Uma mota que experimentei e gostei bastante do comportamento é a kawasaki kmx 125, é uma mota muito maneirinha, muito leve, bom motor, acho que se arranjam a bom preço, tens a vantagem de ter matricula, as aprilia rx 125 também são jeitosas, boas suspensões, bons travões, arranjam-se na ordem dos 1000e tanto uma como outra, dá para fazeres tudo que uma 200 ou mais faz, pessoalmente prefiro uma mota ágil e segura a uma muito potente pela experiência que tenho, é sempre melhor dar um passeio e chegar a casa inteiro, do que dar a volta da loucura e chegar a casa com um braço ao peito.
Já testei aprilia rx 50, aprilia rx 125, yamaha dt125r, suzuki rmx 50, suzuki rmx 125, husqvarna wre 125 com motor modificado(e bravo mesmo!), honda crf 250, aprilia kmx 125, de todas a que mais gostei foi da kawa, é uma mota que se mexe bem sem meter medo, é talvez a mais leve destas todas da lista e tem motor fiável, é a minha proxima aquisição pois fiquei mesmo adepto da mota depois de andar um bocado no monte com uma, como gosto de passeios soft e umas subiditas de vez em quando mas com calma, a mota faz isso tudo e sem assustar, experimenta uma é o que te recomendo, aquilo parece uma bicicleta de downhill com motor acoplado.