Olá Visitante

Como desbastar volante magnético no torno mecânico. Tem sentido de rotação?

• 11 Respostas
  • 3654 Visualizações
*

Offline Beto Lc JL

• **
  • 335
Boas pessoal

Para quem não sabe tenho uma Derbi Gpr 50 R já com alguns posinhos magicos e gostaria por um rotor quando a mota estivesse pronta para sair da oficina, mas como as finanças não dão para tudo para já para melhorar um pouco tive um ideia.

http://www.clubdtr.com/index.php/topic,61394.0.html

Desbastar o volante magnético assim como se faz nas lc's, dtr's, etc..

Eu tenho sitio onde fazer isso.

Uma pessoa já me falou para ter cuidado por causa do sentido dde rotação enquanto estou a desbastar, a mim falaram que ao desbastar o torno mecânico tem que estar a rodar no sentido contrário ao sentido de rotação do motor, ou seja, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio

Será que alguém sabe e pode tirar esta duvida que tenho?

Obrigado e boas curvas

*

Offline cesar

• 8318
Olha eu desbastei sempre o meu e o do joel e o do zeca no sentido contrario ao dos ponteiros do relogio

*

Offline hugxd

• 1832
  • DTRstok
isso tanto faz ser no sentido ou contra os ponteiros do relogio

o que teem que ter em atençao é ao desbastar deixarem uma margem pa carga/peso do volante porque se desbastao muito parte  por isso quando pensares em fazelo faz mas tem outro volante suplente po caso de ele partir senao ficas a pé

*

Offline cesar

• 8318
O pior e partir em andamento

*

Offline Beto Lc JL

• **
  • 335
Olha eu desbastei sempre o meu e o do joel e o do zeca no sentido contrario ao dos ponteiros do relogio

Pois tal como eu já tinha dito já me tinham falado de ter que ser no sentido contrário aos ponteiros do relógio, mas nunca me deram certezas :/
thanks pela ajuda

*

Offline Beto Lc JL

• **
  • 335
isso tanto faz ser no sentido ou contra os ponteiros do relogio

o que teem que ter em atençao é ao desbastar deixarem uma margem pa carga/peso do volante porque se desbastao muito parte  por isso quando pensares em fazelo faz mas tem outro volante suplente po caso de ele partir senao ficas a pé

ok obrigado, não tenho nenhum suplente, aquele volante manético nunca o tirei e vi a espessuda dele, mas segunfo já me falaram tem á volta de 3,5mm de espessura e vou desbastar 1,5mm e deixo com 2mm, sei que dá para desbastar mais mas assim sei que não parte ;)

*

Offline dani_gt

• *
  • 193
normalmente o torno mecanico para desbastar trabalha no sentido contrario ao ponteiro do relogio.. a menos que tenhas ferro de corte e suporte para fazeres ao contrario..

secalhar quando te disseram isso foi por causa disso.. :D

*

Offline BTK

• 8193
Para um lado ou para o outro não importa, desde que os imans não atinjam a temperatura de Curie está tudo bem.

*

Offline Beto Lc JL

• **
  • 335
normalmente o torno mecanico para desbastar trabalha no sentido contrario ao ponteiro do relogio.. a menos que tenhas ferro de corte e suporte para fazeres ao contrario..

secalhar quando te disseram isso foi por causa disso.. :D

Ah ok então é isso thanks

*

Offline Beto Lc JL

• **
  • 335
Para um lado ou para o outro não importa, desde que os imans não atinjam a temperatura de Curie está tudo bem.

"temperatura de Curie" ??
Suponho que isso seja a temperatura que faz desmagnetisar ou destemperar os imans certo?

*

Offline BTK

• 8193
Re: Como desbastar volante magnético no torno mecânico. Tem sentido de rotação?
« Responder #10 em: Outubro 06, 2011, 07:21:37 pm »
Sim, tipicamente para imans de neodimio anda na casa dos 200ºC, agora nos volantes não faço ideia.

*

Offline Beto Lc JL

• **
  • 335
Re: Como desbastar volante magnético no torno mecânico. Tem sentido de rotação?
« Responder #11 em: Outubro 06, 2011, 09:05:03 pm »
Sim, tipicamente para imans de neodimio anda na casa dos 200ºC, agora nos volantes não faço ideia.

ok definitivamente não estou a perceber nada  :laugh25:
mas percebi o teu concelho, não deixa-lo aquecer muito ;)
thanks