Crio este tópico tendo mais em vista a defesa pessoal, e técnicas simples e eficazes de se safarem de uma situação de combate. Podia meter no topico desportos de combate, mas não se vai falar aqui de desporto mas sim de defesa em situação crítica. Primeiro vou falar de punching. Ao contrário do que parece, um soco exige mais técnica e prática do que muitos outros golpes. A tendência da maioria das pessoas é cerrar o punho e mandar ao calha. Qual a consequência disso? Lesões, dores, e por vezes fracturas nos ossos da mão (e se tiveres unhas compridas podes cortar a pele). Um conselho que vos dou é antes usar a palma da mão, mais concretamente a zona mais baixa da mesma (na figura essa parte está esbranquiçada):
![](http://bi.gave.min-edu.pt/files/982/Imagem_1.jpg)
Assim, na vez de aplicarem um soco, aplicam uma super chapada na cara do adversário. Como aplicar? Simples: apenas sobem a mão de forma a fazer 90º com o braço (+/-), e executam o golpe tal como executam um murro, só que com a palma da mão (na zona que fica à frente do pulso). O impacto não é tão forte, mas não é muito mais fraco, e como não se aleijam tanto, permite-vos aplicar um maior número de golpes seguidos, e se forem rápidos, deixam o adversário K.O. num instante. Esta técnica é usada por polícias de alguns países para atordoar criminosos.
Depois, sempre que possível usem golpes sujos, e se puderem recorrer a alguma possível arma, não hesitem, e sempre que possível usem pontapés, nunca esquecendo que o pé de apoio deve sempre apontar na direcção do movimento da perna que executa o golpe. E aonde devem aplicar os pontapés? Contando que o adversário só tem no máximo uma arma branca (se tiver armas de fogo, é melhor não se armarem em espertos), o melhor é darem primeiro um low kick nos joelhos (com a maior força possível). O adversário baixa logo a defesa, e depois, apliquem uma patada na cabeça, e ponham-se a milhas antes que apareçam mais.
Devem sempre evitar floreados. Se por exemplo sabem dar um roundhouse kick, mas são lentos, e apenas sabem de os fazerem para o ar (sem treinar pontaria), não façam. Podem estar a cometer um erro grave, pois podem desequilibrar-se, e pode também dar-se a situação do vosso adversário vos agarrar a perna. Aí estão metidos em maus lençóis.
Em situação de contacto muito próximo, se o adversário tiver arma, agarrem o braço correspondente, e apliquem um golpe nos genitais. Se não estiver armado, agarrem com uma mão um braço, e apliquem uma super-chapada no nariz (ou uma cotovelada no caso de terem pouco espaço), e depois passam a mão dele para trás das costas, e asfixiem-no ao mesmo tempo que dão joelhadas nas costas.
Estes são alguns conselhos. O que estiver mal corrijam, e se tiverem algum conselho para dar, este é o sitio.