tem uma aplicação para colocar na alavanca de velocidade e no patim , esta aplicação tem tipo uns imans que fazem contacto , quando metes a velocidade faz com que esses imans estejam em contacto e faz com que o cts faça um corte do cdi ea velocidade entre. a bobine e o cdi da moto fazem ligação ao aparelho do cts e a aplicação da alavanca de velocidades liga ao aparelho do cts.
Eu na minha moto tenho montado 1 deste tipo só que funciona de maneira diferente , menos complexo para montar mais mais complexo para quem anda na moto..rs..rs
A parte electrica da minha moto tem 2 mapas que posso mudar num botão colocado num comando junto ao punho esquerdo, nesse mesmo comando tenho outro botão que faz o tal corte para meter a velocidade ( em espanha chamam a este sistema cambio automatico de velocidade ) , quando quero meter a velocidade sem tirar gás e sem utilizar a velocidade faço uma pequena força na alavanca de velocidades e como o motor vai em rotação a velocidade não entra , mas quando carrego no botão há um pequeno corte na rotação e a velocidade entrar. Este processo passa se em fracções de segundo.
A 1ª moto que meti esta parte electrica foi na minha Honda RS com motor YZ 85 que fez o campaonato nacional de velocidade, e na prova em Santo Andre estava na recta da meta e cada vez que a moto passava junto a mim parecia que havia uma falha de carburação pois a moto dava tipo um estalo . quando acabaram os treinos fui ter com o piloto ( Angel Outerelo ) e perguntei se a moto estava boa pois parecia que havia ali um problema e ele disse me que a moto estava boa e então explicou me que era quando trocava de velocidades sem tirar gás a moto dava aquilo tipo de estalo.