Olá Visitante

DT 125 R para compra - bom negócio ou um pesadelo?

• 28 Respostas
  • 2456 Visualizações
*

Offline flyaway

• **
  • 325
  • Porreiro pah!
DT 125 R para compra - bom negócio ou um pesadelo?
« em: Maio 01, 2012, 08:08:32 pm »
Olá a todos.
Tenho um negócio em vista, que me foi recomendado por um colega de trabalho, contudo ainda não vi o estado da mota.

No contexto de uma conversa com um colega de trabalho, falei-lhe que gostava de iniciar no enduro, e que apenas gosava deste tipo de motas.
Foi então que ele me chamou a atenção e disse-me que tinha um amigo, que tem para venda uma DT 125R, não sabendo precisar o ano de registo, contudo, sabe que foi no decurso da década de 90, quando passou para o 9º ano. A minha previsão, atendento à idade que ele tem, é que será entre 1994 a 1996. O preço que estava a pedir pela mesma, era 1000 euros, e deveria ter cerca de 14000 km.

Fiquei a pensar naquilo, e passado 15 dias pedi-lhe para perguntar mais informações da mota ao tal amigo, e foi-me transmitido o seguinte:
Não sabe precisar a kilometragem da mota, está parada há alguns anos, por falta de uso, e em virtude disso, não consegue por a trabalhar...
Mais me foi transmitido, que o preço eram 600 euros, uma vez que não está a trabalhar.

É certo que aquilo que vos vou perguntar, é muito subjectivo, uma vez que se tem que ver o estado da mota presencialmente, coisa que ainda não fiz, porque o proprietário trabalha por turnos, e ainda não conseguimos conciliar o horário, coisa que pretendo fazer o quanto antes...

Contudo, e como não percebo quase nada de motas, venho apelar ao vosso espirito crítico sobre o assunto, para vos questionar, se vale a pena comprar o veículo no referido estado, e meto-lo numa oficina a fim de ser submetido a reparação, ou se devo descartar o negócio, uma vez que o preço, falando em termos abstratos, da reparação, pode ficar tão dispendiosa que supera o valor comercial da mota, sendo certo, que com essa "brincadeira" poderia ser mais viável a compra de outra mota.

Aguardo as vossas opiniões!

*

Offline Escada

• 7718
  • Já deita fumo :)
Re: DT 125 R para compra - bom negócio ou um pesadelo?
« Responder #1 em: Maio 01, 2012, 08:43:46 pm »
A mota não pegar pode ser uma coisa bastante simples como por exemplo trocar a vela ou até limpar o carburador ou pode ser uma coisa mais grave como por exemplo o pistão agarrado e colado. O ideal era ir ao pé da moto e ver como está e se possivel tirar algumas fotos. O preço de 600€, mesmo que seja necessário trocar um pistão e rectificar o cilindro é um bom preço. Tenta arranjar alguém entendido em mecânica ou pelo menos um com uns conhecimentos para irem ver a moto. Se não tiveres ninguem e precisares de umas dicas diz algo que o pessoal ajuda-te ;)

*

Offline flyaway

• **
  • 325
  • Porreiro pah!
« Responder #2 em: Maio 01, 2012, 08:51:58 pm »
Por precisar de conhecimentos técnicos é que apresentei esta situação.
Acresce ainda o facto de que estou a viver/trabalhar nos Açores há quase 2 anos, e os meus amigos motoqueiros estão todos em Aveiro. Aqui, não conheço ninguém.

Contudo, o proprietário da mota, disse que podia levar mecânico... era preciso, era conhecer um que de dê ao trabalho de ir comigo...lol

Esta moto, pode ser um grande achado, como uma grande banhada, e é desta última que tenho receio...

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #3 em: Maio 01, 2012, 09:29:37 pm »
Por precisar de conhecimentos técnicos é que apresentei esta situação.
Acresce ainda o facto de que estou a viver/trabalhar nos Açores há quase 2 anos, e os meus amigos motoqueiros estão todos em Aveiro. Aqui, não conheço ninguém.

Contudo, o proprietário da mota, disse que podia levar mecânico... era preciso, era conhecer um que de dê ao trabalho de ir comigo...lol

Esta moto, pode ser um grande achado, como uma grande banhada, e é desta última que tenho receio...

Aguarda mais um tempo porque acho que existe aqui pessoal dos Açores e pode ser que tenhas a sorte de algum deles se candidatar a ir contigo. Entretanto se fores ver a moto verifica o estados dos plásticos, verifica o desgaste dos discos e pastilhas do travão, depois com o travão da frente apertado fazes força para a frente e para trás e verificas se a suspensão sobe e desce bem e aproveitas e vês se existe folga na direcção, verificas os rolamentos das rodas fazendo força para a direita e esquerda, pontos de ferrugem, bateria, nivel do óleo dos travões, do autolube (óleo de mistura) que é um depósito que tem ao lado do radiador e o nivel do óleo do motor, este ultimo tem um vidro por baixo do pedal de travão com o nivel e o nivel do liquido refrigerante que tem um deposito na traseira do lado esquerdo. Finalmente era alguém com conhecimentos para verificar se tem válvula de escape e a trabalhar e ver se existe compressão no motor e pelo menos também a bomba do autolube a funcionar. Depois se a comprares, uma vez estar parada à algum tempo, convém fazer uma revisão á moto antes de andar com ela...

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #4 em: Maio 01, 2012, 09:30:59 pm »
Olha, e entretanto passa aqui http://www.clubdtr.com/index.php/board,51.0.html e apresenta-te pois é obrigatório :)

*

Offline flyaway

• **
  • 325
  • Porreiro pah!
« Responder #5 em: Maio 02, 2012, 10:55:12 pm »
Pessoal,

Já tenho fotos da mota.
http://imageshack.us/g/525/02052012245.jpg/

Tenho até esta Sexta-Feira, para lhe dar uma resposta. A mota já está apalavrada, mas o bacano que a quer comprar só consegue pagar em prestações e eu tenho liquidez para pagar a pronto.
Obviamente que o dono prefere vender a pronto, do que se sujeitar a não receber o dinheiro.

Digam lá as vossas opiniões...

*

Offline djvodka

• 743
« Responder #6 em: Maio 02, 2012, 11:08:40 pm »
Por 600, comprava. :moto:

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #7 em: Maio 02, 2012, 11:23:54 pm »
Por 600€ também a comprava. Ainda por cima ainda tem o balão e ponteira de origem o que significa que o motor até podera estar razoavel. Isso de ela não pegar deve ser só meter gasolina e vela nova e limpar o carburador...

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #8 em: Maio 02, 2012, 11:27:02 pm »
A válvula de escape e a bomba do autolube estão lá, podendo apenas necessitar de uma afinação!

*

Offline vitorr

• 747
  • Sempre a encharcar a vela :D
« Responder #9 em: Maio 02, 2012, 11:33:05 pm »
a mota da indicios de ter os seus km, mas uma vez que tem o escape todo de origem da a entender que de motor terá tudo bom, ou mais ou menos bom. 600 euros é um preço razoavel, eu tentava os 500.
quanto ao facto de nao pegar, é normalissimo, ate a minha quando para uma semana ja custa mais um bocado quanto mais meses/anos, provavelmente é o que ja foi aqui dito, limpeza de carb., vela nova, gasolina nova, pega logo  :moto: depois , e caso a adquiras, convem levares a alguem que perceba para analisar melhor o motor , piston, segmentos, caso queiras andar mais descançado  ;)

*

Offline flyaway

• **
  • 325
  • Porreiro pah!
« Responder #10 em: Maio 02, 2012, 11:35:46 pm »
Já repararam na ferrugem que o quadro tem? Há sitios em que está mesmo carregado de ferrugem!
Não poderá partir o quadro nesses pontos? Conseguem ver bem isso?

Eu já estava à espera de algo assim do género. Cá, mesmo fechada em garagem, o clima é tão agreste que enferruja tudo! Só visto!
O que me está agora mais a meter impressão, é tanta corrosão no quadro!

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #11 em: Maio 02, 2012, 11:41:14 pm »
A corrosão nem reparei bem, mas para o quadro partir por la tem de estar já com a corrosão bem avançada. Isso era depois de a comprar, desmontar, decapar e pintar de novo...

*

Offline vitorr

• 747
  • Sempre a encharcar a vela :D
« Responder #12 em: Maio 02, 2012, 11:42:35 pm »
Já repararam na ferrugem que o quadro tem? Há sitios em que está mesmo carregado de ferrugem!
Não poderá partir o quadro nesses pontos? Conseguem ver bem isso?

Eu já estava à espera de algo assim do género. Cá, mesmo fechada em garagem, o clima é tão agreste que enferruja tudo! Só visto!
O que me está agora mais a meter impressão, é tanta corrosão no quadro!
partir nao parte assim tao facilmente, digo eu, mas claro por 500/600 euros nao se pode ter uma mota destas em prefeitas condiçoes. a ferrujem é evidente, ate mesmo na ponteira do escape... fico na duvida se no escape sera ferrujem de corrosao, ou ferrujem /desgaste que se ve á saida dos escapes.. mas deve ser da corrosao, se quiseres podes desmontar tudo e restaurá-la , és capaz é de gastar uns €  mas fica logo outra coisa.

por 500 euros como ela está comprava-a como está ;) por mais ja nao sei  :suspious:
depois é ir fazendo ir restaurando devagar para nao do€r muito  :P

*

Offline flyaway

• **
  • 325
  • Porreiro pah!
« Responder #13 em: Maio 02, 2012, 11:51:15 pm »
Há aqui uma coisa que não bate bem...
O quadro das DT´s não é em aluminio? O alumínio não oxida como o ferro!
Que cena...

*

Offline flyaway

• **
  • 325
  • Porreiro pah!
« Responder #14 em: Maio 03, 2012, 12:08:33 am »
E outra coisa... A escora traseira, no seu lado esquerdo, mesmo em cima do n.º 1 (de 125) tem uma moça incrivel!
Até parece empenada!
http://imageshack.us/f/88/02052012244.jpg/
Isso é problemático?

*

Offline flyaway

• **
  • 325
  • Porreiro pah!
« Responder #15 em: Maio 03, 2012, 12:12:36 am »
Assim vê-se melhor!

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #16 em: Maio 03, 2012, 09:12:27 am »
O quadro da DTR é em ferro. Essa moça poderá ou não afectar, tinha que se estar junto à moto para ver. Com esta ultima foto é que também dé para ver alguma da ferrugem que ela tem, e isso está mesmo mal, para isso ficar apresentável tens aí muito trabalho. Agora já fico na dúvida se 600€ não é demais. Com 600€ mais o que ias gastar a coloca-la apresentável e mais uma possivel reparação ao motor não sei se não compensa tentar arranjar outro negócio, o contra é que numa ilha não existe a quantidade de motos à venda que tens cá...

*

Offline Andréfs

• 2525
« Responder #17 em: Maio 03, 2012, 06:41:47 pm »
tenta falar com o dono da moto, se fosse comigo oferecia 500€, pois é um valor razoavel para o estado da moto, e depois c calma arranjavas isso  :)

*

Offline Ricardo 32

• 1983
« Responder #18 em: Maio 03, 2012, 07:16:49 pm »
Boas

A mota é de Junho de 2001. Já apresenta alguns pontos de ferrugem, ou seja, terias um pouco de trabalho sobre ela.

Mas não irias gastar muito, mas quanto mais baixo comprares melhor  ;)

Cumps

*

Offline flyaway

• **
  • 325
  • Porreiro pah!
« Responder #19 em: Maio 03, 2012, 09:11:42 pm »
Bom...
Novidade, novidade é que o administrador pode bloquear este post! Este cancro está completamente fora de questão!

Encontrei uma DTR de 2004, azulinha, em bom estado, com 44.000 km.... está top!

O dono quer 900 euros! Até me espumei todo! Por mim já a trazia hoje para casa....
Tendo em conta o estado deteriorado desta dtr preta, e o facto de o dono não descer nem um cêntimo do valor pedido, não sei onde estava com a cabeça!

Finalmente encontei o que queria!  :moto:

*

Offline Ricardo 32

• 1983
« Responder #20 em: Maio 03, 2012, 09:14:36 pm »
Bom...
Novidade, novidade é que o administrador pode bloquear este post! Este cancro está completamente fora de questão!

O dono quer 900 euros! Até me espumei todo! Por mim já a trazia hoje para casa....
Tendo em conta o estado deteriorado desta dtr preta, e o facto de o dono não descer nem um cêntimo do valor pedido, não sei onde estava com a cabeça!

E essa DTR está porreira? Tem atenção. Mas a esse preço  :-* :-*

*

Offline RicardoLuz

• <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • 40699
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
« Responder #21 em: Maio 03, 2012, 09:28:02 pm »
tem em atençao a tudo,, numeros de quadro e afins... ;)

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #22 em: Maio 03, 2012, 10:50:07 pm »

E se souberes a matricula vais aos imtt e consegues saber se teve ou tem algum problema a nivel de multas, e se tiveres alguem conhecido que trate de seguros ele também te diz se esteve envolvida em acidentes ou não...

*

Offline flyaway

• **
  • 325
  • Porreiro pah!
« Responder #23 em: Maio 03, 2012, 10:58:44 pm »
Pessoal, obrigado pelas dicas!

44.000 km numa DT 125R é muito? sendo de 2004, acho que andou bastante! um colega meu tem uma 900 cc de estrada de 1995 e não tem 40.000 km!  ???
As vossas dtr´s têm assim tanta kilometragem?

Se não me der problemas, esta vai ficar para sempre na garagem, mesmo quando mais tarde comprar 250cc a 4 tempos pura de enduro!

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #24 em: Maio 03, 2012, 11:17:37 pm »
Pessoal, obrigado pelas dicas!

44.000 km numa DT 125R é muito? sendo de 2004, acho que andou bastante! um colega meu tem uma 900 cc de estrada de 1995 e não tem 40.000 km!  ???
As vossas dtr´s têm assim tanta kilometragem?

Se não me der problemas, esta vai ficar para sempre na garagem, mesmo quando mais tarde comprar 250cc a 4 tempos pura de enduro!
´

É muito km sim, mas tenta saber o que e que ele trocou no motor. Com esses kms já deve ter trocado alguns pistões, a grade de roletos da biela e quase de certeza que os rolamentos da cambota. Antes de comprar ouve também o barulho do motor com atenção e vê se detectas alguns grilares, e depois dá uma volta e rodas punho para ver se a moto pucha bem e o motor corresponde...

*

Offline Andréfs

• 2525
« Responder #25 em: Maio 04, 2012, 10:37:19 am »
Bom...

acho um pouco barata, mas não sei, so vendo
caso possas mete fotos  ;)

*

Offline flyaway

• **
  • 325
  • Porreiro pah!
« Responder #26 em: Maio 07, 2012, 08:33:15 pm »
Boas pessoal,

Amanhã vou com um colega do trabalho ver a dtr, e como ele já teve uma há muitos anos atrás, deve saber melhor do que eu o estado dela.

Hoje fui à oficiana auto do irmão do dono da mota, combinar o testdrive de amanhã, ee segundo o que o rapaz me disse foi que a moto esteve muito tempo parada, e aqui há tempos, quando o irmão decidiu colocá-la à venda, meteu-a a trabalhar e a mesma não pegava. Levou-a à oficina, e era um segmento que estava colado. Mudaram os segmentos, desmontaram o cilindro, verificaram a camisa do mesmo, a biela, e estava tudo em condições. Levou uma junta nova, e despesa ficou em 140 euros...

Uma vez que a oficina já estava em horário de encerramento, tirei apenas uma foto da moto e muito mal tirada:
[IMG=http://img43.imageshack.us/img43/7541/image00363.jpg][/IMG]

Uploaded with ImageShack.us
Aí está!

*

Offline Escada

• 7718
« Responder #27 em: Maio 07, 2012, 08:42:28 pm »
Essa, sem dúvida, que tem outro aspecto... A despesa de 140€ por aquele trabalho é que acho um bocado, mas como não foste tu a pagar que se lixe ;)

*

Offline Joao Proença

• 5749
« Responder #28 em: Maio 09, 2012, 12:32:10 am »
boas, se ca em portugal ouve-se uma dtr nesse estado mesmo pelos 600 euros eu comprava.. tem ferrugem mas tratava-se disso.. mas cá o pessoal pede muito por elas, mesmo em alguns dos casos elas estarem num estado lastimavel  :uuu: .. essa dtr azul ja tem outro ar sim  :yes: mas no intanto tem alguns kilometros... embriagem nova e piston novo fica como nova  8) boa sorte nisso rapaz..