em termos de engenharias e tecnologias a melhor de portugal, sem a menor dúvida, é o instituto superior técnico. as médias nunca são nada por aí além, até é relativamente fácil entrar, mas depois para sair de lá já é outra conversa. no ist maior parte (para não dizer todos) dos cursos é já com mestrado integrado, reconhecido pela ordem dos engenheiros, logo tens um curso de 5 anos em que podes ingressar na ordem, que tem várias regalias. para além disso, é uma universidade com largo e bom reconhecimento nacional e internacional. mas é difícil, muito difícil mesmo... cargas horárias puxadas, muito laboratório, muito exigente, pessoal muito competitivo e é preciso um gajo empenhar-se mesmo. sei que daqui do fórum, o nuno silva e o jerónimo andam lá.
a faculdade de ciências e tecnologia (que pertence à nova) também é boa. não tão boa como o técnico claro está, mas não deixa de ser também uma opção a considerar. é pessoal mais "relax", as médias são ainda mais baixas para entrar (só não entra mesmo quem não quer quase), não há tanta exigência e a carga horária e a nível de trabalhos também é menor. acho que nem todos os cursos contam com mestrado integrado, logo alguns cursos não são reconhecidos pela ordem dos engenheiros (o que não é muito bom). não é uma faculdade tão conceituada nem a nível nacional nem internacional.
depois ainda há o isel (instituto superior de engenharia de lisboa) que antigamente era um politécnico. que é muito pior que as outras duas, e deve ser das mais fracas a nível nacional. tanto que nenhum curso (salvo erro) é reconhecido pela ordem dos engenheiros, são só licenciaturas, as médias são tão baixas que até um gajo que tem 10 no exame de matemática consegue entrar, não precisas de física como prova de ingresso, e enfim, tem mais facilidades que as outras duas. eu nem punha esta como opção, mas às vezes depende tudo da média, e não sei qual é a tua. ah, e situa-se na expo.
se queres um futuro assegurado, com um bom curso, com bom reconhecimento vai para o técnico, sem a menor sombra de dúvidas. também podes pensar na nova, apesar de já ser mais limitada a bastantes níveis. depois quanto ao isel, apesar de ser em lisboa também, não o punha nas minhas opções.
boa sorte e força com essa média.