RLopes.
Não sei como vai o mundo do emprego da engenharia, fui apenas pelo mais lógico. Mas, ao contrário de ti, não acredito que sejam apenas essas as diferenças. Sinceramente, não sei o renome que a tua universidade tem, mas como deves saber, o Técnico deve ser a universidade com mais renome, tanto internacional como nacional a nível de engenharias e não só. Não é só porque sim que eles nem precisam de fazer exame à ordem de engenheiros para lá entrar, e como também deves saber, é a única universidade com cursos de engenharia em que isso acontece.
Uma empresa que pensa em contratar alguém, neste caso um engenheiro, sabe quais são as boas universidades, e as que formam bons alunos no geral, não vão a cada universidade ver um aluno de cada vez e ver o que melhor parece para a dita empresa. E logo na 1ª escolha devem estar os alunos do Técnico, que para além de entrarem poucos, ainda menos conseguem acabar os cursos!
Eu tenho 3 exemplos na minha família. 2 primos e um tio, em que tiraram todos engenharia (mecânica e informática) no Técnico, e todos eles, já a um ano (e até mais no caso de um dos meus primos) de acabarem os cursos tinham grandes ofertas de emprego para quando ACABASSEM o curso, e não para desistir do curso para depois não terem de lhes pagar tanto. Aliás, esse meu primo depois foi tirar um doutoramento com 60 ou 70% do salário pago, não tenho bem a certeza de quanto foi.
Vinda.
O meu ponto é que, um gajo com o curso de engenharia automóvel tudo bem que pode ter saída a nível de emprego, fica num certo posto, e daí pouco mais pode fazer, ou inclusivé subir de posto, ou seja, ter grandes ambições. Portanto, deve-se mandar para os 1000 e poucos € (se tanto lol que sei de engenheiros a receber 800 e 900€ por mês limpos) e daí não vai passar muito. A não ser que tire mais especializações, o que é mais difícil, visto o seu curso basear-se maioritariamente na engenharia automóvel.
Enquanto um tipo com curso de engenharia mecânica tem mais ambições, pode chegar mais longe, e aliás, até no estrangeiro, algo que para um engenheiro automóvel deve ser algo complicado. E enfim, pode tirar mais especializações e talvez com mais facilidade, e estar apto para um maior número de encargos, e assim, dar mais proveito a uma empresa que um engenheiro automóvel.
Sei que cada vez vão buscar pessoas "menos especializadas", mas...não tenho nada ideia que em termos de engenharia isso funcione assim! Até pelo contrário.
Epá, falo pelo que me dizem, pelo que vejo e principalmente pelos dias que correm, que toda a gente é licenciada e há demasiada oferta para uma tão diminuta procura.