Olá Visitante

Dúvida sobre os motores de DT's e DTR's

• 19 Respostas
  • 1756 Visualizações
*

Offline JMarques

• 1676
Dúvida sobre os motores de DT's e DTR's
« em: Setembro 12, 2011, 11:38:47 pm »
Boa noite pessoal.
Existem ai muitas versões sobre os motores das lc's e das DTR's serem sachs, outros minarelli, outros dizem que são mesmo Yamaha. Quem é que mete os pontos nos I's nisto? Eu sei que existem vários modelos de LC's assim como de DTR's. Eu sei que no motor diz Yamaha, mas por vezes os motores podem ser fabricados por outras marcas e a montagem ser Yamaha. Quem me responde a esta dúvida??  :P

Cumprimentos :)

*

Offline b0mb@s

• 3987
  • __b0mb@s__
Re: Dúvida sobre os motores de DT's e DTR's
« Responder #1 em: Setembro 12, 2011, 11:47:17 pm »

Das dt´s nao sei das dtr é sachs .. Á mais motas com o motor igual á dtr mas de marcas diferentes !

*

Offline JMarques

• 1676
« Responder #2 em: Setembro 12, 2011, 11:52:34 pm »
Todos os motores das várias DTR's que saíram são Sachs? Eu também tinha essa ideia. Queria tirar as dúvidas.. :)

*

Offline ISCO

• 6321
« Responder #3 em: Setembro 12, 2011, 11:54:21 pm »
sei que das dtx 125 são minarelli

*

Offline JMarques

• 1676
« Responder #4 em: Setembro 13, 2011, 12:14:11 am »
Então DTR's Sachs, DT125X Minarelli, talvez? Não?  ;D

E as LC's? Venham os entendidos no assunto :P

« Responder #5 em: Setembro 13, 2011, 10:12:30 pm »
sachs  :-*

*

Offline same

• 26
« Responder #6 em: Setembro 14, 2011, 01:05:33 pm »
dt e dtrs mais antigas são motores  made in japan ;) a geração a seguir são motores minarelli ??? as mais antigas têm um motor muito mais fiável.

*

Offline JMarques

• 1676
« Responder #7 em: Setembro 14, 2011, 04:47:24 pm »
Lá está.. Uns dizem uma coisa, outros dizem outra...  ::)

*

Offline RicardoLuz

• <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • 40699
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
« Responder #8 em: Setembro 19, 2011, 02:46:28 am »
aiii...

dependendo do modelo que se tratou a dtr tzr e tdr eram feitos pla sachs, e outros feitos pla minarelli, as diferenças neles é que o nome minarelli esta gravado nas tampas e isso ;)

agora as conversas que os velhos sao melhores que os mais recentes é tudo mentira ;)

*

Offline JMarques

• 1676
« Responder #9 em: Setembro 19, 2011, 12:37:59 pm »
Obrigado Luz ;)

Isso em termos de dtr's... Agora de lc's... Alguém?  :suspious: :suspious:

*

Offline RicardoLuz

• <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • 40699
« Responder #10 em: Setembro 19, 2011, 01:51:57 pm »
eu acho que sao minarelli tambem

*

Offline JMarques

• 1676
« Responder #11 em: Setembro 19, 2011, 02:25:23 pm »
Isso devia de dizer nas chapas do motor  ::)

*

Offline Afonso

• 6986
« Responder #12 em: Setembro 19, 2011, 02:31:09 pm »
melhores sao os das tzr belgrada de todos os que tem este tipo de motor..

pelo menos em acabamentos, porque os das dtr parecem sempre que os carters nem foram feitos o esquerdo pa juntar ao direito xD

se a dtr tivese chapas xD,
ta gravado por dentro

*

Offline JMarques

• 1676
« Responder #13 em: Setembro 19, 2011, 06:05:18 pm »
melhores sao os das tzr belgrada de todos os que tem este tipo de motor..

pelo menos em acabamentos, porque os das dtr parecem sempre que os carters nem foram feitos o esquerdo pa juntar ao direito xD

se a dtr tivese chapas xD,
ta gravado por dentro

Pois...  ;D

*

Offline hugxd

• 1832
  • DTRstok
« Responder #14 em: Setembro 20, 2011, 07:21:23 pm »
os motores feitos pela minarelli teem melhor acabamentos e tem as peças gravadas tanto nas  tampas carteres embriagens etc teem o nome minarelli
a sachs é que que o pessoaal ve acabamentos  0

*

Offline JMarques

• 1676
« Responder #15 em: Setembro 20, 2011, 08:25:53 pm »
As DTR's não têm nenhum motor mesmo Yamaha então  :o

*

Offline RicardoLuz

• <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • 40699
« Responder #16 em: Setembro 21, 2011, 05:13:50 am »
nop...

desculpa la desapontar-te :laugh24:

« Responder #17 em: Setembro 21, 2011, 05:59:28 am »
o motor da DT50 lc é uma evolução da antiga DT50ma, como se pode constatar na tampa de embraiagem em que a ligação da agua entre a bomba e o cilindro é exterior, e esse motor é mesmo Yamaha, tal como o antigo.

O mesmo acontece com a DT125lc, em que o motor é uma evolução do DT125 a ar e utilizou se o mesmo tipo de ligação da bomba de agua que foi usado no modelo com 50cc. A evolução final deste motor é o 125lc YPVS, usado nas RD125lc YPVS e DT125 YPVS. Como com outros 125 também havia versões com 200cc e até uma versão deste foi montado na moto4 Blaster 200, sem bomba de agua e sem YPVS. Também havia unidades deste motor  produzidas pela minareli, são os motores com a referencia 2AJ e têm as tampas, os carteres e muitos outros componentes identificados com o logo "motori minareli, no entanto não havia muitos e segundo sei só eram montados nas DT125Z teneré. Todos outros 125lc tinham a referencia 57U para as DT125lc YPVS e eram Yamaha. (Tenho ambos, sei do que estou a falar)

Não tenho bem a certeza, mas as primeiras DTR (as que ainda traziam carburador 26) também tinham motor Yamaha. O motor não é uma evolução, é uma espécie de motor de YZ125 da altura, mas desartilhado e com um cilindro muito semelhante ao que usava a TZR125 2RH que tinha motor Yamaha made in japan de admissao ao carter e refrigeração liquida de raiz. No fundo é uma junção de ambos mas aproveitando o que cada um tinha de pior. Não tenho certezas sobre quem fez o design inicial, mas penso que foi a Yamaha que fabricou as primeiras unidades e depois entregou a produção a Sachs e à já na altura subsidiaria minareli. Eu penso que os motores que vemos na maioria das DTR são Sachs, porque os únicos que vi até hoje gravados por dentro com "motori minareli" são os que montam as versões belgarda da TZR125 e da TDR125. Estes motores minareli genuínos até podem ter melhores acabamentos que os outros, mas a liga de alumínio utilizada não tem a mesma qualidade dos outros sem gravações no interior, já por duas vezes tive oportunidade de constatar isso, talvez seja por isso a razão de existir o mito que os antigos eram melhores ...

Algo que hoje em dia ainda subsiste quando comparamos am6 com DT50 lc ... experimentem bater com um martelo num cárter ou tampa de DT e depois façam no com a mesma força num am6...e tirem as vossas próprias conclusões ...

Eu cá prefiro os velhos ...tanto 50 como 125 ... mas isso sou eu ...

*

Offline JMarques

• 1676
« Responder #18 em: Setembro 21, 2011, 03:41:41 pm »
nop...

Nada desapontado mesmo. É pa calar a boca aos meninos que andam de dtr e gozam com as sachs e minarellis!!  ;D

o motor da DT50 lc é uma evolução da antiga DT50ma, como se pode constatar na tampa de embraiagem em que a ligação da agua entre a bomba e o cilindro é exterior, e esse motor é mesmo Yamaha, tal como o antigo.

O mesmo acontece com a DT125lc, em que o motor é uma evolução do DT125 a ar e utilizou se o mesmo tipo de ligação da bomba de agua que foi usado no modelo com 50cc. A evolução final deste motor é o 125lc YPVS, usado nas RD125lc YPVS e DT125 YPVS. Como com outros 125 também havia versões com 200cc e até uma versão deste foi montado na moto4 Blaster 200, sem bomba de agua e sem YPVS. Também havia unidades deste motor  produzidas pela minareli, são os motores com a referencia 2AJ e têm as tampas, os carteres e muitos outros componentes identificados com o logo "motori minareli, no entanto não havia muitos e segundo sei só eram montados nas DT125Z teneré. Todos outros 125lc tinham a referencia 57U para as DT125lc YPVS e eram Yamaha. (Tenho ambos, sei do que estou a falar)

Não tenho bem a certeza, mas as primeiras DTR (as que ainda traziam carburador 26) também tinham motor Yamaha. O motor não é uma evolução, é uma espécie de motor de YZ125 da altura, mas desartilhado e com um cilindro muito semelhante ao que usava a TZR125 2RH que tinha motor Yamaha made in japan de admissao ao carter e refrigeração liquida de raiz. No fundo é uma junção de ambos mas aproveitando o que cada um tinha de pior. Não tenho certezas sobre quem fez o design inicial, mas penso que foi a Yamaha que fabricou as primeiras unidades e depois entregou a produção a Sachs e à já na altura subsidiaria minareli. Eu penso que os motores que vemos na maioria das DTR são Sachs, porque os únicos que vi até hoje gravados por dentro com "motori minareli" são os que montam as versões belgarda da TZR125 e da TDR125. Estes motores minareli genuínos até podem ter melhores acabamentos que os outros, mas a liga de alumínio utilizada não tem a mesma qualidade dos outros sem gravações no interior, já por duas vezes tive oportunidade de constatar isso, talvez seja por isso a razão de existir o mito que os antigos eram melhores ...

Algo que hoje em dia ainda subsiste quando comparamos am6 com DT50 lc ... experimentem bater com um martelo num cárter ou tampa de DT e depois façam no com a mesma força num am6...e tirem as vossas próprias conclusões ...

Isso aplica-se a todas as lc's? (lc, lcd e lcde)

*

Offline romeuhramos

• 7977
  • Engenheiro a 2 tempos
« Responder #19 em: Setembro 23, 2011, 11:02:44 pm »
nop...

Nada desapontado mesmo. É pa calar a boca aos meninos que andam de dtr e gozam com as sachs e minarellis!!  ;D

Isso aplica-se a todas as lc's? (lc, lcd e lcde)

lcde é uma versão fraquinha de YZ80!?