Motas a 2 tempos é para fazer rotação, é como comprar um diesel e chamar áquilo desportivo 
Um RS250 está bem, ou uma RG 500 ou uma RD500..
Um veículo não tem que ser rotativo para ser denominado " desportivo " ..
Um V8 GM de origem borra-se para passar das 7000-7500rpm ( o mesmo que um Renault Clio Sport ) e no entanto consideram o V8 desportivo ..
Há outros factores que interessam para a definição " desportivo ", se for um veículo que faz excelentes tempos por volta e é muito rápido e faz muita velocidade, tanto faz ser Otto, Diesel ou Eléctrico ..
Actualmente até existem N exemplos em como o Diesel é um excelente propulsor para competição .. prova disso é no Dakar nos últimos anos tem sido sempre o motor 3.0 TDI a vencer a competição .. em Le Mans nos últimos anos os motores Diesel ( 5.5 V12 e agora 3.7 V6 ) andam a espancar a malta dos Otto .. inclusivé Otto 2.8 V6 Bi-Turbo da Honda .. se quiserem coloco aqui a referência desse LMP da Honda para não acharem que estou a inventar ...
Há uma coisa muito importante chamada binário e curvas de potência e binário e nisso hoje em dia um motor Diesel já é bastante bom .. o facto de não fazer 8000 ou 10 000rpm é facilmente compensado com uma transmissão adequada e caixa longa para tornar o motor mais elástico, simples.
Porque é que as novas 250 4T de Moto3 já estão perto de bater os recordes das 125 2T em determinadas pistas espanholas ?
Porque apesar de terem menos potência pico e fazerem menos rotação ( as 125 de topo atingiam ~15500rpm as 250 4T fazem 14000 - 14500), é o facto da 250 4T ter um motor mais elástico devido a uma caixa um pouco menos cerrada e por ter mais binário desde baixas ..
Quanto à Aprilia RS 250, Yamaha RD 500 e Suzuki RG 500, como eu possuo essas 3 motas posso falar por experiência própria, qualquer uma delas faz quase tanta rotação quanto uma DTR 125 com escape Firebox completo ( ~10 500 - 11 000rpm ), excepto a Aprilia RS 250 que de origem faz cerca de 11 500rpm .. para essas 3 motas fazerem 12 000 ou 13 000rpm tem que estar alteradas de escapes, electrónica e cilindros ( portmaps ).. mas isso tanto é válido para uma RG 500 como para uma DT 50 ...
Desde há uns anos para cá que as 4T são por norma mais rotativas que uma 2T .. não percebo porque é que a malta continua a insistir que as 2T são mais " rotativas " ... em termos de valor absoluto de rotação máxima as 4T estão melhores ... acho que o que querem dizer é o comportamento a subir de rotação entre 2T e 4T .. as 2T "potentes" são por norma mais "OFF/ON" e mais violentas .. aí sim concordo ..