Olá Visitante

ILEGALIDADES

• 11 Respostas
  • 2948 Visualizações
*

Offline bricius

• 3018
  • SERVIÇO DE OFICINA ENCERRADOS TEMPORARIAMENTE
    • www.cmoto.net
ILEGALIDADES
« em: Março 15, 2012, 11:02:26 am »
Boas.

presenciei uma conversa sobre um tema que poderá eventualmente interessar a muitos users aqui do Forum .

um amigo meu que é tenente da BT estava ontem em amena cavaqueira a explicar a um cliente meu que tanto uma DTR sem piscas , como uma LC sem manómetros , ou uma LCR , todas elas são ilgais.......mas ha diferenças.

uma DTR  sem piscas , é iegal , é uma contraordenação , do codigo da estrada  , dá origem a multa nao dá apreenção

uma LC sem manometros , é ilegal , é uma contraordenaçao , do codigo da estrada , dá origem a multa , não da apreenção

assim como sao tambem ilegais os farois e farolins nao homolgados , escapes sem homologaçao , jantes e pneus diferentes dos constantes do livrete , etc etc.

tudo isso dá multa.

mas uma LCR , que tambem é ilegal perante a lei ja é bem diferente.

embora nao seja obrigatorio constar do livrete o numero do motor , a lei diz que é proibido "raspar" numeros de motor , é tambem proibido afixar um veiculo um motor de modelo  cujo fabricante jamais tenha utilizado originalmente no modelo de veiculo em causa .

ou seja a aplicaçao de motores dtr em lc´s , de motores lc em zundaps ou casal boss e outros trabalhos de genero caso visem a utilizaçao na via publica conforma a pratica de crime , podendo ser punivel com pena de prisao e dando origem a apreençao do veiculo no qual foram detetadas as alteraçoes , apreençao essa definitiva.

como diz o velho ditado cada um faz o que quer e usa o que quer , mas pensem duas veses antes de comprarem ou fazerem um progeto desses , pois se a intençao for utilizalo na via publica poderão vir a ter algum tipo de contratempos e muitas xatices

cumps

*

Offline carlos dtr

• *
  • 167
  • DUAS PAIXOES NA VIDA DTReSLB
Re: ILEGALIDADES
« Responder #1 em: Março 15, 2012, 12:01:45 pm »
A ai muitas que vão encostar ou então fazem o mesmo todos os dias, fogem
por isso digo andar legal e uma MARAVILHA ABRAÇO

*

Offline Nitro

• 1643
  • Supermoto > all
« Responder #2 em: Março 15, 2012, 12:22:36 pm »
faltou a parte em que se convertem monocilindricos para bicilindricos.

*

Offline aperta

• 1817
  • F.ApErTa 11
« Responder #3 em: Março 15, 2012, 12:42:45 pm »

quem faz isso de certeza que não os vez na estrada a andar no dia a dia.

*

Offline bricius

• 3018
    • www.cmoto.net
« Responder #4 em: Março 15, 2012, 01:10:41 pm »

boas

a parte em que se transforma uma dt monocilindrica numa dt bicilindrica englobasse na mesma parte da aplicaçao de um kit athena 170 numa dtr , ou da aplicaçao de um italkit 100 numa dt , ou até da simples retificaçao de uma dt a 42 ou a 45.............é uma contraordenação resultante do aumento da cilindrada original do veiculo , podendo dar origem a uma inspeçao B , mas nao dando origem a apreenção nem a ação criminal , pois o motor utilizado na mota é o mesmo motor que vinha de origem na mota,

diferente é o caso de se aplicar um motor bicilindrico ( tzr250 , rd350 etc ) numa lc ou dtr ou outra

o meu post visa apenas e só esclarecer que coisas que aparentemente sao identicas e parece que não tem mal nenhum , na prática e perante as autoridades são casos muito diferentes.

por exemplo , se tivermos pneus slicks na nossa mota , sao equivalentes a pneus carecas , se tivermos sliks com piso aberto eles estao "legais"

na pratica a grande maioria das maquinas 2 tempos que circula em Portugal estara de uma ou outra forma ilegal e sugeita a multa ( ou nao tem espelho . ou nao tem conta km  , ou nao tem piscas , ou nao tem no deposito gravada ou pintada a marca ou o modelo da mota ( sim é obrigatorio no deposito de combustivel direta ou indiretamente estar bem visivel a marca ou o modelo da mota , verifiquem que todas as motas á venda novas trasem sempre a marca ou o modelo pintado ou colado no deposito ou tampas do deposito ) , falta de stop , luzes nao homologadas , rodas fora da medida do livrete , alteraçoes de motor etc ..........tudo isso podera dar multa e penso que todos sabem bem isso.

por exemplo uma lcr com piscas , buzina , manometros , pneus legais , escape legal , tudo certinho , mas com motor dtr , mesmo assim da ( podera dar se o sr agente se aperceber ) direito a um processo crime , caso seja apanhada a circular na via publica ( ATENÇÃO - caso seja apanhada na via publica , pois se for um veiculo usado em propriedade privada ou em circuito de competiçao tal nao se coloca )

nao quero que pareça que estou a defender ou criticar algo , estou só a partilhar uma informação que podera ser importante de partilhar.

cumps

*

Offline romeuhramos

• 7977
  • Engenheiro a 2 tempos
« Responder #5 em: Março 15, 2012, 01:38:26 pm »
Eu acho que isto toda a gente minimamente tem a noção.....

Simplesmente a GNR n liga muito a pequenas coisas, um escape, um italkit, etc etc. E se assim n fosse quase tudo o que era 50cc e 125cc estaria mais que Ilegal....
Mas quanto ás LCR a conversa já é outra  :-\

*

Offline striker_

• 890
« Responder #6 em: Março 15, 2012, 06:49:00 pm »
Concordo com o que o romeu disse..

« Responder #7 em: Março 16, 2012, 01:06:31 am »
Eu tendo uma mota de enduro, com luzes frente e atrás sem manómetros e sem espelhos já comprei a mota assim legalizada no stand, a BT pode mandar vir?

*

Offline bricius

• 3018
    • www.cmoto.net
« Responder #8 em: Março 16, 2012, 01:33:42 am »
boas.
o velocimetro ( vulgo "conta km ") , espelho , stop , matricula vertical ou com variaçao ate 10 graus em relaçao a vertical , entre outras , é obrigatorio por lei , ou seja a falta desses elementos dá multa ,
cumps

*

Offline ruben.boq

• 1220
« Responder #9 em: Março 16, 2012, 04:59:21 am »
Aposto que 95% das 50cc-125cc têm uma minima coisa ilegal qeu se insira naquilo que o bricius disse.
A lei pode embirrar por coisas .. que não fazem sequer sentido, como aquilo de ter o modelo no deposito, não fazia a mínima ideia.  Alguns, fexam os olhos, porque entendem isso. Outros não. O que Normalmente me dizem e "epah, podes ter razão, isso não é nada de mal, não faz Diferença nenhuma, Mas é a lei, e o meu Dever é aplicar-te uma coima\multa"
O que até hoje nunca aconteceu, apenas uma multa por não ter a carta verde do Seguro. e muita sorte tive eu, porque tinha feito uma grande asneira, No parque das nações, passei os pinos para o lado dos peões para ultrapassar os carros, e quando saio na retunda olho para a frente, e estava uma operação stop em frente á Sport TV, ele disse "Se não tivesses Feito o que Fizes-te, nem te tinha mandado parar.
Não tinha espelhos, nem piscas, nem autoculantes, Nem manómetros, tinha pneus slick 17"  Porta numeros, luzes tipo "bala" não tinha luz atrás etc ...

Uma pergunta, Eu estando com a mota á mão, eles não me Podem multar por não ter um Espelho, um pisca, jantes ilegais ou etc.. O Requisito Para a mota se encontrar na via publica, mas não a circular, é possuir seguro, não é?

*

Offline bricius

• 3018
    • www.cmoto.net
« Responder #10 em: Março 16, 2012, 09:12:00 am »
boas Ruben

tal como disseste a grande maior parte dos agentes da autoridade ou não sabe ou não liga a essas "insignificancias" e geralmente não inplica com elas , mas ha sempre este ou aquele agente que pode estar mal disposto e "aplica a lei" abrindo o livrinho e pimba.

tal como alguns já disseram , possivelmente 90 por cento das 50 ou 125 existentes no país , têm sempre uma ou outra coisa que podera ser considerada "ilegalidade" e por isso sujeita a multa.

segundo o codigo da estrada um condutor com um ciclomotor ou com um motociclo pela mão , mesmo circulando na via publica , é considerado um peão , e por tanto é considerado pelas autoridades como tal. ( E TEM DE SE COMPORTAR COMO TAL ) ou seja nem pode levar a mota a mao com o motor a trabalhar , nem pode ir montado na mota mesmo com o motor desligado , nesses casos é considerado condutor e como tal será tratado.

eu proprio ja usei essa " técnica " varias veses , por exemplo um dia andava a esbraziar na herdade da Apostiça e ao chegar ao alcatrão para atravessar para a Ferraria estava a brigada de transito , ainda no trilho de terra apeei , parei o motor , fechei a gota , tirei o casco , e com a mota pela mão atrevassei o alcatrão mesmo junto á operação stop .
encostei a mota a um pinheiro , ja dentro da herdade da Ferraria , quando um sr agente , se dirigiu e pediu os docs , mostrei a factura e expliquei que aquilo era um veiculo de competição e que como tal nao nessecita de luzes , piscas , matricula , etc etc pois nao pode circular na via publica.
la chamou os outros , e o sargento responsavel pela operaçao stop la lhe disse que perante a lei eu estava legal (mesmo sem luzes , seguro, carta etc ) pois eu não estava a circular na via publica mas sim em propriedades privadas , e quando atravessei o alcatrao eu o tinha feito como peâo pelo que como peão nao teria de ter carta , seguro , capacete etc.  e pronto estava tudo certo ,  " vá com cuidado , etc etc  " e la fui eu "roçar  mato"...
nesses casos o condutor apenas se tem de fazer acompanhar por "documento comprovativo da propriedade do veiculo" seja factura ou declaração de venda .

essa "técnica" tambem pode ser usada na cidade quando queremos passar de um lado para o outro de uma rua ou avenida quando existe traço continuo , mas existe tambem uma passadeira .
basta apear , parar o motor , atravessar pela passadeira com a mota a mao e "voilá" , ja estamos "legalmente" do outro lado da avenida .

muitas das veses , somos multados por coisas que "desconhecemos" e que consideramos insignificantes , e por vezes até temos razão , mas se a lei disser que é ilegal é pela lei que seremos tratados , ( e geralmente "multados" )

aquilo a que geralmente chamamos multa tem o nome "coima" , e a coima é um "castigo" por alguem ter cometido uma "contraordenação" , ou seja alguem que esta "contra a ordem "  ou contrario á ordem , ou contrario á lei ,  ou seja ilegal !

convem termos cuidado , evitar essas situaçoes , de preferencia evitar dar nas vistas , e andar dentro da legalidade pois "eles andem aí ..."

*

Offline ruben.boq

• 1220
« Responder #11 em: Março 16, 2012, 02:46:52 pm »
Eu uso Várias vezes essa técnica, saio da mota, e atravesso a estrada, quase sempree.

Uma vez fui comprar um as peças a uma loja em chelas, e o filho do dono da loja que estava á porta disse "Voçês têm tudo Legal nas Motas? A Policia está ali á vossa Espera" Foi certinho e direitinho. Sai com o meu amigo, ficamos pouco mais de 5min parados á volta da mota, e eles perceberam que os tinhamos visto, passaram por nós como quem diz, vah, nós vamos em bora, vão lá embora voçês. o meu colega vira-se, vah, Bora. Eu disse para irmos á mão que eles nos iam apanhar so outro lado, andamos 300m aparecem eles .. E usei esse argumento de ser um peão para não me multarem, caso contrário ficavam a passar mukltas até ao Dia Seguinte!