era o que te dizia
![laugh :laugh:](http://www.clubdtr.com/Smileys/XarSmilies-1/laugh.gif)
tens guarda lamas novas de origem , que ficam super bem e muito identicas as yz, sao copia mesmo .
estes motores devido ao port map de janelas de cilindro , aliado ao baixo peso do conjunto cambota /volante electronico é como se fosse 2 motores em 1 ....
motor 1 ate pouco mais meia rotação é um motor morto , nao anda nem a descer podemos imaginar ate as 6000 ou 7000rpm
motor 2 , das hipoteticas 7000rpm( so medindo em banco de ensaio se conseguese ter a certeza da rotação certa) , em que tem um clik, e a potencia aparece de estalo , sobe o resto da rotação muito rapido e alonga bastante a rotação , nesta faze tem uma potencia igual ou superior as restantes 50cc de competição , uns furos acima dum motor de serie .
saber andar bem assim com um motor ja é outra conversa ,alem dum bom kt de unhas é preciso conhecer o temperamento do motor , mas se agarres numa mota mais civilizada com uma dt , lhe mexeres no cilindro e lhe meteres um rotor fica assim tambem , por este motive vez a maioria do pessoal a dizer que ja experimentou rotor e nao gostou .
eu tenho uma anfesa que usa um motor destes com um pouquito mais de cilindrada , nao chega a 62,5cc e tem um estalo , amanha ate ou correr com ela , e o engracado é que quando ca vem pessoal a a casa e experimenta a mota tem sempre duas opinioes , o pessoal menos experimentado diz logo ,é pa parace que falta gasolina , se calhar tem a torneira fechada ... não chegam a puxar rotação como deve ser , e ate ao regime de rotação maximo de um motor normal de serie este não anda . O o pessoal mais experiente , uns ate correm ja dizem que ganda motor , tens uma pipa de massa investida nisto , partes electricas , carburadores , cilindro xpto... não a moto tem um cilindro de origem que comprei ja alargado a 44 , esta ligeiramente mexido , tem electrica de origem , tem carburador de origem 21 , lamelas de origem , caixa de filtro de ar de origem , so tem uma linha de escape especial, e esta bem afinada, nem precisa de mais nada , este material é que ja é xpto de origem
se achas que o motor é demasiado pontudo para andares na cidade , se tencionares meter um carburador maior ... mais pontudo fica , mais dificuldade em afinar , ja que a entrada de mistura desde a caixa de lamelas ate a cambota é estreita e nao tens beneficio algum em ter um carburador grande e depois um estrangulamento .
podes é pensar entao em modificar o motor de modo a que seja mais civilizado e suave para se guiar relaxado .
podes optar por uma parte electrica com volante mais pesado , tens as motoplat com cdi que equipavam alguns motor casal , um escape com medidas mais contidas , uma ponteira mais eficaz e uma nova afinação , deste modo nao estas a cortar o motor em altas , mas apenas a engrossar a curva de potencia do mesmo, vai é demorar um pouquito mais a subir de rotação , e ja vai começar a andar melhor a subir mesmo sem fazeres a rotação toda.
tens que ter em ideia que tudo o que ves para se mexer num motor , de meter isto e aquilo é para fazer excatamente um motor como tens , como vem na tua mota de serie , um motor que é um marco na sua categoria que a nivel de rapidez de resposta , potencia maxima e alongamento isto em 50cc, e podes sim mexer nele , mas para o chegar mais perto ao teu estilo de condução , e para isso vais ter de fazer exactamente o contrario o que ves fazerem nas outras marcas , o motor que equipava as ajp depois do 2000 esta no mesmo patamar dos ags , bgs , dos corsa corta e outros motores de competição tambem eles pontudos , e fortes la no cima da rotação , mais dificieis de guiar que um motor dt lc , crm , ou suzuki ts/rmx que sao mais redondos , tens mais força em baixas ,mais elasticidade de poderes usar uma gama diferente de rotação na mesma mudança e esta responder bem , mas mais curtos em rotação e ponecia maxima ( no estado original)