a comparação mais fiavel para ponta(cilindrada/nºcilindros/cavalagem) deve ser mesmo por exemplo entre uma cr500 e uma ktm525. porque nas restantes categorias/cilindradas não estou a ver outros 2 exemplos fiaveis... ![suspious :suspious:](http://www.clubdtr.com/Smileys/XarSmilies-1/suspious.gif)
Mas também quais são os critérios para comparar ?
Se metes uma KTM 525 EXC de origem para mato Vs Honda CR 500 de origem para mato, ambas a puxarem no alcatrão numa recta, a CR 500 leva no pacote acima dos 130 km/h ... é que a KTM 525 EXC de origem para mato faz à volta dos 150 - 155 km/h reais .. a CR 500 nunca na vida faz isso ..
Se formos para o campo das alterações, uma KTM 525 EXC mesmo com o motor e escape de origem, só mexendo na transmissão e rodas SM faz com relativa facilidade 160 - 170 km/h reais .. uma CR 500 a SM para fazer essa velocidade está praticamente com a transmissão máxima possível ( 16 - 38 ) ..
Eu na minha Husaberg FS 650 4T SM com 16 - 38 ( transmissão de origem ), faço +180 km/h e nem preciso de me agaixar ..
Uma CR 500 AF pesa à volta dos 103 kg, a Husaberg pesa à volta dos 112 kg .. a CR 500 é 2T e a Husaberg é 4T ..
Eu percebo porque é que a CR 500 de origem não anda mais, está limitada pela caixa, pela transmissão e por fazer pouca rotação, por outro lado o motor de origem é um cangalho para a cilindrada que tem ..
Eu quando tinha CR 250, cheguei a andar na estrada com rodas de mato, com 15 - 42 ( origem tem 13 - 48 ) e fazia a fundo com escape e motor de origem 158 km/h reais .. se tivesse um escape FMF SST talvez fizesse pouco mais de 160 reais ..
Uma 450 de 5 mudanças para enduro de origem faz à volta dos 150 km/h reais .. a CR 250 com transmissão de origem fazia 125 km/h ... ainda me lembro de uma vez ter apanhado 1 corda de uma WR 400F no alcatrão quando andava com 14 - 48 ...
Desde há 10 anos para cá que as 2T de grande cilindrada não tem evoluído e tem caixas que não são propícias para velocidades, a única excepção actualmente deve ser a KTM 300 EXC que acho que já tem caixa de 6 velocidades .. essa sim com uns toques deve ser a única que pode rivalizar com as grandes 4T supermotard ..
É que bater uma SXV, uma Husaberg 550/570/650, uma KTM 520/525/530, uma Husqvarna 510/610 não é tarefa fácil para uma 2T ..
tive uma kx250f e agora tenho uma dt125r, a diferença de potência não era muita, a Dtr tem velocidades superiores pois tem mais potência em altas rotações, ao contrário da KxF que embora tenha mais binário peca na potência em altas. estou a falar de uma diferença de 20km/h, mesmo que eu alterasse a trasmissão da kxf para obter a mesma velocidade de ponta, ela teria mais dificuldade em atingi-la
Estás completamente enganado, desde quando é que uma KX 250F tem menos potência em alta que uma DTR 125 ?!
A KX250F de origem tem 41-43 cavalos à cambota .. uma DTR 125 de origem tem à volta dos 26 - 28 cv à cambota .. lol
Mas nem era preciso comparar números, basta andar numa KX 250F e numa DTR 125 para se constatar logo o óbvio .. que a KX 250F é muito + potente .. mesmo em ponta, de origem para origem ( a KX 250F com transmissão para motocross ), deve andar ela por ela ( 120 km/h reais )