Olá Visitante

Ordenados/Vencimentos em Portugal

• 85 Respostas
  • 18469 Visualizações
*

Offline Cayolla

• 3331
Ordenados/Vencimentos em Portugal
« em: Janeiro 19, 2010, 09:42:05 pm »
No seguimento de um tópico, "Qual a vossa profissão?", lembrei-me de perguntar isto, porque para além da curiosidade, ajuda alguns a ter uma ideia de como Portugal anda em relação a este assunto.

Então cá vai:
-O que para vocês é um bom ordenado? (Tendo em conta se é um trabalho para licenciados, ou apenas para pessoas com a escolaridade obrigatória, etc).
-Quanto é que acham que é o ordenado médio em Portugal? (Não vale ir ver ao Google! Mais por curiosidade).
-E, se trabalharem, quanto recebem por mês? (Quer seja part-time ou full-time).

Isto penso que pode ajudar algumas pessoas, que se pensam inserir no mercado do trabalho, ou que daqui a uns anos pensam vir a trabalhar, e para ter uma ideia geral, tanto dos empregos mais recompensadores, como menos, etc.

E para quem está a tirar um curso superior, quanto pensam receber depois de ter os estudos concluidos?

P.S: Tentem sempre falar em valores brutos/limpos, ou seja, já com os impostos descontados, etc.

Re: Ordenados/Vencimentos em Portugal
« Responder #1 em: Janeiro 19, 2010, 10:22:52 pm »
para mim um bom ordenado é ganhar 2500 euros e tar deitado na cama o dia inteiro lol

eu em parte time por mez recebo um pouco acima de 1500 mas tenho que estar colectado ... cumps

« Responder #2 em: Janeiro 19, 2010, 10:28:41 pm »
Para mim um bom ordenado é por exemplo 4000 euros por mês. Mas já me contento se quando estiver a exercer tirar por exemplo 2500 euros.

Acho que o ordenado médio em Portugal deve rondar, os 800 euros ( não fui ver, não faço ideia se estou a dizer uma coisa completamente disparatada, mas penso que não deve andar longe disso  :nerd: )

*

Offline Scott Silva

• 578
« Responder #3 em: Janeiro 19, 2010, 11:47:06 pm »
Para mim um bom ordenado é por exemplo 4000 euros por mês. Mas já me contento se quando estiver a exercer tirar por exemplo 2500 euros.

Acho que o ordenado médio em Portugal deve rondar, os 800 euros ( não fui ver, não faço ideia se estou a dizer uma coisa completamente disparatada, mas penso que não deve andar longe disso  :nerd: )

tenho a mesma ideia que tu sobre o ordenado medio em Portugal  mas quando acabar este post vou ver para nao ficar burrice durante muito tempo ;)

*

Offline Neves_72

• 1571
« Responder #4 em: Janeiro 20, 2010, 12:23:34 am »
um bom ordenado sao 5000 para cima,
ordenado medio nao acho importante
trabalho e o que recebo so a mim me diz respeito ahahah

em relaçao a estudos, ja andei a ver muito coisa mas mais as engenharias e para mim engenharia e gestao industrial é fixe (mudei outra vez LOL)
gayolla porta te mal.... mas com estilo ;)

*

Offline tamanxio

• 1584
  • 2 tempos e arte , agarrar faz parte !
« Responder #5 em: Janeiro 20, 2010, 12:54:32 am »

tenho a mesma ideia que tu sobre o ordenado medio em Portugal  mas quando acabar este post vou ver para nao ficar burrice durante muito tempo ;)

4000e? kem me dera se tirares um 0 e kuanto eu recebo mais ou menus

« Responder #6 em: Janeiro 20, 2010, 12:58:44 am »
para mim é apartir desses niveis que tens um chamado ''bom ordenado''. Menos que isso tens de andar sempre a contar tostões   :crazy:

*

Offline ReaLmaGiC

• 1634
  • Enrola o Punho,sente Liberdade de andar em 2rodas
« Responder #7 em: Janeiro 20, 2010, 02:02:00 am »
bem acho que voces estao a exagerar um bocado como a vida anda hoje acho que um bom ordenado é a cima dos 1000€ como a vida anda hoje em dia a cima dos 1000€ com as 8h de trabalho já é bastante bom, logo se pensar-mos assim, se á mais dinheiro, mais conpramos (gastamos), logo vai haver mais postos de trabalho, e assim diminui o desenprego..
nós nao somos jogadores de futebol pra receber-mos 5000€ ou mais...

pra mim um ordenado médio deve rondar os 700/800€..

eu nao tenho problema nenhum dizer quanto recebo é assim as 8h de trabalho recebo de base 535€, com os premios de desempanho e assuidade sao mais 130€
e depois ainda tenho direito a uma refiçao conpleta (almoço/jantar), (sopa, pao, salada, prato principal, sobremesa, e bebida "agua ou sumo") depende da hora do turno, eu só tenho direito a jantar porque trabalho das 15h ás 00h, mas se fizer horas extras tenho direito a todas as refeiçoes enquanto estiver a prestar serviço..

e ainda tenho transporte (autocarro) que me leva desde a paragem ao do bus da minha zona até ao posto de  trabalho e vice versa, acho que já nao me posso queixar muito...

e agora eu digo-vos assim bem podem ter faculdade e mais uns quantos cursos que isso com a crise nao vale nada, porque tenho lá muitos colegas com isso tudo e fazem o mesmo que eu e o ordenado é igual..
e muitos que tem curso superior etc tao no desenprego, e eu com o 9ano de escolariedade tive a sorte de entrar numa firma enorme e continua a aumentar, e já la trabalho á 3anos e já estou a efectivo da casa..

e tenho folgas aos fins de semana, e sabados o oredenado é a dobrar e domingos a triplicar

PS: ha agradeço que vao fazer conpras ao pingo doce, logo o meu ordenado aumenta  :nerd:
mas eu nao trabalho nas lojas porque nas lojas nao á nada das abébias que eu tenho :whistle:

da minha parte acho que ficam bastantes esclarecidos

abraços ;)
« Última modificação: Janeiro 20, 2010, 02:03:45 am por ReaLmaGiC »

*

Offline Cayolla

• 3331
« Responder #8 em: Janeiro 20, 2010, 08:11:47 am »
Obrigado pela boa explicação RealMagic.

Sim, relamente, o ordenado médio em Portugal ronda entre os 700 e poucos/800€, que se formos a comparar com o resto da Europa, é uma miséria do caraças.

Oh neves, agora já queres engenharia? Ahah menos um dentista pá! Mas olha que sei de engenheiros (e dos melhores alunos do curso e em boas universidades) a ganhar menos de 1500€ limpos por mês, com doutoramentos e tudo. Engenharia é a profissão do futuro, mas não é por isso que recebem bem... pelo menos hoje dia.

Calado, a minha mãe, sendo advogada (que é para onde caminhas) tem gajos recém licenciados (só vão buscar os melhores alunos à Católica e à tua Universidade) e receber 900€ limpos por mês. Trabalham mais que os outros, e são tratados abaixo de cão, chegam a trabalhar bem mais de 10h por dia. Depois de 2 anos, se forem bons, sobem para 1200€ limpos e trabalham menos horas.

Para mim um bom ordenado (tendo um curso superior/mestrado) é algo que ronda, no primeiro emprego, os 1400€ e partir daí, de 2 anos em 2 anos ir subindo, e tendo também possibilidades de subir mais cedo e rapidamente. Mas mais de 2000€ por mês, vivendo sozinho ou viver com a namorada sem filhos e sem (grandes) luxos já chega, penso eu...

Obrigado a todos.
« Última modificação: Janeiro 20, 2010, 08:17:19 am por Cayolla »

« Responder #9 em: Janeiro 20, 2010, 11:29:30 am »
Obrigado pela boa explicação RealMagic.

Sim, relamente, o ordenado médio em Portugal ronda entre os 700 e poucos/800€, que se formos a comparar com o resto da Europa, é uma miséria do caraças.

Oh neves, agora já queres engenharia? Ahah menos um dentista pá! Mas olha que sei de engenheiros (e dos melhores alunos do curso e em boas universidades) a ganhar menos de 1500€ limpos por mês, com doutoramentos e tudo. Engenharia é a profissão do futuro, mas não é por isso que recebem bem... pelo menos hoje dia.

Calado, a minha mãe, sendo advogada (que é para onde caminhas) tem gajos recém licenciados (só vão buscar os melhores alunos à Católica e à tua Universidade) e receber 900€ limpos por mês. Trabalham mais que os outros, e são tratados abaixo de cão, chegam a trabalhar bem mais de 10h por dia. Depois de 2 anos, se forem bons, sobem para 1200€ limpos e trabalham menos horas.

Para mim um bom ordenado (tendo um curso superior/mestrado) é algo que ronda, no primeiro emprego, os 1400€ e partir daí, de 2 anos em 2 anos ir subindo, e tendo também possibilidades de subir mais cedo e rapidamente. Mas mais de 2000€ por mês, vivendo sozinho ou viver com a namorada sem filhos e sem (grandes) luxos já chega, penso eu...

Obrigado a todos.

Isso é no estágio pah...O estágio sim é uma autentica escravatura... Mas se depois disse conseguires um lugar num bom escritório de advogados, acredita que ganhas mesmo muito. Um Bom advogado chega a Cobrar 500euros por um parecer. Um parecer não é ir defender ninguém, NÃO! é só dizer assim muito rápido a sua opinião sobre um assunto! Para ir a tribunal defender é Beeeeem mais! Mas tu deves saber disso bem melhor que eu, já que a tua família está repleta de advogados   :P

Mas agora gostava mesmo era de ir para a Policia Judiciaria, para a parte de investigação criminal   8) Ordenado em inicio de carreira: 2000 euros. Depois é sempre a subir. 

RealMagic para ti um bom ordenado, pode ser de facto 1000 euros. Para mim um bom ordenado é 4000 para cima. Não ando a matar-me a estudar Direito numa das melhores universidades do país, para ir ganhar 1000 euros.  Se tivesse o 9º ano , sim talvez considerasse 1000 euros um bom ordenado, mas visto que estou a investir na minha educação pretendo obter os frutos disso.

Quanto ao curso não valer nada (LOOL) tira um curso numa boa universidade pública (ou na católica), com uma boa média, que te GARANTO, que não acabas a trabalhar no pingo doce, se isso aconteceu aos teus amigos, é porque algum dos requisitos que mencionei faltaram   ;)

*

Offline Cayolla

• 3331
« Responder #10 em: Janeiro 20, 2010, 11:54:28 am »
Calado, Direito é o curso nº1 com mais desemprego, claro, falando no geral e de todas as Universidades. E eu se fosse a ti, como já te disse, começava por tirar logo uma pós-graduação no que mais gostes ou mesmo mestrado, e depois se achares por bem, doutoramento. É tentar fazer o máximo que conseguires, para estares o mais habilitado possível, o que ajuda, e muito.

Mas não tenhas essa ideia que um advogado ganha muito, porque há muitos escritórios e merdas assim, e só depois de muitos anos de prática e a exercer é que te mandas para mais de 3000€ por mês, porque até lá... o caminho é muito difícil, e sinuoso. E claro, cunhas ajudam lool

4000€ já é um MUITO bom ordenado na minha opinião, mas claro que ninguém saca isso no princípio de carreira nem nada que se pareça.
Um Inspector da PJ, em final de carreira, saca 4000 e poucos € por mês. E Calado, não são 2000€ limpos, sei isso porque ainda a semana passada falei com um Inspector da PJ, amigo do meu pai, com o curso de Direito também.

Mas para terem uma noção:
O meu primo com 32 anos é Director-Geral de um banco em Madrid, tem carro pago (Audi A6), telemóvel pago, gasolina paga, gastos do telemóvel pagos, e a renda da casa em Espanha paga idém.
E para além disso, saca 8.000€ limpos por mês. Nem quero imaginar daqui a uns anos lol

Foram milhares de € investidos na educação (esteve em Inglaterra, França e EUA a estudar, para além de Portugal) para chegar aonde está hoje. Isso para mim sim, é de valor!

« Responder #11 em: Janeiro 20, 2010, 12:41:40 pm »
Calado, Direito é o curso nº1 com mais desemprego, claro, falando no geral e de todas as Universidades. E eu se fosse a ti, como já te disse, começava por tirar logo uma pós-graduação no que mais gostes ou mesmo mestrado, e depois se achares por bem, doutoramento. É tentar fazer o máximo que conseguires, para estares o mais habilitado possível, o que ajuda, e muito.

Mas não tenhas essa ideia que um advogado ganha muito, porque há muitos escritórios e merdas assim, e só depois de muitos anos de prática e a exercer é que te mandas para mais de 3000€ por mês, porque até lá... o caminho é muito difícil, e sinuoso. E claro, cunhas ajudam lool

4000€ já é um MUITO bom ordenado na minha opinião, mas claro que ninguém saca isso no princípio de carreira nem nada que se pareça.
Um Inspector da PJ, em final de carreira, saca 4000 e poucos € por mês. E Calado, não são 2000€ limpos, sei isso porque ainda a semana passada falei com um Inspector da PJ, amigo do meu pai, com o curso de Direito também.

Mas para terem uma noção:
O meu primo com 32 anos é Director-Geral de um banco em Madrid, tem carro pago (Audi A6), telemóvel pago, gasolina paga, gastos do telemóvel pagos, e a renda da casa em Espanha paga idém.
E para além disso, saca 8.000€ limpos por mês. Nem quero imaginar daqui a uns anos lol

Foram milhares de € investidos na educação (esteve em Inglaterra, França e EUA a estudar, para além de Portugal) para chegar aonde está hoje. Isso para mim sim, é de valor!

Sim cayolla de facto Direito é um dos cursos com mais desemprego. Mas já agora passo a explicar, o porque disso. A crescente invasão de universidade privadas, em que Literalmente ''pagas'' o curso, sem teres de esforçar minimamente faz o mercado de advogados rebentar pelas costuras, faz o desemprego no ramo da advocacia disparar, pois com tanto facilitismo as pessoas que tiram o curso nesses estabelecimentos, não teem aceitação pelo mercado de trabalho, acabando muitas vezes os ''doutores'' a irem trabalhar para o Pingo-Doce. Vê por exemplo o Curso na UAL, tiras Direito em 3 anos, de facilitismo! Quando na minha só a licenciatura são 4 anos. (LOOL)  Tirando a licenciatura numa universidade com prestígio, conhecida pelo rigor, e qualidade da educação (ex.: Católica, Clássica, Coimbra, Porto, etc) e a par disso com uma boa média, ''não tens as portas abertas, tens as portas escaqueiradas'' para o mercado de trabalho! (citando o meu professor Marcelo Rebelo de Sousa)

Mas, ainda assim como referi, neste momento não é minha intenção exercer advocacia, mas sim ir para a PJ, que para lá entrares tens de ter, logo à partida uma licenciatura em Direito, numa universidade creditada pelo estado ( Logo os chamados ''doutores da treta'' estão a partida excluídos)

« Responder #12 em: Janeiro 20, 2010, 12:44:15 pm »
O teu primo é o exemplo vivo daquilo que cada vez mais me convenço, investir numa boa educação traz sempre os seus frutos no Futuro. É por isso que faço também intenções de tirar o mestrado, e até quem sabe talvez um dia o Doutoramento, a ver vamos   8)

*

Offline Flávio46

• 2290
« Responder #13 em: Janeiro 20, 2010, 01:33:01 pm »
Boas

Posso vos dizer que estando com contrato temporario atraves da ManPower (Empresa de Recursos humanos), na Empresa MSF Engenharia, tiro 550€ limpos ! Isto sendo contabilista. Tambem posso dizer que quando passar para a MSF (ou seja contrato pela MSF e não pela ManPower) o meu vencimento sobe para 600/650€ limpos.

Eh assim não eh muito, mas com o 12º na area e como primeiro trabalho nao foge muito destes valores.

Não tenciono ficar-me por aqui, pretendo seguir faculdade para poder ser TOC/ROC.

Já agora aproveito para perguntar qual a faculdade que aconcelham, neste momento tou inclinado para o ISCAL, que acham??

Na minha opinião um bom ordenado tem muito haver com os estudos/função que cada um desempenha, mas acho que com 12º -> 1000€ já eh bom...Licenciados e mestrados -> 1500€/2000€ -> e douturados nao sei muito bem mas de 2500€ para cima o ceu eh o limite.

Ordenado medio em Portugal por volta dos 600€

CUmps ;)

*

Offline d.t.r.

• 678
« Responder #14 em: Janeiro 20, 2010, 01:39:15 pm »
receber 4000e por mes é mt bom.mas pra isso tem k tar ñ sei kt tempo nas universidades e sem saber se kd saiem tem trabalho ou ñ.pois eu nunca gostei de estudar :embarrass:e decidi ir trabalhar pra fora e tando uns anos aki tenho direito a reforma de ca.ja ca tou a 3 anos e pouco sempre no mesmo trabalho e ja tenho direito a receber 300 e pouco de reforma coisa k em portugal a gente k trabalhou a vida toda e nem recebe isso.penso k fazendo + uns anos aki posso tar "bem"em portugal,e ñ mt estudei pois tenho o 9 ano.e claro ñ sou escrava aki trabalho 8 horas por dia e uma media de 5 dias se for + sao horas extras.posso ganhar tanto como mt gente k ta em portugal mas no fim vou "ganhar"+.assim o espero :happy:

*

Offline The_Master

• Dtr 125 sold Ktm 200 exc sold cbr 600 96 sold cbr 600 2001 sold yz 250 sold
  • *
  • 4897
    • http://www.clubdtr.page.vu/
« Responder #15 em: Janeiro 20, 2010, 06:58:29 pm »
lol epa eu nao posso falar muito ate porque nao trab para uma empresa de Portugal mas ya dos 1500 para cima axo que e bom nao sei digo eu.

a unica coisa que posso dizer e que o meu ordenado e superior a 1000 euros o único que sabem o que ganho e o luz loool se ele ainda se lembrar.

mas a uma coisa hoje em dia muitos procuram um emprego nao e um trab lool

*

Offline Cayolla

• 3331
« Responder #16 em: Janeiro 20, 2010, 10:21:55 pm »
Tirando a licenciatura numa universidade com prestígio, conhecida pelo rigor, e qualidade da educação (ex.: Católica, Clássica, Coimbra, Porto, etc) e a par disso com uma boa média, ''não tens as portas abertas, tens as portas escaqueiradas'' para o mercado de trabalho! (citando o meu professor Marcelo Rebelo de Sousa)

Não é assim tão simples quanto isso.
Falo pela firma da minha mãe, em que só vão buscar os melhores alunos da Católica e Clássica, a mais nenhuma. E os 900€ que falei não são de estágio, porque no estágio lá não recebes nada, só te pagam as refeições e transportes (caso vieres de transportes públicos).

Porque se fosse assim, havia mais de 300 muito bons advogados a serem formados por ano, e não é isso que acontece. Até porque muitos começam, mas depois não têm jeitinho nenhum para aquilo.

Mas, ainda assim como referi, neste momento não é minha intenção exercer advocacia, mas sim ir para a PJ, que para lá entrares tens de ter, logo à partida uma licenciatura em Direito, numa universidade creditada pelo estado

Isso é que é muito bom! Também já tive isso em ideia, mas com o curso de Gestão, mas não vou tirar um curso só para concorrer a isso (porque a área não me chama grande interesse), porque a possibilidade de entrar é quase nula. São imensos a concorrer, para 3 ou 4 vagas por ano, não é fácil não...

Não tenciono ficar-me por aqui, pretendo seguir faculdade para poder ser TOC/ROC.

És da "área" da Contabilidade certo? Então o certo para ti é TOC, que se não estou em erro, é principalmente (para não dizer unicamente) para licenciados em Contabilidade. Para esse efeito, tens a Universidade de Contabilidade em Lisboa, que é boa e bem conceituada, não sei é o seu nome por extenso.

Para ROC já pode ser com curso de Economia, Gestão, Contabilidade e até Direito. Recebem mais e trabalham menos, segundo o que já ouvi.

Mas tanto os TOCs como os ROCs têm site, vai lá ver, e vê o que é preciso, se for isso que gostares mesmo.

A minha ocupaçao é estudar. Não para ser apenas uma questão de ordenado mas sim qualidade de vida. Posso ganhar só 1100€ como ganhava na fábrica, mas se os ganhar a fazer o q gosto, se tiver horário livre e poucas complicações é o que desejo. Pessoalmente gosto pouco de estar preso a horarios de uma hora para almoçar, entrar as 9:00 e não as 9:05 e sair 15min mais tarde se for preciso, gosto de gerir eu a minha vida consoante a disponibilidade e hora em que "custa menos fazer as coisas"

Concordo aí a 101% contigo!
Acho que cada vez mais as pessoas vão para os cursos porque supostamente se ganha bem, e não porque gostam ou é para aquilo que têm "queda".

Se tudo correr bem, entro às 8h/9h e às 16h já estou a ir para casa, com 1h para almoço, o que se formos a ver, é óptimo!
Tenho o meu tempo, faço as coisas com calma, estou em casa com a "maria", e o mais importante, vou para o trabalho saber que vou fazer algo que gosto, e venho de lá sabendo que, efectivamente, fiz o que gosto.

*

Offline ReaLmaGiC

• 1634
« Responder #17 em: Janeiro 21, 2010, 01:30:55 am »
ponham-se a dizer que quando acabarem o curso etc que vao ganhar bem, que depois a vida nao vos corre como pensavam, o trabalho em portugal nao ta pra brincadeiras, há mais desenpregados do que o pessoal que tem os seus postos de trabalho...
voces assim que arranjarem um aproveitem, nao fiquem á espera daqule trabalho muita bom que andam a pensar porque nao é o pensar que vos vai pagar, pra sobreviverem, tambem nao pensem que os nossos pais nos vao sustentar pra toda a vida...

nós apartir de uma certa idade é que devemos ajudar os nossos pais, por tantos anos que aguentaram com agente  :educated:
eu nao gosto do meu trabalho e no entanto nao me queixo tenho que aproveitar o que ha, se nao o que vou fazer pra sobreviver!!
vou assaltar bancos!
nao tou pra isso...
quero a minha vida bem linpinha e sem problemas ;) :police:

*

Offline d.t.r.

• 678
« Responder #18 em: Janeiro 21, 2010, 12:29:57 pm »
tenho uma amiga k o sonho dela era ser medica,os pais tem e, estudou fora consegui entrar pra um dos melhores hospitais de ny.e eu sempre a dizer kd ela ainda estudava k era tempo perdido e ela sempre a dizer k sabia eu pra dizer akilo.no entanto um dia ouve um acidente onde morreram varias pessoas e ela tava  a tratar de uma crianca k lhe morreu nos bracos e nesse dia desistio,e hoje em dia ta a trabalhar num hotel a fazer limpezas de quarto.e agora ela propria me diz k devia ter apreveitado a vida em ves de perder dias na escola(pra ver morrer alguem). mesmo fazendo o k gostam ñ ker dizer k sejam felizes.eu ñ tou nos melhores dos trabalhos mas gosto riu consigo me divertir e ganhar o meu.axo k gostar agente aprende a gostar.

*

Offline Flávio46

• 2290
« Responder #19 em: Janeiro 21, 2010, 01:26:34 pm »
Obrigado Coyolla e acredita que é mesmo o que gosto, Contabilidade, e muita gente que gosta do mesmo pensa que o trabalho que tenho de momento é agradavel, olhem que mesmo para quem gosta isto é secante e chato, agora claro com uma licenciatura já fazes mais coisas, mais divertidas, e ganhas mais e é menos chato...

*

Offline d.t.r.

• 678
« Responder #20 em: Janeiro 21, 2010, 03:18:49 pm »
secalhar é um pouco de conformismo sim por saber k o nosso pais é uma mer** em certas coisas.podes ser mt bom no k fazes mas se ñ tens "padrinhos" (cunhas)ñ vais a lado nenhum e podes ser uma mer** e ter padrinhos bem grandes e teres tudo.é uma tristeza o nosso pais ser assim mas é verdade.e depois tenho o "azar"de ñ ter doutores na familia.prefiro trabalhar e conkistar as coisas a minha custa ja tive + k 1 mota compradas com o meu dinheiro comprei uma navara ñ dependo do dinheiro dos pais e espero ñ ficar por aki,isto so pra dizer k ñ precisamos de ter cursos pra ser alguem.sem kerer ofender alguem,apenas digo o k penso

*

Offline Cayolla

• 3331
« Responder #21 em: Janeiro 21, 2010, 07:41:32 pm »
eu nao gosto do meu trabalho e no entanto nao me queixo tenho que aproveitar o que ha, se nao o que vou fazer pra sobreviver!!

Estou como o Vinda:
Vais fazer uma coisa que não gostas a tua vida toda? Que ainda por cima não é de todo compensante em termos monetários? Isso faz-me uma impressão do caraças...

Imaginas-te daqui a 40 anos a trabalhar no Pingo Doce? Vais trabalhar, em princípio, mais de metade da tua vida, e imaginas essa metade da tua vida a trabalhar em algo que não gostas? Aconselho-te, faz alguma coisa, muda a tua vida radicalmente, porque acredita que não é assim que se vai longe.

A isso chama-se parvoíce, como todo o respeito, e acontece a muitos portugueses, e é por isso que talvez, o nosso país está onde está.

A vida está nos estudos, e a partir disso subires profissionalmente, e contribuires positivamente para a sociedade, mas principalmente, para a tua felicidade e vida. Acho que ninguém gosta muito de estudar, mas o facto, é que é preciso, para um dia se ser alguém. Nos dias que correm já não é como antigamente, em que mesmo as pessoas sem curso chegavam a qualquer lado. A directora geral da Pescanova, nem o 11º tem, e só para teres uma ideia. Hoje em dia só contrata pessoas licenciadas e com pós-graduações!

secalhar é um pouco de conformismo sim por saber k o nosso pais é uma mer** em certas coisas.podes ser mt bom no k fazes mas se ñ tens "padrinhos" (cunhas)ñ vais a lado nenhum e podes ser uma mer** e ter padrinhos bem grandes e teres tudo.é uma tristeza o nosso pais ser assim mas é verdade.e depois tenho o "azar"de ñ ter doutores na familia.prefiro trabalhar e conkistar as coisas a minha custa ja tive + k 1 mota compradas com o meu dinheiro comprei uma navara ñ dependo do dinheiro dos pais e espero ñ ficar por aki,isto so pra dizer k ñ precisamos de ter cursos pra ser alguem.sem kerer ofender alguem,apenas digo o k penso

Custa-me pensar que ainda alguém pensa assim.
Achas que tudo funciona por cunhas? E baseias-te em quê para dizer isso? Já aconteceu contigo? Já aconteceu com alguém que conheças?

Para entrar numa Universidade Pública dependes da tua média, e não de cunhas! Para teres boas notas depende do teu esforço e por resultado, bons testes/exames, e não notas! Isto conjunto com uma boa formação, em princípio, tens o mercado do trabalho "a teus pés", e não com cunhas, mas sim com esforço e trabalho!

O exemplo que dei do meu primo é um de tantos. Em que sofreu e fez empréstimos para estudar e tirar cursos/mestrados, e hoje em dia é Director Geral de um Banco, e tem uma vida de luxo mesmo... Tudo sem cunhas, apenas com vontade de ser alguém, e olha... conseguiu!

Acho que já disse, mas quero ir para um curso especial superior, em que por ano só há 3 vagas, ou até mesmo 2 vagas. Todos os dias estudo, todos os dias treino, e todos os dias faço sacrifícios e ponho de lado opções mais "divertidas" para entrar no curso que quero! Sem esforço nada se consegue, e estou a fazer isto para ter o meu emprego de sonho, e me sentir, profissionalmente e pessoalmente, concretizado!

A vida não são ganhar 600 ou 700€ por mês, mesmo fazendo uma coisa que se gosta, e em caso algum, fazendo uma coisa que não se gosta!
« Última modificação: Janeiro 21, 2010, 07:43:09 pm por Cayolla »

*

Offline The_Master

• *
  • 4897
« Responder #22 em: Janeiro 21, 2010, 09:34:38 pm »
pois pois tudo muito bonito quando entrarem no mercado de trab vao ver o que é penar lool.

voçes pensam que isto esta facil mas nao esta eu por acazo trab no que gosto e sou muito bem pago mas atenção e um TRABALHO  nao e um EMPREGO como muitos querem talvez seja por isso que ha os desempregados que ha sentão-se no sofa a espera so trab perfeito.

eu falo por mim nao ha nem 1 TRABALHO bom empregos sim ha mas ja estão cheios.

as cunhas nao sao tudo mas posso te garantir uma coisa mais depressa entre um sobrinho ou primo ou o que seija de um dos soçios ou gerentes ou o que for do que entras tu mesmo tento umas notas do caraças e o outro ter o mesmo curso com notas de mer** tu ficas a porta e ele entra porque tem la o tio ou irmão ou o que for.

mas uma coisa é certa com esforço tudo se consegue eu posso mesmo dizer que tudo o que tenho me sai do lombo e saio para chegar ate onde estou agora o dia de amanha ninguem sabe por isso nao posso dizer nada.

mas acho que fazem bem em tirar um curso superior para poderem ser alguém na vida que estuda tem 80% de ter uma boa vida e que nao estuda tem 40%.

Mas tem que perceber uma coisa nem todos tem dinheiro para ir para a universidade tem que pensar em trab para poderem ter alguma coisa.

*

Offline Cayolla

• 3331
« Responder #23 em: Janeiro 21, 2010, 09:43:44 pm »
Se entrar para o curso que quero não me preocupo com o mercado de trabalho, aliás, mal entrar no curso começam-me a pagar, e quando fizer juramento à bandeira já estou a receber o ordenado mínimo nacional, e enquanto estudo... Depois do curso, há 100% empregabilidade certa, vou logo para os quadros permanentes, tenho carreira assegurada, e mais, tenho subida de carreira assegurada. Com bons horários, bom ordenado, e a fazer o meu trabalho de "sonho".

Mas quanto a uma universidade normal, nunca sabes se tens trabalho ou não, é como tudo. Mas mais vale estudares 4 anos e depois esperares 1 ano e começares a trabalhar a receber mais de 1500€ por mês, do que não estudar e ir logo trabalhar (e em princípio trabalhos mais chatos e piores) e receber 600€ por mês, se tanto.

Tendo a minha mãe como a "boss" de uma firma de advogados, o meu pai dono da Quinta Da Marinha toda e o meu primo Director-Geral de um banco, posso-te dizer que nunca puseram lá ninguém por cunhas, nem nunca souberam que isso aconteceu. A empresa quer ter o maior lucro possível, e não é com cunhas que lá chega.

Mas muito se fala das cunhas em Portugal. São sempre todos uns injustiçados. Já quando fiz provas para o Colégio Militar (tinha 12 anos LOL) os putos falavam em cunhas, e a dizer que um amigo deles o ano passado tinha sido eliminado porque não tinhas cunhas... E isto gajos com 12 anos, enfim...

Se fores bom aluno, entras numa Universidade Pública e tens bolsa de estudo, é só quereres. Portanto isso do dinheiro também não me diz grande coisa. O meu primo pediu 3 empréstimos para concluir os estudos.

P.S: Ainda bem que tens um trabalho que gostes e que recebes bem, porque não é para todos, nos dias que correm...
« Última modificação: Janeiro 21, 2010, 09:45:33 pm por Cayolla »

*

Offline The_Master

• *
  • 4897
« Responder #24 em: Janeiro 21, 2010, 10:07:05 pm »
eu nao sei o que keres tirar mas tenho uma pequena noção do que seja é que tenho um primo meu que a mesma coisa que tu mas ele começou nos comandos e agora esta na escola militar penso que a tirar um curso de sargento ou algo parecido.

pois os teus pais tem dinheiro de certeza mas pensa assim uma família que nao tenha dinheiro axas mesmo que vai pedir um empréstimo ao banco para pagar os estudos aos filhos para terem o azar de nao conseguirem pagar o empréstimo e o banco le irem buscar o pouco que tem? pois eu acho que nao.

Sim tenho um trab que gosto e nao recebo mal para o fazer e acredita no tipo de trabalho que estou so nao entra quem nao quer.

E para veres como sao as coisas em Portugal so te posso dizer uma coisa na firma onde estava antes os ordenados eram superiores a 3000 euros mesmo com um ordenados deste tamos a falar de praticamente 4000 mil euros por mes ouve muitos que entravam e no mesmo dia saíram ou so la foram 1 dia e todos diziam a mesma coisa isto e muito bem pago mas para mim nao serve lol so porque é um trab que tem muito esforço físico por isso e que digo trabalho ha empregos e que nao lol.

so te digo uma coisa a tropa no meu ver é um dos melhores empregos que ha por 2 razoes Ordenados sempre certos e de certeza que nao entra em falência LOL

*

Offline ReaLmaGiC

• 1634
« Responder #25 em: Janeiro 22, 2010, 01:12:11 am »
pois, é o estado que te paga :emotion97:..
eu concorri duas vezes pra marinha, e mesmo passando nos testes
o pessoal mais novo e com o 12 ano passava a frente..

por agora vou estar onde estou mas estou-me a preparar fisicamente e mentalmente para daqui a 6/7meses concorrer no curso de mergulhadores ou cavalaria dos fuzileiros.. :nerd:

um primo meu está nos comandos mas ainda é a 3ªsemana dele, e ele secalhar vai ter que sair, sofreu um dano da coluna, que lhe está a afetar a vida  >:(
nao é para quem quer é para quem pode..
de 300 gajos sobram 50 ou muito menos, temos que ter força de vontade
 ;)

*

Offline germanii

• 3880
« Responder #26 em: Janeiro 22, 2010, 02:37:55 am »
O Bom Ordenado è imaginar aqueles que ganham 1 Milhao de € Por Ano,jà fico contente sou burro ?nao! a gente sabe e nao diz nada  :laugh25:

*

Offline Neves_72

• 1571
« Responder #27 em: Janeiro 22, 2010, 04:15:50 am »
Se entrar para o curso que quero não me preocupo com o mercado de trabalho, aliás, mal entrar no curso começam-me a pagar, e quando fizer juramento à bandeira já estou a receber o ordenado mínimo nacional, e enquanto estudo... Depois do curso, há 100% empregabilidade certa, vou logo para os quadros permanentes, tenho carreira assegurada, e mais, tenho subida de carreira assegurada. Com bons horários, bom ordenado, e a fazer o meu trabalho de "sonho".

Mas quanto a uma universidade normal, nunca sabes se tens trabalho ou não, é como tudo. Mas mais vale estudares 4 anos e depois esperares 1 ano e começares a trabalhar a receber mais de 1500€ por mês, do que não estudar e ir logo trabalhar (e em princípio trabalhos mais chatos e piores) e receber 600€ por mês, se tanto.

Tendo a minha mãe como a "boss" de uma firma de advogados, o meu pai dono da Quinta Da Marinha toda e o meu primo Director-Geral de um banco, posso-te dizer que nunca puseram lá ninguém por cunhas, nem nunca souberam que isso aconteceu. A empresa quer ter o maior lucro possível, e não é com cunhas que lá chega.

Mas muito se fala das cunhas em Portugal. São sempre todos uns injustiçados. Já quando fiz provas para o Colégio Militar (tinha 12 anos LOL) os putos falavam em cunhas, e a dizer que um amigo deles o ano passado tinha sido eliminado porque não tinhas cunhas... E isto gajos com 12 anos, enfim...

Se fores bom aluno, entras numa Universidade Pública e tens bolsa de estudo, é só quereres. Portanto isso do dinheiro também não me diz grande coisa. O meu primo pediu 3 empréstimos para concluir os estudos.

P.S: Ainda bem que tens um trabalho que gostes e que recebes bem, porque não é para todos, nos dias que correm...

"o meu pai dono da quinta da marinha toda" ...???

« Responder #28 em: Janeiro 22, 2010, 04:32:58 am »
Realmente é verdade bons trabalhos existem. Hoje em dia só não arranja trabalho quem não quer.
Empregos é que é mais dificil. Dado os estudos (baixos) e as oportunidades, o melhor é não arriscar e trabalhar para o estado (como efectivo).

Trabalho em part-time num supermercado e ganho um pouco menos que o ordenado minimo, mas com os extras. Não á melhor para se ter a noção do que é "trabalhar". Claro que é apenas um trabalho temporário.

Porque mesmo que passe a efectivo não é o emprego que quero nem compensa para o esforço que faço.

Trabalho de sono não há. Mas se houver um bom ambiente e se faça razoavelmente bem é meio caminho andado para não nos fartar-mos até á reforma  ;)

*

Offline Cayolla

• 3331
« Responder #29 em: Janeiro 22, 2010, 11:01:32 pm »
"o meu pai dono da quinta da marinha toda" ...???

É um dos donos sim, ou se quiseres, "gerentes". Mais concretamente da parte do ginásio e cuidados com a floresta.

eu nao sei o que keres tirar mas tenho uma pequena noção do que seja é que tenho um primo meu que a mesma coisa que tu mas ele começou nos comandos e agora esta na escola militar penso que a tirar um curso de sargento ou algo parecido.

Sim, é algo relacionado com a vida militar, mas não Sargentos nem Soldados rasos (Cabos). É mesmo a Escola Naval ou Academia Militar, o que é ensino superior. Mas eu quero um curso muito especial, porque para Sargentos e Cabos é muito fácil entrar mesmo. Onde eu quero já são mais testes, mais rigorosos, mais média secundário, mais entrevista, testes psicotécnicos, psicológicos, de aptidão militar, de aptidão em vida no mar, etc etc...

pois os teus pais tem dinheiro de certeza mas pensa assim uma família que nao tenha dinheiro axas mesmo que vai pedir um empréstimo ao banco para pagar os estudos aos filhos para terem o azar de nao conseguirem pagar o empréstimo e o banco le irem buscar o pouco que tem? pois eu acho que nao.

Os meus pais têm dinheiro? lol Nunca disse isso aqui... Mesmo que tivessem, não era por isso que me davam, porque não me dão de todo. Ou vou para uma Universidade Pública, ou não me pagam os estudos, porque "licenciados" há muitos, agora qualidade...

Mas eu falei foi do meu primo, que foi ELE que pediu os empréstimos, em nome DELE! Sem dinheiro nenhum... Só que o banco viu que os cursos que ele ia frequentar iam ser uma mais valia para a vida profissional futura, e por isso, mesmo sem dinheiro, fizeram-lhe o empréstimo, porque tinham a certeza que ia sair dali um bom profissional, e muito bem qualificado.

eu concorri duas vezes pra marinha, e mesmo passando nos testes
o pessoal mais novo e com o 12 ano passava a frente..

Isso asseguro-te que não tem nada a ver.
Primeiro, porque se não tens o 12º ano não podes concorrer a nenhuma Universidade Militar, e se eles têm o 12º ano, é porque estavam, em princípio, a candidatar-se para isso.

Depois, porque o ano de escolaridade, na entrada para Cabos em nada influencia, de todo!
Segundo, o que conta quando há muitos aptos, é quem tem as melhores provas físicas e maior aptidão, é quem entra, e os outros ficam para trás.

P.S: Com 22 anos já não podes concorrer nem para os Fuzos nem para os Mergulhadores, só até teres 21 concluidos até ao final do ano em que entras no curso.
« Última modificação: Janeiro 22, 2010, 11:05:00 pm por Cayolla »

*

Offline ReaLmaGiC

• 1634
« Responder #30 em: Janeiro 23, 2010, 07:08:43 pm »
ponham-se a dizer que quando acabarem o curso etc que vao ganhar bem, que depois a vida nao vos corre como pensavam, o trabalho em portugal nao ta pra brincadeiras, há mais desenpregados do que o pessoal que tem os seus postos de trabalho...
voces assim que arranjarem um aproveitem, nao fiquem á espera daqule trabalho muita bom que andam a pensar porque nao é o pensar que vos vai pagar, pra sobreviverem, tambem nao pensem que os nossos pais nos vao sustentar pra toda a vida...

nós apartir de uma certa idade é que devemos ajudar os nossos pais, por tantos anos que aguentaram com agente  :educated:
vou assaltar bancos!
nao tou pra isso...

Vais viver a vida toda a fazer um trabalho q n gostas?

Podes crer q eu vou lutar para não ter de passar por isso... e jogo com as variáveis que tenho a disposição para ir fazendo a minha vida de um modo mais equilibrado possivel.

Se a reforma for aos 65 anos, e se entra no mercado de trabalho aos 18 ou aos 21 (lic ou não) é a diferença entre 47 anos e 44 anos. Vale a pena tentar um emprego melhor ou não? Porque um engenheiro pode-te substituir na tua fabrica, mas tu nao o podes substituir

sabes o que te  tenho a dizer quanto aos engenheiros!
pra mim sao todos mer**, cada vez que inventam uma coisa nova só dá cagada,
os engenheiros deviam era primeiro aprender como todos os funcionarios e atao depois ver se dá pra fazer isto e aquilo..
nao é xegar lá e já tá, convem muito pedir a opiniao dos funcionarios, mas sali somos vistos como mer** e nada mais, mas se nos nao executar-mos a nossa funçao, nada na empresa trabalha´....
roma nao se fez num dia..
é que o ser humano como só pensa em si e nada mais, sobe lhes a ideia que ja mandam e depois o que vao arranhjar, é mais poroblemas, no meu trabalho chegou lá agora um novo engenheiro, um puto com 25anos, que pensa que manda, e alterou muita coisa que nao devia, e o que deu foi uma revoluçao, ainda nao o terem pregado na cruz teve ele muita sorte mas que á muito pessoal a crer lhe fazer a folha isso há.
e um dia ele vai ter o que merece, tanto da minha parte como do resto do pessoal..
depois querem que o pessoal faça horas para o trabalho nao atrasar mais e ninguem faz horas e depois ficam á rasca, eles pedem-nos horas agente faz, agente pedelhes uma folga conpensatória e o que eles dizem é vá mas é trabalhar...
eles dizem ser diferentes do governo, mas a mer** é toda igual o cheiro é que muda...
por isso é que o nosso país esta como esta...
os patroes dizem uma coisa e os engenheiros fazem outra, ou seja roubam o patrao e os funcionários :suspious:, acho que isso nao é correto >:(
se sairem de casa e verem como é a vida na realidade e com o é nas grandes empresas, voces chegam e dizem que o que está acontecer nao é verdade..
um dia voces vao perceber a minha revolta

*

Offline ReaLmaGiC

• 1634
« Responder #31 em: Janeiro 23, 2010, 07:14:35 pm »
quanto ao trabalho, sim espero sair dali ainda no final do ano e ir para os fuzileiros como tanto quero..
ai nao ha nenhum engenheiro da onça que va dizer isto ou aquilo, porque sabe que ali nao manda nada, o que é capaz de acontecer é levar umas quantas bufetadas,e calar o bico..
porque o tamanho corporal e mental altera a maneira das pessoas falarem umas com as outras...
se formos pessoas baixas e com pouca estrututa, toda agente levanta-nos o tom da forma que lhes apetecer mesmo correndo o risco de levar uma tareia,e se formos bem volumosos :icon_twisted: já falam baixinho com algum receio..
porque será!

*

Offline Cayolla

• 3331
« Responder #32 em: Janeiro 23, 2010, 08:26:57 pm »
quanto ao trabalho, sim espero sair dali ainda no final do ano e ir para os fuzileiros como tanto quero..
ai nao ha nenhum engenheiro da onça que va dizer isto ou aquilo, porque sabe que ali nao manda nada, o que é capaz de acontecer é levar umas quantas bufetadas,e calar o bico..
porque o tamanho corporal e mental altera a maneira das pessoas falarem umas com as outras...
se formos pessoas baixas e com pouca estrututa, toda agente levanta-nos o tom da forma que lhes apetecer mesmo correndo o risco de levar uma tareia,e se formos bem volumosos :icon_twisted: já falam baixinho com algum receio..
porque será!

Leste o meu post de cima?
Com a tua idade não podes ir para os Fuzileiros!

Não é assim muito difícil de perceber...

Para além de que se fosses para lá com essa atitude, e a pensar que vai ser assim, ias-te dar muito mal, muito mal mesmo. Achas que não mandam em ti? Quando não passas de um Grumete (Soldado Raso da Marinha)? :laugh21:
É mais assim: não mandas em ninguém, e mandam TODOS em ti, calas o bico, obedeces e na recruta, és tratado abaixo de cão...

Lool a sério nem sabia no que te ias meter...

P.S: Para além de que entrar para os Fuzileiros na classe de Praças (em regime de contrato), tens no máximo 6 anos de contrato, e depois dão-te um chuto no rabo...
« Última modificação: Janeiro 23, 2010, 08:29:50 pm por Cayolla »

*

Offline Cayolla

• 3331
« Responder #33 em: Janeiro 23, 2010, 08:45:43 pm »
Parece que mudou pá!

O pessoal ia para lá a achar que aquilo era uma fraternidade e deram-se mal :laugh21:

*

Offline Fillez

• **
  • 382
« Responder #34 em: Janeiro 23, 2010, 10:08:15 pm »

vou assaltar bancos!
nao tou pra isso...

Podes crer q eu vou lutar para não ter de passar por isso... e jogo com as variáveis que tenho a disposição para ir fazendo a minha vida de um modo mais equilibrado possivel.

Se a reforma for aos 65 anos, e se entra no mercado de trabalho aos 18 ou aos 21 (lic ou não) é a diferença entre 47 anos e 44 anos. Vale a pena tentar um emprego melhor ou não? Porque um engenheiro pode-te substituir na tua fabrica, mas tu nao o podes substituir

sabes o que te  tenho a dizer quanto aos engenheiros!
os engenheiros deviam era primeiro aprender como todos os funcionarios e atao depois ver se dá pra fazer isto e aquilo..
nao é xegar lá e já tá, convem muito pedir a opiniao dos funcionarios, mas sali somos vistos como mer** e nada mais, mas se nos nao executar-mos a nossa funçao, nada na empresa trabalha´....
é que o ser humano como só pensa em si e nada mais, sobe lhes a ideia que ja mandam e depois o que vao arranhjar, é mais poroblemas, no meu trabalho chegou lá agora um novo engenheiro, um puto com 25anos, que pensa que manda, e alterou muita coisa que nao devia, e o que deu foi uma revoluçao, ainda nao o terem pregado na cruz teve ele muita sorte mas que á muito pessoal a crer lhe fazer a folha isso há.
e um dia ele vai ter o que merece, tanto da minha parte como do resto do pessoal..
depois querem que o pessoal faça horas para o trabalho nao atrasar mais e ninguem faz horas e depois ficam á rasca, eles pedem-nos horas agente faz, agente pedelhes uma folga conpensatória e o que eles dizem é vá mas é trabalhar...
eles dizem ser diferentes do governo, mas a mer** é toda igual o cheiro é que muda...
os patroes dizem uma coisa e os engenheiros fazem outra, ou seja roubam o patrao e os funcionários :suspious:, acho que isso nao é correto >:(
se sairem de casa e verem como é a vida na realidade e com o é nas grandes empresas, voces chegam e dizem que o que está acontecer nao é verdade..

Se queres explicar a tua revolta com argumentos e de modo normal, estás a vontade.

Doutra maneira dizeres que os engenheiros são todos mer** e a maneira como estás a escrever leva-me a nem sequer ter a tua opinião em conta...

Podes explicar de que maneira é que o teu trabalho é tão importante e inteligente que qualquer pessoa que tenha um curso tirado fica imediatamente impedido por razoes intelectuais de o fazer, e que justifiques claro.... explica lá o que fazes à gente

Pois eu acho que ha engenheiros bons e maus, tal como trabalhadores sem curso. Conheci pessoas muito inteligentes, ou melhor que eram muito eficazes a resolver assuntos, perfeitinhos a fazer o trabalho assim como conheci optimos engenheiros.

Quanto à estatura... que se passa tens ai algum assunto recalcado que queiras discutir? É que eu tenho 1,83m nem sou mt grande nem mt pequeno mas falo como bem entendo a quem quiser e da maneira que quiser. Seja a alguem grande ou pequeno.. lol

É que o que me está a parecer do teu caso é que tens uma funçao em que és facilmente substituivel, ou seja podes ser tratado como mer** que se tiveres mal podes-te mudar que nng se importa. Daí os estudos... dao-te uma oportunidade de teres um trabalho em que não sejas tão facilmente substituivel em que só tu ou muito poucos sejam capazes de desempenhar uma função e aí, tens outra capacidade de gerir a tua maneira de estar e trabalhar ;)

Melhor nao teria dito! RealMagic, um engenheiro se quiser faz o que tu fazes facilmente, mas tu nao consegues ir fazer o que ele faz. Comigo é assim, se andei na escola anos e anos e a gastar dinheiro de familia para tirar um curso e tenho um curso e tu, por exemplo, o 9ºano, claro que sou melhor que tu. Pessoas com 9º ano há muitas, comigo é assim: não queres trabalhar, pega em ti e vai-te embora, há milhares para o teu lugar (atenção que nao me tou a dirigir a ti RealMagic).
A educação é o futuro. Com o 12º ano hoje em dia já nao se vai a lado nenhum, se bem que conheço uma pessoa com o 12º ano que percebe tanto como um engenheiro civil, apesar de não ter curso, mas tem muita experiencia e aprendeu tudo com a experiencia. Mas foi contratado na altura que era raro quem tinha curso superior.
Cayolla, qual foi o curso que esse teu primo que é Director Geral de um Banco tirou?

« Responder #35 em: Janeiro 23, 2010, 10:31:24 pm »
Como teem dito RealMagic, as diferenças entre ti e o engenheiro são: em primeiro o que um e outro ganha. segundo, o trabalho que um e outro faz, enquanto tu está a acartar com caixas num armazém ele está provavelmente a gerir as equipas. Terceiro, tu és facilmente subsituivel , o que tu fazes qualquer um faz, ele não. Daí tratarem-te como lixo, e não te darem as folgas quando queres, porque se não fores tu, há mais 500mil que podem ir para o teu lugar.

Agora visto isto, diz-me, ainda achas que não vale a pena estudar (posição que defendeste nas tuas primeiras intervenções ) e continuares a ser mandado, pelo engenheiro que ainda ontem entrou na empresa?

*

Offline Rui_Biker20

• 3727
  • "O motor da mota está dentro do capacete!"
« Responder #36 em: Janeiro 23, 2010, 10:57:18 pm »

Sim, é algo relacionado com a vida militar, mas não Sargentos nem Soldados rasos (Cabos). É mesmo a Escola Naval ou Academia Militar, o que é ensino superior. Mas eu quero um curso muito especial, porque para Sargentos e Cabos é muito fácil entrar mesmo. Onde eu quero já são mais testes, mais rigorosos, mais média secundário, mais entrevista, testes psicotécnicos, psicológicos, de aptidão militar, de aptidão em vida no mar, etc etc...

Escola Naval, Academia Militar e Academia da Força Aérea, ambos são ensino superior
Cayolla, entrar para Praça, sim é muito fácil mesmo, mas para Sargento já não é assim tão fácil como pensas, porque normalmente abrem poucas vagas para o curso, por exemplo para o curso de Informática abriram apenas 2 vagas, mas concorrem muitos candidatos, não te sei precisar quantos, e não é assim tão fácil de entrar. Mas este ano espero conseguir entrar  8)

Claro que não tem nada a ver com a Academia.
Posso-te dizer, que no ano passado para PILAV (piloto aviador) abriram 20 vagas, como é costume, e o 17º reserva (ou seja o 37º candidato) tinha como média 15,9 (50% o exame e 50% a média do 12º), eu nem apareci na lista  :laugh21:

RealMagic, isso dos Fuzileiros não é assim como pensas, sei mais ou menos como funciona, porque o meu irmão andou lá 4 anos. Antigamente ainda havia quadro efectivo para praças, mas isso agora já acabou, o que dificulta as coisas para uma pessoa que queira lá ficar dentro.
E sim, és tratado abaixo de cão. Para quem cá está fora é tudo muito bonito, mas depois quando se vêm lá dentro queixam-se, não digo que tu não irias gostar daquilo, mas não é "pêra doce".
Antes de entrar para a Força Aérea queria entrar para os comandos, mas depois comecei a fazer contas de cabeça......não me arrependo de na altura não ter concorrido, mas ainda hoje digo que curtia ter ido para os comandos.

*

Offline ReaLmaGiC

• 1634
« Responder #37 em: Janeiro 23, 2010, 11:18:32 pm »

Escola Naval, Academia Militar e Academia da Força Aérea, ambos são ensino superior
Cayolla, entrar para Praça, sim é muito fácil mesmo, mas para Sargento já não é assim tão fácil como pensas, porque normalmente abrem poucas vagas para o curso, por exemplo para o curso de Informática abriram apenas 2 vagas, mas concorrem muitos candidatos, não te sei precisar quantos, e não é assim tão fácil de entrar. Mas este ano espero conseguir entrar  8)

Posso-te dizer, que no ano passado para PILAV (piloto aviador) abriram 20 vagas, como é costume, e o 17º reserva (ou seja o 37º candidato) tinha como média 15,9 (50% o exame e 50% a média do 12º), eu nem apareci na lista  :laugh21:

RealMagic, isso dos Fuzileiros não é assim como pensas, sei mais ou menos como funciona, porque o meu irmão andou lá 4 anos. Antigamente ainda havia quadro efectivo para praças, mas isso agora já acabou, o que dificulta as coisas para uma pessoa que queira lá ficar dentro.
E sim, és tratado abaixo de cão. Para quem cá está fora é tudo muito bonito, mas depois quando se vêm lá dentro queixam-se, não digo que tu não irias gostar daquilo, mas não é "pêra doce".
Antes de entrar para a Força Aérea queria entrar para os comandos, mas depois comecei a fazer contas de cabeça......não me arrependo de na altura não ter concorrido, mas ainda hoje digo que curtia ter ido para os comandos.

tao devias ter ido para os comandos porque nao é como as pessoas falam que sao muito brutos e muito duros etc etc..
e pelo que o meu primo deu a entender, aquilo é bem fixe, claro que eles têm que ser rijidos com o pessoal etc, mas o que faziam antes era muito pior os tempos mudaram e o pessoal tambem..
eu vou concorrer para os fuzileiros já está decidido, o meu padrasto é almirante ou lá como se diz, ta no topo os fuzileiros, ele conduz os navios etc, ainda agora veio lá de fora da sumália, por causa daquilo dos piratas, e ele foi o primeiro a dizer que se eu entrasse ele era o proprio que me ia dar no fucinho, a minha mae nao achou lá muita piada mas prontos..
sei bem que aquilo nao é para meninos,  e eu vou arriscar, porque dali saiem os verdadeiros homens.só a sensaçao de os nossos pais nos verem fardados é muito boa, a escola naval nao é para todos sei de amigos meus que tentaram concorrer e nao se safaram, outros que entraram mas nao aguentaram lá muito tempo

*

Offline ReaLmaGiC

• 1634
« Responder #38 em: Janeiro 23, 2010, 11:28:20 pm »

nós apartir de uma certa idade é que devemos ajudar os nossos pais, por tantos anos que aguentaram com agente  :educated:
vou assaltar bancos!
nao tou pra isso...

sabes o que te  tenho a dizer quanto aos engenheiros!

Se queres explicar a tua revolta com argumentos e de modo normal, estás a vontade.

Doutra maneira dizeres que os engenheiros são todos mer** e a maneira como estás a escrever leva-me a nem sequer ter a tua opinião em conta...

Podes explicar de que maneira é que o teu trabalho é tão importante e inteligente que qualquer pessoa que tenha um curso tirado fica imediatamente impedido por razoes intelectuais de o fazer, e que justifiques claro.... explica lá o que fazes à gente

Pois eu acho que ha engenheiros bons e maus, tal como trabalhadores sem curso. Conheci pessoas muito inteligentes, ou melhor que eram muito eficazes a resolver assuntos, perfeitinhos a fazer o trabalho assim como conheci optimos engenheiros.

Quanto à estatura... que se passa tens ai algum assunto recalcado que queiras discutir? É que eu tenho 1,83m nem sou mt grande nem mt pequeno mas falo como bem entendo a quem quiser e da maneira que quiser. Seja a alguem grande ou pequeno.. lol

É que o que me está a parecer do teu caso é que tens uma funçao em que és facilmente substituivel, ou seja podes ser tratado como mer** que se tiveres mal podes-te mudar que nng se importa. Daí os estudos... dao-te uma oportunidade de teres um trabalho em que não sejas tão facilmente substituivel em que só tu ou muito poucos sejam capazes de desempenhar uma função e aí, tens outra capacidade de gerir a tua maneira de estar e trabalhar ;)

vinda nao tou a dizer que todos os engenheiros sao mer** mas muitos o sao, sim os estudos realmente ajudam,mas olha bem no socrates que pagou para ter os estudos que tem...
mas lá no meu trabalho quem manda em mim é meu chefe, eu os engenheiros trato-os por tu sem problema, mesmo na boa..os chefes muitas das vezes tapam os olhos aos engenheiros e dao-nos a media do dia a dia mesmo agente nao a tendo que é como eles dizem, prefem o pessoal que ja conhecem do que pessoal novo, que nao conhecem, ainda á bem pouco tempo entraram pra la uns marmanjos que no turno da noite era só roubar, claro que passado um tempo se decubriu, e agora essas pessoas ja têm o futuro estragado a nivel profissional..

*

Offline The_Master

• *
  • 4897
« Responder #39 em: Janeiro 24, 2010, 12:19:27 am »

tao devias ter ido para os comandos porque nao é como as pessoas falam que sao muito brutos e muito duros etc etc..
e pelo que o meu primo deu a entender, aquilo é bem fixe, claro que eles têm que ser rijidos com o pessoal etc, mas o que faziam antes era muito pior os tempos mudaram e o pessoal tambem..
eu vou concorrer para os fuzileiros já está decidido, o meu padrasto é almirante ou lá como se diz, ta no topo os fuzileiros, ele conduz os navios etc, ainda agora veio lá de fora da sumália, por causa daquilo dos piratas, e ele foi o primeiro a dizer que se eu entrasse ele era o proprio que me ia dar no fucinho, a minha mae nao achou lá muita piada mas prontos..
sei bem que aquilo nao é para meninos,  e eu vou arriscar, porque dali saiem os verdadeiros homens.só a sensaçao de os nossos pais nos verem fardados é muito boa, a escola naval nao é para todos sei de amigos meus que tentaram concorrer e nao se safaram, outros que entraram mas nao aguentaram lá muito tempo

so te posso dizer uma coisa os fuzas ao pe do treino dos comandos sao os meninos e sei bem o que digo tive o meu primo que teve la e acabou o curso e um amigo meu que entrou com o meu primo e que ate foi para o afegasnistao e tudo e tenho varios amigos que tiverem nos fuzas e pelo que eles falam a comparar os treinos etc.. nem queiras meter la os fuzas sofrem e verdade mas nao teem nada a ver com os comandos.

e quanto a isso de a tropa fazer um gajo homem nao tou a ver em que aspecto so se for mesmo por so ires a casa ao fim de semana. porque de resto nao tou a ver horarios a comprir todos temos o meu trabalho deve de ser mais cansantivo que os treinos que os tropas tem lol nao estando a desvalorizar claro.

epa os eng e como ja foi dito a uns 5 estrelas e a os merdas que pensam que sao os melhores agora uma coisa e verdade os eng sabem o que? a teoria isso sabem tudo mas nem tudo o que e dito na teoria se pode fazer na pratica e quando a isso de um trab normal ser mer** porque teem mais 500 mil para meter no lugar mas e agora vamos ver uma coisa lol cada vex mais a eng desempregados e cada vez mais os eng sao despedidos por culpa dos trab normais lol por isso os eng tb nao podem andar assim tanto a vontade e como ja foi aqui dito a gajos com muito experiência a todos os niveis que podem muito bem meter um eng a um canto e para que andar a pagar 5000 mil euros a um eng se ha o outro que fazas o mesmo por 2000 lol.

nao e so vantagens o trabalho esta cada vex pior e nao ha ninguém que pode dizer que nao o tiram de la

*

Offline ReaLmaGiC

• 1634
« Responder #40 em: Janeiro 24, 2010, 12:28:32 am »

so te posso dizer uma coisa os fuzas ao pe do treino dos comandos sao os meninos e sei bem o que digo tive o meu primo que teve la e acabou o curso e um amigo meu que entrou com o meu primo e que ate foi para o afegasnistao e tudo e tenho varios amigos que tiverem nos fuzas e pelo que eles falam a comparar os treinos etc.. nem queiras meter la os fuzas sofrem e verdade mas nao teem nada a ver com os comandos.

e quanto a isso de a tropa fazer um gajo homem nao tou a ver em que aspecto so se for mesmo por so ires a casa ao fim de semana. porque de resto nao tou a ver horarios a comprir todos temos o meu trabalho deve de ser mais cansantivo que os treinos que os tropas tem lol nao estando a desvalorizar claro.

epa os eng e como ja foi dito a uns 5 estrelas e a os merdas que pensam que sao os melhores agora uma coisa e verdade os eng sabem o que? a teoria isso sabem tudo mas nem tudo o que e dito na teoria se pode fazer na pratica e quando a isso de um trab normal ser mer** porque teem mais 500 mil para meter no lugar mas e agora vamos ver uma coisa lol cada vex mais a eng desempregados e cada vez mais os eng sao despedidos por culpa dos trab normais lol por isso os eng tb nao podem andar assim tanto a vontade e como ja foi aqui dito a gajos com muito experiência a todos os niveis que podem muito bem meter um eng a um canto e para que andar a pagar 5000 mil euros a um eng se ha o outro que fazas o mesmo por 2000 lol.

nao e so vantagens o trabalho esta cada vex pior e nao ha ninguém que pode dizer que nao o tiram de la
estas conpletamente enganado a recruta dos fuzileiros é pior que a recruta dos comandos, digo-te isto porque um primo meu entrou agora para os comandos etsa vai ser a 4ªsemana dele, e ele diz que aquilo é mesmo na boa nao é nada como dizem..
fomos falar com pessoal que teve nos fuzileiros e diceram que é tramado, agora dizme uma coisa o pessoal que tu conheces teve a fazer que curso nos fuzileiros?
nao foi o de mergulhador de certeza, é um curso bastante exigente e superior ao dos comandos..
nem podemos conparar equipas terrestres com as amfibias..

*

Offline Cayolla

• 3331
« Responder #41 em: Janeiro 24, 2010, 12:30:41 am »
Cayolla, qual foi o curso que esse teu primo que é Director Geral de um Banco tirou?

Tirou Gestão na Católica. Depois uma pós-graduação em Finanças em França. Depois foi para Inglaterra tirar o mestrado em Gestão e Finanças (numa das melhores e mais conceituadas Universidades do mundo). E por fim, foi para os EUA tirar o Doutoramente em Finanças também.
Foram muitos anos e muitas dores de cabeça, mas acredita, hoje em dia ele não se arrepende, de todo! Até disse que se eu fosse para Gestão me pagava depois o mestrado lool

Cayolla, entrar para Praça, sim é muito fácil mesmo, mas para Sargento já não é assim tão fácil como pensas, porque normalmente abrem poucas vagas para o curso

Eu sei que Sargento não é tão fácil, mas também não é tão difícil quanto isso. Aí já dão prioridade a anos de serviço, ano de escolaridade, desenvolvimento da carreira, etc.
Pelo que ouvi dizer, dos cursos (de Sargentos) mais difíceis para se entrar é para Sargentos Fuzileiros.

Posso-te dizer, que no ano passado para PILAV (piloto aviador) abriram 20 vagas, como é costume, e o 17º reserva (ou seja o 37º candidato) tinha como média 15,9 (50% o exame e 50% a média do 12º), eu nem apareci na lista  :laugh21:

PILAV é aquela base eheh
E mesmo assim ainda abrem mais vagas do que eu pensava! Para teres noção, na Escola Naval, para Oficial de Fuzileiros, só abrem 3 vagas, ou 2, dependendo dos anos. O primeiro a entrar tinha média de 18, o 2º média de 17 e o 3º média de 15. Conta 50% média do secundário, 40% provas físicas e 10% entrevista. É difícil, mas ando mesmo a tentar tudo por tudo!

Tens noção do que é que dizes?! Os Comandos é SÓ a força especial das Forças Armadas TODAS com o treino mais lixado! Tanto fisicamente como psicologicamente! Aqueles gajos, durante a recruta, estão literalmente no Inferno! E isto dito por um Oficial Pára-Quedista, que por sua vez é de uma força especial, e diz que nunca viu nada comparativamente com os Comandos!

Aquilo é fixe? lool O pessoal que vai para lá não vai por "aquilo ser fixe". É algo chamativo, que está dentro de uma pessoa, tal como os médicos, polícias, etc têm. A recruta não é "fixe", se não não havia 60% de desistência. Quanto muito, é "fixe" olhar para trás e ver o que se conseguiu conquistar, depois de receber a boina. E aí sim, é "fixe", ou mais concretamente, motivo de orgulho!

eu vou concorrer para os fuzileiros já está decidido

Epá, sabes ler?!?! COM 22 ANOS NÃO PODES CONCORRER PARA OS FUZILEIROS! JÁ DISSE DUAS VEZES, E VOLTO A REPETIR!

o meu padrasto é almirante ou lá como se diz, ta no topo os fuzileiros, ele conduz os navios etc

Como se chama o teu padrasto? É Almirante? Dos Fuzileiros? Lool Engraçado, só existe UM Almirante dos Fuzileiros, e eu conheço-o, porque é amigo do meu pai!
Conduz navios? LOOL Isso é tudo o que um Almirante, e ainda para mais Fuzileiro, NÃO faz! :laugh21: :laugh21: :laugh21:

ainda agora veio lá de fora da sumália, por causa daquilo dos piratas

Também vi essa reportagem lool

e ele foi o primeiro a dizer que se eu entrasse ele era o proprio que me ia dar no fucinho, a minha mae nao achou lá muita piada mas prontos..

Achas que eles te dão no focinho? lool Eles não te batem maluco, tens é uma pressão física e psicológica fora do normal. Ao meu pai até perguntaram: "O senhor cadete está cansado? Quer ia à Enfermaria?" e ele lá foi. Não sabia era que isso o ia proibir de ir a casa 2 fins-de-semana :laugh21: E ele a pensar que aquilo até era fraquinho a recruta lool nem ele sonhava. Isto na 1ª semana de recruta!

Depois, um Almirante NUNCA participa na formação de Fuzileiros, até porque são bases diferentes lool E muito menos bater num cadete!

*

Offline ReaLmaGiC

• 1634
« Responder #42 em: Janeiro 24, 2010, 12:32:59 am »

isto tambem é verdade :yes:

*

Offline Cayolla

• 3331
« Responder #43 em: Janeiro 24, 2010, 12:36:44 am »
so te posso dizer uma coisa os fuzas ao pe do treino dos comandos sao os meninos

Tens toda a razão! Mas não são "meninos" a comparar. São é forças diferentes. Os recrutas dos Fuzileiros são tratados com mais respeito, aliás, muito mais mesmo, do que os recrutas dos Comandos, que esses sim, são mesmo MUITO mal tratados.

Mas isso é uma característica da Marinha, que é mais "relax" que o Exército, apesar de isso não se notar tanto nos Fuzileiros. Mas nos Fuzileiros tratam-te sempre por "Senhor Cadete/Recruta" e nunca te faltam ao respeito. Nos Comandos és chamado de tudo, batem-te à séria (coisa que não acontece nos Fuzileiros, tirando os empurrões, calduços, pontapés, cenas daquelas para um gajo se esforçar mais).

Não querias mesmo comprar.

E o que é que ser forças anfíbias tem a ver com ser mais puxado? lool

*

Offline ReaLmaGiC

• 1634
« Responder #44 em: Janeiro 24, 2010, 12:38:54 am »
tao mas se o maximo é até aos 24 como nao posso entrar? :laugh21:

*

Offline Cayolla

• 3331
« Responder #45 em: Janeiro 24, 2010, 12:44:36 am »
Ya, tens razão nisso. Para a Escola Naval e Academia Militar é que é até aos 21 anos. Esqueci-me que não tens o 12º ano e que queres ir para Regime de Contrato como Praça.

Mas não me respondeste ao resto das perguntas...

*

Offline ReaLmaGiC

• 1634
« Responder #46 em: Janeiro 24, 2010, 12:45:19 am »
so te posso dizer uma coisa os fuzas ao pe do treino dos comandos sao os meninos

Tens toda a razão! Mas não são "meninos" a comparar. São é forças diferentes. Os recrutas dos Fuzileiros são tratados com mais respeito, aliás, muito mais mesmo, do que os recrutas dos Comandos, que esses sim, são mesmo MUITO mal tratados.

Mas isso é uma característica da Marinha, que é mais "relax" que o Exército, apesar de isso não se notar tanto nos Fuzileiros. Mas nos Fuzileiros tratam-te sempre por "Senhor Cadete/Recruta" e nunca te faltam ao respeito. Nos Comandos és chamado de tudo, batem-te à séria (coisa que não acontece nos Fuzileiros, tirando os empurrões, calduços, pontapés, cenas daquelas para um gajo se esforçar mais).

Não querias mesmo comprar.

E o que é que ser forças anfíbias tem a ver com ser mais puxado? lool
nos comandos és muito mal tratado?
na recruta nao é de certeza, chegas atrasado á chamada e fazes 50 conpletas dependendo dos minutos de atraso,
achas que é mau?
é pra meter ordem

*

Offline Cayolla

• 3331
« Responder #47 em: Janeiro 24, 2010, 12:50:09 am »
o meu padrasto é almirante ou lá como se diz, ta no topo os fuzileiros, ele conduz os navios etc

Como se chama o teu padrasto? É Almirante? Dos Fuzileiros? Lool Engraçado, só existe UM Almirante dos Fuzileiros, e eu conheço-o, porque é amigo do meu pai!
Conduz navios? LOOL Isso é tudo o que um Almirante, e ainda para mais Fuzileiro, NÃO faz! :laugh21: :laugh21: :laugh21:

ainda agora veio lá de fora da sumália, por causa daquilo dos piratas

Também vi essa reportagem lool

e ele foi o primeiro a dizer que se eu entrasse ele era o proprio que me ia dar no fucinho, a minha mae nao achou lá muita piada mas prontos..

Achas que eles te dão no focinho? lool Eles não te batem maluco, tens é uma pressão física e psicológica fora do normal. Ao meu pai até perguntaram: "O senhor cadete está cansado? Quer ia à Enfermaria?" e ele lá foi. Não sabia era que isso o ia proibir de ir a casa 2 fins-de-semana :laugh21: E ele a pensar que aquilo até era fraquinho a recruta lool nem ele sonhava. Isto na 1ª semana de recruta!

Depois, um Almirante NUNCA participa na formação de Fuzileiros, até porque são bases diferentes lool E muito menos bater num cadete!

*

Offline Cayolla

• 3331
« Responder #48 em: Janeiro 24, 2010, 12:53:48 am »
À parte: Não tens noção do que dizes dos Comandos.
Também hás-de dizer o nome do teu primo que lá anda lool
Que o tiagolopes96 cá do fórum terá todo o gosto de dizer aos Oficiais dos Comandos que o teu primo acha aquilo uma coisa fraca, e que só enchem quando chegam atrasados! E já agora, para ver se eles está mesmo nos Comandos, né? ;)

*

Offline Rui_Biker20

• 3727
  • "O motor da mota está dentro do capacete!"
« Responder #49 em: Janeiro 24, 2010, 12:57:05 am »
Fábio, acredita que os Comandos sofrem bem mais do que os Fuzileiros.
Mas os fuzos andarem naquela água gelada, durante o inverno, também é mt fdd. Na altura do meu irmão mandaram-nos para dentro de água durante a digestão e muitos deles vomitaram-se todos e o meu irmão disse que se lá estava mais um minuto que não sabe o que lhe acontecia.

Almirante, que é como General na Força Aérea e Exército não anda assim em missões dessas, quanto muito está numa secretária a mandar fazer cenas.
É que Almirante é só o Boss dos Bosses todos  :laugh21: