Se eu hoje em dia tivesse 16 anos, e fosse 1ª mota, também não devia ir para a DTR, mas sim para a WR125X, mas mais nenhuma 125cc a 4t, só essa mesmo.
Porque:
-Gasta MUITO menos gasolina (a gota está cara e cada vez vai ficar mais);
-Para o meu andamento compensa mais uma 125cc a 4t que uma 125cc a 2t;
-Tem mais baixas;
-Não gasta óleo de 1000 em 1000km (ou menos);
-Ao ritmo que costumo andar com a DTR faço consumos de 6l/100km e se fosse com uma 125cc a 4t era capaz de se mandar para os 2 ou 3l/100km na boa;
-Não há tanto aquela necessidade de mexer e andar sempre a gastar dinheiro que a longo prazo só nos arrependemos (que vai levar ao meu próximo ponto);
-Não custa tanto a vender para trocar por uma mota maior, porque em princípio um gajo não se fartou de gastar lá dinheiro, dinheiro esse que nunca o mais vai ver;
-Cheiro a óleo que se entranha em todo o lado no caso das 2t;
-Mais tempo para aquecer e ter de andar devagar até o motor aquecer se não lixa-se, no caso das 2t;
-Manutenção mais exigente no caso das 2t;
-Menor velocidade cruzeiro, porque nas 2t depois vai-se a esforçar muito o motor, o que estraga;
-...
E mais uns quantos pontos, que enfim, não abonam em muito a favor das 2t como motas de um puto de 16 anos que não tem outro transporte até aos 18 anos (em princípio), e a escolha mais inteligente e racional é uma 125cc a 4t.
Agora se for um gajo com 18 anos ou mais, com carro e que queira uma mota, e esteja ideciso entre uma 2t e 4t em 125cc, sem dúvida que uma 2t, pela "pica" e por ter mais pedrada, desde que não a utilize no dia-a-dia é na boa...
Mas para ser sincero, se com 18 anos ou mais fosse comprar uma mota nunca seria uma DTR lol