boas.
como sou parte citada aqui no tópico cabeme explicar o seguinte ja que o vendedor da peça ( escape ) em questao nao o fez.
fui contactado para que desse um orçamento para fazer um escape artesanal por medidas para um motor dtr com um kit 170 "mexido" por alguem.
nos contactos expliquei antecipadamente ara se fazer um escape por medidas é nesseçario uma coisa icencial ...AS MEDIDAS ..e a outra coisa icencial é que quem faça o motor saiba o que esta a fazer , nomeadamente tempos compativeis , areas compativeis , taxas corretas , tempos de igniçao corretas etc ..expliquei tudo isso bem detalhadamente .
como muitos de voçés saberão o velho lufo nunca fez um escape por medidas para fora ..nunca ! ..e porqué ?
como é que o tipo que faz o escape adivinha o que esta CONCRETAMENTE feito no motor ? ora nessa base e tendo o cliente dito que quem lhe fez o motor era entendido , mesmo nao me tendo fornecido nada em termos de timings , angulos , taxas etc ( deume a altura da janela de escape , o curso da cambota e que o cilindro tem 2 furos ) , eu calculei as cótas a partir dessas informaçoes e as informaçoes que nao tinha calculei numa base standardizada que permite que seja facil a alguem que saiba dazer um motor ter o escape certo.
expliquei varias veses ao diogo que o meu trabalho faço-o de forma correta e expliquei que lhe garanto que se for eu a fazer um motor com um 170 o escape aprova la porque eu faço o motor pelas formulas , nao o faço a olho .
expliquei tambem ao diogo que nao teria qualquer problema em alterarlhe o escape .
o diogo pediume um trabalho e eu fiz esse trabalho , e ele pagoume esse trabalho que lhe fiz
o diogo pediu a alguem para lhe fazer um motor , presumivelmente pagou ( nao sei se sim ou nao ) e essa pessoa se sabe fazer um serviço tambem deveria saber fazer as cotas ou fazer um escape , mas compreendo que seja mais facil inventar e se nao aprovar hade ser do escape ou do cdi ou doutra treta qualquer .
na altura dei ao diogo duas sugestoes :
- fazer o motor bem feito e por alguem que entenda.
- alterar o escape para um valor que se aproxime das cotas de um escape que lá aprove no motor dele ( visto que foi feito a "olho" a unica forma de saber o que la aprova é ir testando ...ou ha outra forma ? )
garantilhe tambem que faço um motor a 170 pelas formulas e o escape aprova
eu entendo as voças opinioes , e é muito simples dizer " o escape nao aprova no motor" , mas ja alguem pensou que é "o motor que nao aprova no escape " ?
reparem bem que no meu site nunca tenho escape á venda , cada escape é feito para um motor concreto .
cada setup tem um escape , mas o proprio setup tem de ser coerente entre as varias peças de cada motor , um setup nao é um conjunto de peças montadas num motor , o setup é um conjunto de valores que permitem através de formulas matematicas calcular os parametros todpos de um motor desde escape , eletrica etc.
se o diogo esta a vendewr o escape é porque o quer vender e a decisao é dele .
nao sou nenhum miudo nem ando aqui a enganar ninguem nem tenho prazer nenhum que um cliente nao esteja satisfeito
se o escape nao aprovou é que algo esta mal feito no conjunto motor /escape , certo ?
se o escape athena 170 é feito em Portugal pela Jamarcol e é o mesmo escape que nos chamamos Firebox , e se o dito firebox aprova bem num 125 tendo sido feito para 170 seria estranho , nao ?
se repararem ha parametros que nao mudam ( volume do carter , area de admição , amplitude da eletrica ) o que muda icencialmente é a cilindrada , rotaçao de carga e taxa primaria ( a efetiva poderá ou nao mudar ).
ora se um 125 que é mais rotativo enche bem o escape e da rendimento parto do principio que o 170 nao estara a fazer rotaçao suficiente para encher o escape ( a frequencia entre cada explosao se for menor , mesmo com maior cilindrada a pressao interna do escape escapasse diminuindo ).
espero ter esclarecido.
cumps