Boas pessoal das AJP's, eu costumo andar mais pelos lados da DTR neste forum

apesar de ter uma DTR tenho uma já antiga paixão secreta pela AJP, acho-a linda, tem um estilo "badass" que em nada se compara á DTR e quando era miudo, e ia de DTR para a escola, apareceu um gajo com uma AJP 125 pr4, que quando punha a mota a trabalhar o "ronco" dela abafava a minha e tudo o resto á volta, enfim, uma verdadeira paixao secreta com vários anos.
De algum tempo para cá, tenho andado e pensar se não seria possível realizar este sonho e trocar a minha por uma AJP. Tinha de procurar bem, até encontrar um bom negócio pk os € não abundam. mas gostava de saber as vossas opiniões sobre os prós e contras de cada uma.
Sei que a AJP é 4T, que me agrada bastante, só aquele barulhinho, mais os consumos, mais o oleo para misturar, mais o cheiro . . não sei como é em questoes de fiabilidade, preços de equipamento, e como será conduzir uma AJP, isto pk a dtr é uma mota muito versatil, facil de conduzir até e o uzo que lhe dou é quase 100% estrada (uns passeios por uns caminhos mais complicados, mas nada de mato). . pelo que uma SM seria o ideal.
Ah, e agora entra a minha burrice em jogo. . podem explicar-me tipo "AJP for dummies" em que consistem as principais diferenças entre uma PR3 e uma PR4?
cumprimentos pessoal