda nem tinha carta..sujeitei-me...
Mas já tinha a carta de carro, logo ja tinha aprendido a fazer rotundas lol

Cumps

*

Offline lclilax

• 773
« Responder #213 em: Julho 04, 2009, 12:28:50 pm »
mais de metade do ppl começou a andar de mota sem carta e ao 13, 14, 15 anos... agora um gajo com 18 e com a carta de carro nao sabe andar de mota e vai ser um perigo.. LOOL grandas malukos

*

Offline m4rco

• 5220
  • Viste o GT, viste?!?!
« Responder #214 em: Julho 04, 2009, 03:03:14 pm »

x2....

Marco.. reforço o que disse  ;)

Tipo, eu tou a tirar a a1 e concordo com esta lei, quem é que se vai por em cima de uma mota sem saber o basico?  eu acho que se não soubesse minimamente não ia andar! Apesar de ter aprendido a andar de mota quando a minha dtre chegou a casa  :blindfold:

*

Offline Pedrovsky

• 3215
  • nao porque anda mais, mas porque é diferente! =)
« Responder #215 em: Julho 04, 2009, 07:14:36 pm »
fazer leis destas fazem, agora fazer leis de que quem tenha a A1 passe a ter limitaçoes aos 18anos até 500cc (sem limite de Kw) nao fazem...coisa que é bastante mais plausivel que esta lei da pila!

e nao digo isto porque me convinha a mim, porque eu qualquer das formas tirava a carta para qualquer mota, independetemente de ser paga ou nao  :gum:

*

Offline Cayolla

• 3331
« Responder #216 em: Julho 04, 2009, 08:10:34 pm »

A Comissão de Transportes e Segurança Rodoviária aprovou ontem, por unanimidade, o texto final do Projecto de Lei que possibilita aos detentores de carta de categoria B, a condução de motociclos até 125cc com potência limitada a 11 kw. O passo seguinte será a sua votação em plenário.

Esta aprovação por unanimidade na Comissão de Transportes e Segurança Rodoviária constitui um passo determinante para a aprovação final da lei, uma vez que nela estão representados os diversos grupos parlamentares representados na Assembelia da República. Como tal, é previsível que a unanimidade em torno de um assunto que diz respeito ao motociclismo volte a acontecer no Parlamento, em princípio já na próxima Sexta-feira, por ocasião da votação do diploma, tal como antes tínhamos noticiado.

Chega assim ao fim o longo processo relativo à transposição para a legislação nacional da Directiva Comunitária 91/439/CE.

Em consequência, os detentores de cartas de condução da categoria B (automóveis ligeiros), maiores de 25 anos de idade, ficam automaticamente habilitados a conduzir motociclos da categoria A-1, até 125cc e com potência limitada a 11 Kw. Já os menores de 25 anos que tenham carta de condução da categoria B mas não tenham licença para a condução de ciclomotores terão de efectuar um teste, em termos a regulamentar posteriormente pelo IMTT.

Quanto a preceitos legais, após a aprovação do diploma na votação em plenário, este ainda terá de ser promulgado pelo Presidente da República e posteriormente publicado em diário da república para finalmente poder entrar em vigor.

Fonte: Motociclismo

« Responder #217 em: Julho 04, 2009, 08:22:46 pm »
x2....

Se eu compraxe a minha mota hoje por 5000 euros e amanha ela estivexe à venda por 500 euros . . . também me sentia revoltado, se foxe ao contrario já não  ;)

Uma pessoa que anda de mota é que não tem noção nenhuma do que é andar de carro em rotundas, mas é que nenhuma mesmo. O meu pai anda num carro com 170 cv todos os dias, eram um charuto duma 125 com 20 cavalos que o ía assustar  :laugh:

Também vos convém passar a carta A1 para carta de mota e se formos a ver é tão absurdo como esta lei!

*

Offline bOoM

• 872
« Responder #218 em: Julho 04, 2009, 08:43:55 pm »
A mim a lei não me faz diferença nenhuma.
Se querem que vos diga, não acho bem nem mal.. Acho que não é uma lei que seja muito relevante.
Pode dar jeito a muita gente, isso é verdade :)

*

Offline L_Cobain27

• 1533
« Responder #219 em: Julho 05, 2009, 03:29:26 am »
boom, desculpa lá, mas, ora, eu tiro uma carta, depois tenho de tirar outra, continuando com limitações, e só depois de 2 anos de experiência é que posso conduzir qlqr mota...

Um tipo com carta de carro, dá-lhe na cabeça pra tirar a de mota, e paga 50€, sem ter de fazer um exame tão completo como o que eu fiz ?

desta forma, a minha carta, devia passar para outra superior, seria muito mais justo, nem que fosse ao fim de um ano ou dois de experiência ;)

*

Offline Pedrovsky

• 3215
« Responder #220 em: Julho 05, 2009, 08:10:35 am »
boom, desculpa lá, mas, ora, eu tiro uma carta, depois tenho de tirar outra, continuando com limitações, e só depois de 2 anos de experiência é que posso conduzir qlqr mota...

Um tipo com carta de carro, dá-lhe na cabeça pra tirar a de mota, e paga 50€, sem ter de fazer um exame tão completo como o que eu fiz ?

desta forma, a minha carta, devia passar para outra superior, seria muito mais justo, nem que fosse ao fim de um ano ou dois de experiência ;)

isto sim, fazia muito mais sentido...

de A1 para uma limitaçao de 500cc sem limitaçao de Kw (porque aqueles que quisessem andar nas motas de pista ja teriam de tirar a carta A completa)

como ja disse, nao me faz diferenrença porque eu ia tirar/tiro a carta A completa, so que é revoltante quem tenha a carta A1 aos 18 nao passe automaticamente para uma sub categoria supeior, mas depois quem quiser ainda maior, ai sim terá de submeter-se a um exame de conduçao....

« Responder #221 em: Julho 05, 2009, 10:25:29 am »

de A1 para uma limitaçao de 500cc sem limitaçao de Kw (porque aqueles que quisessem andar nas motas de pista ja teriam de tirar a carta A completa)

como ja disse, nao me faz diferenrença porque eu ia tirar/tiro a carta A completa, so que é revoltante quem tenha a carta A1 aos 18 nao passe automaticamente para uma sub categoria supeior, mas depois quem quiser ainda maior, ai sim terá de submeter-se a um exame de conduçao....

nem isso eu acho bem... mas claro que mesmo assim faz 1000xx mais sentido que esta lei  :crazy:
e não, não estou revoltado por ter gasto dinheiro em Carta A1, porque nunca a tirei... só tirei Carta A para todas as motas

*

Offline Pedrovsky

• 3215
« Responder #222 em: Julho 05, 2009, 10:50:41 am »

nem isso eu acho bem... mas claro que mesmo assim faz 1000xx mais sentido que esta lei  :crazy:
e não, não estou revoltado por ter gasto dinheiro em Carta A1, porque nunca a tirei... só tirei Carta A para todas as motas

tao mas faz mais sentido tu aos 18 poderes conduzir até uma 500cc, automaticamente, do que tu aos 20 poderes conduzir uma mota com 200cv (hyabusas ninjas zx14 e afins), porque tu aos 18 com a lei actual so podes conduzir motas até +/-35cv, e derrepente aos 20 podes logo meter-te com uma de 200cv nas maos  :crazy:

tu numa 500cc raramente ves uma com mais de 100cv, ou quase nunca mesmo, a cb por exemplo acho que ronda os 60cv, o que é aceitavem tu aos 18 poderes conduzir uma completamente deslimitada... mas depois há o problema de nao se poder conduzir por exemplo xtx660....

acho que devia haver uma lista de motas aceitaveis e nao aceitaveis para poder conduzir nas suas determinadas idades, claro que tinha de ser feito um estudo por gente que entendesse do assunto, e assim acaba-se com os problemas de ter uma dtr com 16.9Kw que em termos de motor é o mesmo que uma com 11Kw

...mas olha, tinhamos aqui conversa para muitoooo tempo com as leis que o governo aplica nos veiculos  :canadian: :canadian: :canadian:

*

Offline Figas

• **
  • 229
« Responder #223 em: Julho 05, 2009, 03:10:29 pm »

*

Offline fricka

• Chamo-lhe um Figo!
  • 1812
  • tamankeiro´s racing
« Responder #224 em: Julho 05, 2009, 03:37:00 pm »
Porreiro,mas em principio só sai no diario da republica em agosto ;D

*

Offline HugoReis

• **
  • 226
« Responder #225 em: Julho 05, 2009, 05:20:45 pm »
a lei ate é boa so queate podia n ao existir por mim tamto me fazia pk tenho necessidade de tirar a de 125 e de carro separadas... mas nao deixa de ser til... ;)

*

Offline m4rco

• 5220
  • Viste o GT, viste?!?!
« Responder #226 em: Julho 05, 2009, 08:09:54 pm »
Eu nesta lei só tou contra, terem de fazer o teste só que tem menos de 25 anos...

« Responder #227 em: Julho 05, 2009, 08:27:05 pm »

tao mas faz mais sentido tu aos 18 poderes conduzir até uma 500cc, automaticamente, do que tu aos 20 poderes conduzir uma mota com 200cv (hyabusas ninjas zx14 e afins), porque tu aos 18 com a lei actual so podes conduzir motas até +/-35cv, e derrepente aos 20 podes logo meter-te com uma de 200cv nas maos  :crazy:

tu numa 500cc raramente ves uma com mais de 100cv, ou quase nunca mesmo, a cb por exemplo acho que ronda os 60cv, o que é aceitavem tu aos 18 poderes conduzir uma completamente deslimitada... mas depois há o problema de nao se poder conduzir por exemplo xtx660....

acho que devia haver uma lista de motas aceitaveis e nao aceitaveis para poder conduzir nas suas determinadas idades, claro que tinha de ser feito um estudo por gente que entendesse do assunto, e assim acaba-se com os problemas de ter uma dtr com 16.9Kw que em termos de motor é o mesmo que uma com 11Kw

...mas olha, tinhamos aqui conversa para muitoooo tempo com as leis que o governo aplica nos veiculos  :canadian: :canadian: :canadian:

Não podia estar mais de acordo contigo  :yes:

Na minha opinião . . . as motas de pistas, já nem falo em Busas e afins, deveriam ser conduzidas por condutores com mais de 30 anos, a maioria dos jovens com 21 anos não têm noção do risco que é andar com uma máquina daquelas nas mãos, que apenas com a 1ª velocidade engrenada conxegue ultrapassar o limite de velocidade imposto nas AE! Quanto à passagem da A1 para a categoria superior também estou de acordo e tal como dixes-te, só algumas motos como a XT660X, que é uma motinha tao fixe para andar com 18 anitos e outras da categoria dela!

Abraço

« Responder #228 em: Julho 05, 2009, 09:28:54 pm »
eh pah vocês dizem isso mas se tivessem oportunidade de conduzir uma com 20 anos e a lei fosse assim já não achavam justo...

se acham que algo está mal queixem-se... mas as queixas não têm perninhas para sair do fórum e chegar a algum lado...

portanto façam nas chegar a alguém que realmente as queira ouvir e que possa alterar alguma coisa...

*

Offline valedanyx

• 802
  • The end of the road is my end!! BRAVURA DO NORTE
« Responder #229 em: Julho 07, 2009, 12:35:05 am »
Cheira-me que vou por a minha mãe e namorada a andar de roda no de DTR ;) EHEHEHEHE

*

Offline bOoM

• 872
« Responder #230 em: Julho 07, 2009, 01:00:24 am »
Só vejo disparate a ser dito..
motas de pista maiores de 30 anos? R: Qualquer um tem cabeça.
pessoal com 21 anos não tem noçao? R: Qualquer um tem cabeça.
lista de motas? R: LOOOOOOOL????

Eu que não me fazia diferença nenhuma, depois disto tudo, estou completamente de acordo com o vindaloo !

*

Offline Cayolla

• 3331
« Responder #231 em: Julho 13, 2009, 02:44:24 am »
chamem-me maluco, mas aos 20 já vou ter, ou espero, uma R :laugh:

isso já vai da cabeça e anos a andar de mota de cada um..
até acho que há muitos gajos de 18 aninhos, que por ex já andam de mota desde os 14, que ter uma R faria todo o sentido.. agora isso dos 30 anos, não faz sentido algum.

*

Offline ReaLmaGiC

• 1634
  • Enrola o Punho,sente Liberdade de andar em 2rodas
« Responder #232 em: Julho 13, 2009, 12:39:08 pm »
tabem que o pessoal mais jovem só quer andar a maiores velocidades,
mas há pessoal com mais de 30anos que tem menos juizo que alguns jovens.. 8)

*

Offline Juarix

• user selvagem
  • 3785
  • Lutar pela paz é o mesmo que f*d** pela virgindade
« Responder #233 em: Julho 13, 2009, 12:55:00 pm »

atençao que um ano ou 2 de carta nao é igual a um ano ou 2 de experiencia... ;)

*

Offline carapinha

• 5023
    • http://www.bikepics.com/members/karapinha/
« Responder #234 em: Julho 13, 2009, 12:59:19 pm »
A mim não me afecta, simplesmente é o facto do preço abusado das cartas de condução, acho um abuso o pessoal já com a carta de 125cc ter que pagar 700 e muitos € para tirar a carta de carro . acho isso abusar das necessidades das pessoas .  >:(

*

Offline skynet

• 1084
« Responder #235 em: Julho 13, 2009, 01:02:48 pm »
A mim não me afecta, simplesmente é o facto do preço abusado das cartas de condução, acho um abuso o pessoal já com a carta de 125cc ter que pagar 700 e muitos € para tirar a carta de carro . acho isso abusar das necessidades das pessoas .  >:(

fg por ai a carta ta cara  :ugly:

*

Offline Sylar

• 1228
« Responder #236 em: Julho 13, 2009, 04:48:06 pm »
Boas, disseram-me que ja tinha sido aprovada a lei, e agora é so ir ao imtt averbar a carta para quem tem B ficar tambem com A1. Nao tenh ainda a certesa mas foi o que um senhor conheçido meu me disse.

*

Offline RedBull

• 6200
  • Team Kidaço
« Responder #237 em: Julho 14, 2009, 01:34:43 pm »

aqui na minha zona em quarteira temos duas escolas e 1150 so pela de carro e o que da viver no algarve looool

*

Offline RedBull

• 6200
  • Team Kidaço
« Responder #238 em: Julho 14, 2009, 01:37:41 pm »
Boas, disseram-me que ja tinha sido aprovada a lei, e agora é so ir ao imtt averbar a carta para quem tem B ficar tambem com A1. Nao tenh ainda a certesa mas foi o que um senhor conheçido meu me disse.

ja foi aoprovada mas so falta ser poblicada no diario da republica que ta previsto para o mes de agosto ta ai um post que fala sobre isso.

pode ser que seja deste que compre uma dtr. :D

*

Offline skynet

• 1084
« Responder #239 em: Julho 14, 2009, 02:11:22 pm »

aqui na minha zona em quarteira temos duas escolas e 1150 so pela de carro e o que da viver no algarve looool

fg eu paguei 825€ (salvo erro) pela carta de carro e carta AL
vocês andam a ser roubados a grande

*

Offline bOoM

• 872
« Responder #240 em: Julho 14, 2009, 02:17:18 pm »
Eu paguei 940/960€ pela B e AL.. xD

*

Offline Cayolla

• 3331
« Responder #241 em: Julho 14, 2009, 02:19:50 pm »
Eu paguei 940/960€ pela B e AL.. xD

e num dos sítios mais baratos q existem daqui..

*

Offline skynet

• 1084
« Responder #242 em: Julho 14, 2009, 02:27:53 pm »
se fores tirar a carta pa zona de loures é capaz de te compensar entao lol

*

Offline Cayolla

• 3331
« Responder #243 em: Julho 14, 2009, 02:28:50 pm »
achasss?
só o que um gajo gasta em gota. os mais baratos são o de queijas (onde o boom tirou) e no cemitério de benfica, q tb é longe pra crlh, mas é mm barato esse

*

Offline RicardoLuz

• <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • 40699
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
« Responder #244 em: Julho 14, 2009, 08:17:06 pm »
a minha de carro e motao foi a volta dos 650€ :-*

« Responder #245 em: Julho 15, 2009, 01:22:29 am »
chamem-me maluco, mas aos 20 já vou ter, ou espero, uma R :laugh:

isso já vai da cabeça e anos a andar de mota de cada um..
até acho que há muitos gajos de 18 aninhos, que por ex já andam de mota desde os 14, que ter uma R faria todo o sentido.. agora isso dos 30 anos, não faz sentido algum.
tabem que o pessoal mais jovem só quer andar a maiores velocidades,
mas há pessoal com mais de 30anos que tem menos juizo que alguns jovens.. 8)

Desde os 14? Alguns desde os 7 . . . que é o meu caso e alguns até mesmo desde os 3. O meu primo recebeu uma Yamaha Raptor 80 novinha com 3 anos e ainda mal sabia falar, tinha umas peseiras no deposito porque nao chegava com os pés às originais  :laugh: e ao inicio andava sempre a bater, mas com 4 anos já dominava a máquina! Eu começei a andar com 7, já tenho uns anitos de experiencia, mas nunca compraria uma desportiva com 20 anos, simplesmente pelo facto de saber que embora seja consciente e tenha cabeça . . . ninguem compra uma mota dessas para andar a 100, e um gajo acaba por perder a cabeça, daí ser perigoso!

Quanto ao ReaLmaGiC, concordo contigo, o meu sogro tem 40 anos, tem uma Hornet e não preciso de dizer mais nada, se estou a concordar contigo dá para perceber ao que me estou a referir  :laugh:

Abraço´s

*

Offline Cayolla

• 3331
« Responder #246 em: Julho 15, 2009, 02:21:06 am »
há que aproveitar..
se é o meu tipo preferido de motas, porque não?

também podes andar devagar, e eu nisso não tenho problemas.. às vezes chego a andar uma semana sem abrir a válvula da dtr. com cabeça tudo se faz :happy:

*

Offline RedBull

• 6200
  • Team Kidaço
« Responder #247 em: Julho 15, 2009, 08:37:24 am »
há que aproveitar..
se é o meu tipo preferido de motas, porque não?

também podes andar devagar, e eu nisso não tenho problemas.. às vezes chego a andar uma semana sem abrir a válvula da dtr. com cabeça tudo se faz :happy:

pois isso e verdade isso da idade as vezes e relativo ja vi cotas com 40 para cima andarem ai feito malucos pior que pessoal de 20 em motoes agora vai tudo e da cabeca de cada um a quem tenha juizo aos 20 e quem ja com 50 nao tenha nenhum.

« Responder #248 em: Julho 15, 2009, 09:36:45 pm »
á espera que ela seja aprovada estou eu

« Responder #249 em: Julho 15, 2009, 09:40:57 pm »
finalmente,o governo abriu os olhos...pode ser que comecem a olhar os motociclistas de outra forma..