Olá Visitante

2t vs 4t em ponta

• 32 Respostas
  • 5639 Visualizações
*

Offline Valvoline

• 549
  • "der adler ist gelandet"
2t vs 4t em ponta
« em: Janeiro 26, 2011, 08:09:42 pm »
No ultimo dia tava no cafe com 1 amigo e veio á converça qual o melhor motor para velocidade de ponta. Bem eu tenho a minha opinião bem formada penso que 4t é muito superior que 2t , mas gostava de saber se é mesmo assim...

estamos a falar com motas de igual potencia claro ;).

*

Offline Alexandre1669

• 2233
Re: 2t vs 4t em ponta
« Responder #1 em: Janeiro 26, 2011, 08:15:11 pm »
penso que seja 2 t

*

Offline possible

• 1057
  • escafia
« Responder #2 em: Janeiro 26, 2011, 08:19:17 pm »
 enquanto numa 2t para se completar o ciclo o piston faz uma volta, no 1º tempo piston no pmi,2 tempo piston no pms , enquanto nas 4t tempos demora o dobro do tempo faz o processo do 2tempos duas vezes.

acho que da mais velocidade de ponta ....

acho que é assim , penso eu ... :S...

*

Offline RiItalkit

• *
  • 125
  • Yamaha
« Responder #3 em: Janeiro 26, 2011, 08:32:19 pm »
confiava mais num motor a 4 tempos para andar diariamente a fundo, :P

*

Offline Valvoline

• 549
« Responder #4 em: Janeiro 26, 2011, 08:43:56 pm »
Atenção venero os motores 2t para mim nao ha trabalhar mais fascinante que um motor de 2 ciclos. Soque axo que o forte do motor a 2 tempos é a aceleração não a ponta...  ???  bem mas é isso que quero discutir XD tou td de ouvidos para opinioes

*

Offline bkg

• 808
  • DTR a melhor moto do mundo!!
« Responder #5 em: Janeiro 26, 2011, 08:49:37 pm »
na minha opinião os motores a 2t tem mais ponta.

ja me dizeram que por exemplo a kx500 que tinha um motor a 2t era uma mota que atingia grandes velocidades embora tivesse uma acelaração muito rapida. agora se é a realidade ja não sei.
deixo os entendidos falarem. :moto:

*

Offline Valvoline

• 549
« Responder #6 em: Janeiro 26, 2011, 09:03:46 pm »
A questão é essa é que os motores 2t tem todos os ratios de mudanças muito curtos para aproveitar a energia do motor ao maximo.. e isso em minha opinião compromete muito a velocidade de ponta :S agora nao sei se um motor 2t com ratios parecidos ou iguais aos de uma 4t sera tão bom ou melhor em Ponta...

*

Offline bkg

• 808
  • DTR a melhor moto do mundo!!
« Responder #7 em: Janeiro 26, 2011, 09:18:06 pm »
pois, isso ja não te sei responder...

*

Offline possible

• 1057
  • escafia
« Responder #8 em: Janeiro 26, 2011, 09:20:19 pm »
as 125 de competiçao , yz rm cr sao umas cabras do mato e passam mudanaças rapido como dizes , mas olha que tambem dao velocidade alta, penso que 160km/H

*

Offline ISCO

• 6321
« Responder #9 em: Janeiro 26, 2011, 09:32:26 pm »
acho que é a 2t

*

Offline b0mb@s

• 3987
  • __b0mb@s__
« Responder #10 em: Janeiro 26, 2011, 09:51:08 pm »

Depende das motas que estejas a falar .. tem que ter duas para puderes fazer uma comparaçao .. Por ex DTr e Wr125 Dtr é mais rápida e faz mais ponta ... Yzf r 125 e Tzr 125 a mesma coisa Tzr mais rápida e MUITO mais ponta e por ai fora .. Nao é por gostar de motas a 2 tempos etc .. Mas só nao ve quem nao quer ..
Agora se forem comparar uma mota com carnagens com outra sem carnagens etc .. ai já muita coisa muda !

*

Offline Escada

• 7718
  • Já deita fumo :)
« Responder #11 em: Janeiro 26, 2011, 09:56:21 pm »
Ja tive uma 125 a 4T e agora tenho uma 125 a 2T. Para mim não têm comparação em questão de disparo e velocidade... Como já disse aqui no forum em vários lados um motor a 4T é durador e têm melhores consumos, mas disparo e velocidade de ponta é a 2T, são motores mais nervosos...

*

Offline Valvoline

• 549
« Responder #12 em: Janeiro 26, 2011, 10:22:14 pm »
Eu tou a comprar motores com a mesma cavalagem, uma wr YZf 125 tem 15cv uma tzr 125 tem uns 31 32... nem dá para comparar claro que as 2t nesse caso tem vantagem em ponta e em aceleração lol mas isso é obvio a debitar o dobro da potencia.. por ex uma 4t com 30 cv tera mais ponta que uma tzr 125 ?é ai que quero chegar.;)

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #13 em: Janeiro 26, 2011, 10:26:39 pm »
por ex uma 4t com 30 cv tera mais ponta que uma tzr 125 ?é ai que quero chegar. ;)

Mas uma 4T com 30cv já não é 125cc é para ai 250cc! O exemplo que te dei das minhas motos era entre a DTR e um 4T com 15 cv. Claro que a DTR só tem 15 cv de livrete ;) ! Mesmo assim uma moto a 2t com a mesma cavalagem, independentemente da celindrada é capaz de ter mais ponta, pelo menos demora menos tempo a atinguir a velocidade máxima...

*

Offline Valvoline

• 549
« Responder #14 em: Janeiro 26, 2011, 10:33:12 pm »

pelo menos demora menos tempo a atinguir a velocidade máxima...
[/quote]

Concordo :P

*

Offline toze

• 508
« Responder #15 em: Janeiro 26, 2011, 11:17:50 pm »

Depende das motas que estejas a falar .. tem que ter duas para puderes fazer uma comparaçao .. Por ex DTr e Wr125 Dtr é mais rápida e faz mais ponta ... Yzf r 125 e Tzr 125 a mesma coisa Tzr mais rápida e MUITO mais ponta e por ai fora .. Nao é por gostar de motas a 2 tempos etc .. Mas só nao ve quem nao quer ..
Agora se forem comparar uma mota com carnagens com outra sem carnagens etc .. ai já muita coisa muda !
2t. Concordo plenamente contigo! :moto:

*

Offline pstolas

• 5381
  • pustélas ????? tiroteio ?????
    • http://bikepics.com/members/tgopstolas/
« Responder #16 em: Janeiro 27, 2011, 12:35:55 am »
por norma as 2t são melhores  , e quanto mais baixa a cilindrada , maior a diferença.
o motores das 125 4t não são grande exemplo de perfomançes , mas por exemplo na classe das 4cilindro já é capaz de não aver assim tanta diferença, os 4t de 4cilindros recentes já teem montes de tecnologia que já lhes permite veloçidade ponta incriveis.

no caso das motas de cross , potençias iguais ~~55cavalos , as 4t ganham bem em ponta as 2t , mas teem muita mais cilindrada.

nas biçilindricas, uma aprilia rs250 2t é melhor do que  por exemplo uma honda cb500 , embora não sejam da mesma categoria.

a comparação mais fiavel para ponta(cilindrada/nºcilindros/cavalagem) deve ser mesmo por exemplo entre uma cr500 e uma ktm525. porque nas restantes categorias/cilindradas não estou a ver outros 2 exemplos fiaveis... :suspious:

*

Offline Joca_Man

• **
  • 276
« Responder #17 em: Fevereiro 16, 2011, 09:50:45 am »
mais potência significa mais aceleração e mais ponta. nas motas monocilindricas não há margem para duvidas. um motor a 2t atinge mais velocidade em menor espaço de tempo do que um motor a 4t. resumindo, uma mota a 4t para ter a mesma potência/desempenho de uma a 2t, tem que ter em média o dobro da cilindrada.

A queda de produção dos veículos a 2t resume-se á ecologia. Não esquecendo no entanto que uma mota a 4t também é mais pratica, não necessitando de mistura de combustivel por exemplo!

abraços a todos

*

Offline Valvoline

• 549
« Responder #18 em: Fevereiro 16, 2011, 10:05:29 am »
mais potência significa mais aceleração e mais ponta. nas motas monocilindricas não há margem para duvidas. um motor a 2t atinge mais velocidade em menor espaço de tempo do que um motor a 4t. resumindo, uma mota a 4t para ter a mesma potência/desempenho de uma a 2t, tem que ter em média o dobro da cilindrada.

A queda de produção dos veículos a 2t resume-se á ecologia. Não esquecendo no entanto que uma mota a 4t também é mais pratica, não necessitando de mistura de combustivel por exemplo!

abraços a todos

"estamos a falar com motas de igual potencia claro " so me interessa saber kual dos motores tem mais velocidade de ponta.

Abraço

*

Offline Joca_Man

• **
  • 276
« Responder #19 em: Fevereiro 16, 2011, 10:30:09 am »
tive uma kx250f e agora tenho uma dt125r, a diferença de potência não era muita, a Dtr tem velocidades superiores pois tem mais potência em altas rotações, ao contrário da KxF que embora tenha mais binário peca na potência em altas. estou a falar de uma diferença de 20km/h, mesmo que eu alterasse a trasmissão da kxf para obter a mesma velocidade de ponta, ela teria mais dificuldade em atingi-la

*

Offline diogo dtr

• 1634
  • curtir a vida au maximo
« Responder #20 em: Fevereiro 16, 2011, 12:52:27 pm »
a 2 tempos e muito mais nervosa  tanto em ponta como de aranque nao tem tanto como uma a 2tempos

*

Offline Xhizors

• 567
« Responder #21 em: Fevereiro 16, 2011, 09:21:22 pm »
Em igualdade de circunstancias o 2 tempos é claramente melhor!!!  :)

*

Offline pinkaro27

• 1175
« Responder #22 em: Fevereiro 16, 2011, 09:58:11 pm »
A meu ver o motor a dois tempos teem uma boa alma sem duvida, a tua pergunta deixa muito que falar pois uma mota para ponta é muito relativo para isso existe motas de pista, cross etc…
Em termos de gostos a meu ver é 2 Tempos pois tem algumas vantagens como desvantagens  ;)

O processo de um motor a 2 tempos é realmente simples possuindo assim algumas vantagens em relação ao motor 4 tempos, as principais:

• Motor mais potente
  • Motor mais leve, menos peças
  • Pode trabalhar em qualquer posição.
  • Motor mais barato
  • Motor de fácil preparação
abraços

*

Offline Valvoline

• 549
« Responder #23 em: Fevereiro 17, 2011, 10:20:55 am »
A meu ver o motor a dois tempos teem uma boa alma sem duvida, a tua pergunta deixa muito que falar pois uma mota para ponta é muito relativo para isso existe motas de pista, cross etc…
Em termos de gostos a meu ver é 2 Tempos pois tem algumas vantagens como desvantagens  ;)

O processo de um motor a 2 tempos é realmente simples possuindo assim algumas vantagens em relação ao motor 4 tempos, as principais:

• Motor mais potente
  • Motor mais barato
abraços

2 motas com a mesma carga aerodinamica o mesmo peso e a mesma potencia, so que uma a 4t e outra a 2t qual delas tem maior capacidade para atingir mais "top speed".

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #24 em: Fevereiro 17, 2011, 10:55:52 am »
Para mim é a 2T. Agora tenho 2T e já tive 4T, a que tive a 4T não chegava a atinguir a velocidade da que tenho actualmente.

*

Offline Valvoline

• 549
« Responder #25 em: Fevereiro 17, 2011, 11:08:06 am »
Para mim é a 2T. Agora tenho 2T e já tive 4T, a que tive a 4T não chegava a atinguir a velocidade da que tenho actualmente.

que 4t tiveste e 2t tens agora ?

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #26 em: Fevereiro 17, 2011, 11:55:23 am »

que 4t tiveste e 2t tens agora ?

A moto a 2T actual é uma DTRe, a 4T que tive foi uma imoto strada (chinesa). Como a i-moto é uma moto com motor que deixa um pouco a desejar vale mais fazer a comparação com uma Honda cbf125, não é minha mas do meu primo e já andei várias vezes nela. A minha atinge mais velocidade e tem mais arranque. Em consumo como já foi dito a minha precisa de óleo e abastece entre 2 a 3 vezes mais em relação á dele...

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #27 em: Fevereiro 17, 2011, 11:58:19 am »
Ja agora acrescento que a minha DTRe já não está de origem porque têm escape, balão e electronica deslimitada, mas um colega têm uma toda de origem e mesmo assim a DTRe dele anda mais e chega ao máximo mais rápido. A cbf está toda de origem e ambas têm 11kw.

*

Offline pinkaro27

• 1175
« Responder #28 em: Fevereiro 17, 2011, 05:18:16 pm »
oh, a questao dele é muito dificil de responder pois se ele desse nomes era uma coisa agora à sorte ...  ;)

*

Offline Joca_Man

• **
  • 276
« Responder #29 em: Fevereiro 17, 2011, 10:59:28 pm »

• Motor mais potente
  • Motor mais barato
abraços

2 motas com a mesma carga aerodinamica o mesmo peso e a mesma potencia, so que uma a 4t e outra a 2t qual delas tem maior capacidade para atingir mais "top speed".

2T sem sombra

*

Offline BroLy

• *
  • 1653
    • RacingSM
« Responder #30 em: Fevereiro 24, 2011, 02:13:41 pm »
a comparação mais fiavel para ponta(cilindrada/nºcilindros/cavalagem) deve ser mesmo por exemplo entre uma cr500 e uma ktm525. porque nas restantes categorias/cilindradas não estou a ver outros 2 exemplos fiaveis... :suspious:

Mas também quais são os critérios para comparar ?

Se metes uma KTM 525 EXC de origem para mato Vs Honda CR 500 de origem para mato, ambas a puxarem no alcatrão numa recta, a CR 500 leva no pacote acima dos 130 km/h ... é que a KTM 525 EXC de origem para mato faz à volta dos 150 - 155 km/h reais .. a CR 500 nunca na vida faz isso ..

Se formos para o campo das alterações, uma KTM 525 EXC mesmo com o motor e escape de origem, só mexendo na transmissão e rodas SM faz com relativa facilidade 160 - 170 km/h reais .. uma CR 500 a SM para fazer essa velocidade está praticamente com a transmissão máxima possível ( 16 - 38 ) ..

Eu na minha Husaberg FS 650 4T SM com 16 - 38 ( transmissão de origem ), faço +180 km/h e nem preciso de me agaixar ..

Uma CR 500 AF pesa à volta dos 103 kg, a Husaberg pesa à volta dos 112 kg .. a CR 500 é 2T e a Husaberg é 4T ..

Eu percebo porque é que a CR 500 de origem não anda mais, está limitada pela caixa, pela transmissão e por fazer pouca rotação, por outro lado o motor de origem é um cangalho para a cilindrada que tem ..

Eu quando tinha CR 250, cheguei a andar na estrada com rodas de mato, com 15 - 42 ( origem tem 13 - 48 ) e fazia a fundo com escape e motor de origem 158 km/h reais .. se tivesse um escape FMF SST talvez fizesse pouco mais de 160 reais ..

Uma 450 de 5 mudanças para enduro de origem faz à volta dos 150 km/h reais .. a CR 250 com transmissão de origem fazia 125 km/h ... ainda me lembro de uma vez ter apanhado 1 corda de uma WR 400F no alcatrão quando andava com 14 - 48 ...

Desde há 10 anos para cá que as 2T de grande cilindrada não tem evoluído e tem caixas que não são propícias para velocidades, a única excepção actualmente deve ser a KTM 300 EXC que acho que já tem caixa de 6 velocidades .. essa sim com uns toques deve ser a única que pode rivalizar com as grandes 4T supermotard ..

É que bater uma SXV, uma Husaberg 550/570/650, uma KTM 520/525/530, uma Husqvarna 510/610 não é tarefa fácil para uma 2T ..

tive uma kx250f e agora tenho uma dt125r, a diferença de potência não era muita, a Dtr tem velocidades superiores pois tem mais potência em altas rotações, ao contrário da KxF que embora tenha mais binário peca na potência em altas. estou a falar de uma diferença de 20km/h, mesmo que eu alterasse a trasmissão da kxf para obter a mesma velocidade de ponta, ela teria mais dificuldade em atingi-la

Estás completamente enganado, desde quando é que uma KX 250F tem menos potência em alta que uma DTR 125 ?!

A KX250F de origem tem 41-43 cavalos à cambota .. uma DTR 125 de origem tem à volta dos 26 - 28 cv à cambota .. lol

Mas nem era preciso comparar números, basta andar numa KX 250F e numa DTR 125 para se constatar logo o óbvio .. que a KX 250F é muito + potente .. mesmo em ponta, de origem para origem ( a KX 250F com transmissão para motocross ), deve andar ela por ela ( 120 km/h reais )

*

Offline rafoli

• 1825
« Responder #31 em: Fevereiro 24, 2011, 02:37:27 pm »
cbf 125 tem 8.3 kw e a dtre tem 11...
a cbf acompanha wr q tem 11 porque binário
nao tem é ponta

*

Offline miguelNS

• 2633
« Responder #32 em: Fevereiro 24, 2011, 07:40:14 pm »
as 125 de competiçao , yz rm cr sao umas cabras do mato e passam mudanaças rapido como dizes , mas olha que tambem dao velocidade alta, penso que 160km/H
Arruma-te a um canto, uma yz 125 chega aos 120 e e...