boas Ruben
tal como disseste a grande maior parte dos agentes da autoridade ou não sabe ou não liga a essas "insignificancias" e geralmente não inplica com elas , mas ha sempre este ou aquele agente que pode estar mal disposto e "aplica a lei" abrindo o livrinho e pimba.
tal como alguns já disseram , possivelmente 90 por cento das 50 ou 125 existentes no país , têm sempre uma ou outra coisa que podera ser considerada "ilegalidade" e por isso sujeita a multa.
segundo o codigo da estrada um condutor com um ciclomotor ou com um motociclo pela mão , mesmo circulando na via publica , é considerado um peão , e por tanto é considerado pelas autoridades como tal. ( E TEM DE SE COMPORTAR COMO TAL ) ou seja nem pode levar a mota a mao com o motor a trabalhar , nem pode ir montado na mota mesmo com o motor desligado , nesses casos é considerado condutor e como tal será tratado.
eu proprio ja usei essa " técnica " varias veses , por exemplo um dia andava a esbraziar na herdade da Apostiça e ao chegar ao alcatrão para atravessar para a Ferraria estava a brigada de transito , ainda no trilho de terra apeei , parei o motor , fechei a gota , tirei o casco , e com a mota pela mão atrevassei o alcatrão mesmo junto á operação stop .
encostei a mota a um pinheiro , ja dentro da herdade da Ferraria , quando um sr agente , se dirigiu e pediu os docs , mostrei a factura e expliquei que aquilo era um veiculo de competição e que como tal nao nessecita de luzes , piscas , matricula , etc etc pois nao pode circular na via publica.
la chamou os outros , e o sargento responsavel pela operaçao stop la lhe disse que perante a lei eu estava legal (mesmo sem luzes , seguro, carta etc ) pois eu não estava a circular na via publica mas sim em propriedades privadas , e quando atravessei o alcatrao eu o tinha feito como peâo pelo que como peão nao teria de ter carta , seguro , capacete etc. e pronto estava tudo certo , " vá com cuidado , etc etc " e la fui eu "roçar mato"...
nesses casos o condutor apenas se tem de fazer acompanhar por "documento comprovativo da propriedade do veiculo" seja factura ou declaração de venda .
essa "técnica" tambem pode ser usada na cidade quando queremos passar de um lado para o outro de uma rua ou avenida quando existe traço continuo , mas existe tambem uma passadeira .
basta apear , parar o motor , atravessar pela passadeira com a mota a mao e "voilá" , ja estamos "legalmente" do outro lado da avenida .
muitas das veses , somos multados por coisas que "desconhecemos" e que consideramos insignificantes , e por vezes até temos razão , mas se a lei disser que é ilegal é pela lei que seremos tratados , ( e geralmente "multados" )
aquilo a que geralmente chamamos multa tem o nome "coima" , e a coima é um "castigo" por alguem ter cometido uma "contraordenação" , ou seja alguem que esta "contra a ordem " ou contrario á ordem , ou contrario á lei , ou seja ilegal !
convem termos cuidado , evitar essas situaçoes , de preferencia evitar dar nas vistas , e andar dentro da legalidade pois "eles andem aí ..."