Onde é que ouviste falar disso? Sabes em que contexto?
Eu nunca tal ouvi falar...
boas...
se toda a gente ja tivesse ouvido falar de tudo ou se toda a gente soubesse o que se faz consertesa nao haveria motores diferentes uns dos outros...
desde os anos 60 quando se começou a entender o principio da expançao das ondas num escape a 2 tempos e se começou a aproveitar esse ciclo baseado nos principios da fisica que os motores de 2 tempos , nomeadamente os japoneses se começaram a impor em competiçao , acabamndo com o até entao reinado das 4 tempos .
de inicio se começou a entender que se conseguia fazer um escape ideal para uma certa rotaçao , mas que quando se queria usar uma outra faixa de rotaçao , ( mais media , ou mais alta , ou até mais baixa ..) se tinha de faser outro escape com outros parametros adequados a essa nova rotação .
ora o escape "novo" melhorava na faixa escolhida mas piorava naquela que o escape anterior funcionava bem .
até que alguem colocou a questão , será possivel faser um escape que me dé mais médias e rapidez de resposta sem perder as altas de um escape de altas ?
durante anos pessoas como o Eng Muller , Jan Thiel , Hans Hummel , entre outros se "fexaram em copas" com a tecnica que tinham para conseguirem com maquinas de produçao quase artesanal aquilo que os japoneses se viam á rasca ...ganhar campeonatos do mundo nas cilindradas pequenas ( kreidler , derbi , casal , zundap .,, ziegler , autisa etc etc etc ) nas classes 50 e 80 .
resumindo a tecnica do esacape multistafio ; ou bistagio permite a um determinado escape feito pelas cotas (medidas ) do motor ser mais eficiente em disparo e ao mesmo tempo ter uma alta forte .
o escape monostagio é um escape que é feito a contar com uma unica faixa de rotaçao de pico .
é um conceito que muito pouca gente utiliza devido á sua complexidfade.