Olá Visitante

Inspeções para motas a caminho

• 309 Respostas
  • 37317 Visualizações
*

Offline freddy

• 7687
Re: Inspeções para motas a caminho
« Responder #200 em: Junho 12, 2012, 08:54:27 pm »
aperta, sim tem a homologacao, mas quase de certeza que pelo menos na primeira vez que la foste te avisaram que nao eram legais e que nao se responsabilizavam, senao o fizeram, deviam ter feito.

dou um exemplo, para as 125cc acima de 2007 é necessário já as matriculas de acrilico maiores, e no entanto mandei fazer uma das de chapa das pequenas e tem homologacao  ;)

a senhora que me atendeu logo pelas letras disse-me logo que era ilegal, mas que podia fazer mas eu é que me responsabilizava por futuros problemas.

Abraço

*

Offline aperta

• 1817
  • F.ApErTa 11
« Responder #201 em: Junho 12, 2012, 09:01:31 pm »
muito pelo contrario.
já mandei la fazer muitas chapas e perguntei isso mesmo se era legal e se a policia não metia problemas.
o que ela me respondeu foi que é tudo legal e que são homologadas pela dgv.

*

Offline freddy

• 7687
« Responder #202 em: Junho 12, 2012, 09:06:20 pm »
pois mas então a senhora está errada, basta ires ao site e leres as leis em vigor. o facto de terem la a homologacao não significa que nao andes ilegal atenção, cuidado com essas situacoes.

eles conseguem meter homologacao em qualquer matricula, basta quererem, ate naquelas mini. e nao é por isso que sao legais.

Abraço

*

Offline RLopes

• Rui Lopes
  • 7487
  • Engenheiro Automóvel
    • Facebook
« Responder #203 em: Junho 12, 2012, 09:42:49 pm »
Eu sei onde é a casa de que falas, ao pé da estação. Só que quem lá trabalha decerto não está a par do decreto-lei que anexei no post acima, sendo assim para ele continua legal. O que conta é o decreto-lei. Tu nunca tiveste problemas, mas é até ao dia. Eu tenho uma matrícula dessas, mas vou ter que trocar para não ter problemas.

*

Offline TeK

• **
  • 382
« Responder #204 em: Junho 12, 2012, 09:44:09 pm »
A policia já me mandou parar com uma matricula em acrílico pequena e só disse que a tinha de puxar mais para trás que não se via bem.
Não implicaram com o tamanho, e a minha mota é de 2011.

*

Offline aperta

• 1817
  • F.ApErTa 11
« Responder #205 em: Junho 12, 2012, 09:56:21 pm »
Eu sei onde é a casa de que falas, ao pé da estação. Só que quem lá trabalha decerto não está a par do decreto-lei que anexei no post acima, sendo assim para ele continua legal. O que conta é o decreto-lei. Tu nunca tiveste problemas, mas é até ao dia. Eu tenho uma matrícula dessas, mas vou ter que trocar para não ter problemas.

fica perto do tribunal..nas costas da igreja.
epa eu duvido que eles não tenham conhecimento do decreto lei.
ate me pareceu gente séria.
e tenho andado com as chapas em varias motas e já parei em operações stop e nunca me disseram nada.
ate porque quando se fez no inicio a troca dos documentos camarários para documento único eles mandavam era matriculas das pequenas.

*

Offline ruizit0

• 1430
« Responder #206 em: Junho 12, 2012, 10:06:24 pm »
vocês continuam a bater na mesma tecla das matriculas pequenas...
existe ainda casas onde se consegue fazer matriculas das pequenas aprovadas pela dgv e são legais..

primeiro.. eu bato em varias teclas.. como por exemplo para te escrever este texto ... nao bato so numa tecla ...

segundo.. tu e' que parece que estas a bater na mesma tecla ...

a minha questao aqui era se existia alguma "alinea" na lei que eu desconhece-se que a mota ao ser classica estava fora da obrigatoriedade da nova lei das matriculas...

e por ultimo .. essa senhora esta enganada... como aqui te disseram, e mais  enganado estas tu por "empranhares pelos ouvidos" como se costuma dizer com a conversa dela...

ja algum tempo tinha esmiuçado essa lei aqui no forum em relaçao as matriculas...

entao o decreto lei diz assim:

6 — As chapas de matrícula dos motociclos com cilindrada
superior a 50 cm3 e dos triciclos, matriculados a partir
de 1 de Janeiro de 2007, devem obedecer ao modelo V do
anexo IV do presente Regulamento, sendo constituídas por
material plástico.
7 — As chapas de matrícula dos motociclos com cilindrada
superior a 50 cm3 e dos triciclos, matriculados antes
de 1 de Janeiro de 2007, podem ser substituídas por chapa
do modelo referido no número anterior.
8 — A chapa de matrícula dos motociclos de cilindrada
não superior a 50 cm3, dos ciclomotores e dos quadriciclos,
matriculados pelo IMTT, I. P., deve obedecer às características
e dimensões do modelo VI do anexo IV do presente
Regulamento, apresentando fundo amarelo e letras, algarismos,
traços e rebordo periférico a preto.

podem consultar o decreto lei aqui:
http://dre.pt/pdf1s/2009/05/09500/0310703118.pdf

entao é assim parece que as de chapa so sao validas em motas matriculadas antes de janeiro de 2007 podem usar de chapa...
as depois de 2007 tem de ser as grandes de fibra...
as nossas 50cc (quem as tem) tem de andar com as grandes de fibra tambem :(

por isso.. axo que e' tudo da boa vontade do Agente ou da ignorancia dele em relaçao a lei..
por isso é meter e rezar para que nao calhe nenhum marreta  :hurt:

obvio que as chapas sao homologadas pela DGV, antigamente eram, hoje continuam a ser porque ainda as la tem em armazem, aqui na zona tambem ha varias casas que ainda fazem dessas matriculas, e obvio que a chapa traz la DGV, mas nao e' isso que a torna legal na actualidade...

imprime o decreto lei e mostra a senhora, chegas la e fazes um brilharete, ou entao ela ja sabe perfeitamente, mas se disser que sao ilegais secalhar nao vende tantas ;)

*

Offline TeK

• **
  • 382
« Responder #207 em: Junho 12, 2012, 10:28:07 pm »
A bófia se quiser implicar, mais facilmente lixa um gajo por não ter espelhos, piscas ou a mota mandar alto barulho.

*

Offline rubencoelho

• 4600
« Responder #208 em: Junho 12, 2012, 10:29:50 pm »
opah isso tem muito que se diga que nem os guardas sabem , quando andei a fazer matriculas para as motorizadas a 2 postos de gnr que fui cada um disse uam coisa  :laugh24:

*

Offline aperta

• 1817
  • F.ApErTa 11
« Responder #209 em: Junho 12, 2012, 11:05:23 pm »
pois aquilo que o ruizit0 diz é verdade e se esta no decreto lei por alguma coisa é.não tinha visto essa alinha que ai mencionaste
mas eles não implicam por isso...se tiverem de implicar também sou da opinião que mais grave é um stop ou luzes ai sim acredito!

*

Offline freddy

• 7687
« Responder #210 em: Junho 12, 2012, 11:49:47 pm »
mas eles, tu tendo essa matricula, é como nao ter, é ilegal, se quiserem da logo apreensao do veiculo, enquanto um stop fundido nao.

*

Offline ruben.boq

• 1220
« Responder #211 em: Junho 13, 2012, 01:59:28 am »
mas eles, tu tendo essa matricula, é como nao ter, é ilegal, se quiserem da logo apreensao do veiculo, enquanto um stop fundido nao.

São pintelhos que eu nem conheço ninguém que alguma vez tenha sido chateado por isso! opah .. um espelho, stop, luzes, é ás carradas, agora por ter matricula A ou B, algum de vocês ja teve problemas com isso? ou sequer vos chamarao a atenção?

Tanto alarido ...

é Certissimos que que é apenas o trabalho deles, mas se algum dia me foderem por uma coisa dessas, eu vou ficar Pior que Estragado!
Agora se me meterem uma bruta multa po desrrespeito do código da estrada, ou andar sem luzes  ou assim ainda é naquela ...

*

Offline RLopes

• Rui Lopes
  • 7487
  • Engenheiro Automóvel
    • Facebook
« Responder #212 em: Junho 13, 2012, 02:04:22 pm »
Pois ficas pior que estragado ficas, depois vais a ver o decreto-lei, eles têm razão, ficas pior que estragado ao quadrado lol

aperta, o que o ruizit0 referiu já eu te tinha dito, se calhar não leste o decreto-lei que publiquei em anexo, que é o mesmo, foi desse post dele que eu o retirei...

*

Offline aperta

• 1817
  • F.ApErTa 11
« Responder #213 em: Junho 13, 2012, 03:51:06 pm »
sim só depois é que fui confirmar RLopes..não tinha visto aquela alinha.
epa aqui na minha zona maior parte do pessoal usa das matriculas pequenas e nunca dizem nada.
mas está na lei que remédio temos de cumprir.

*

Offline teck

• 47
  • Deita-te nas curvas, mas não leves a manta!! xD
« Responder #214 em: Junho 13, 2012, 05:03:57 pm »
Bem acho que isto das inspecções vai dar buraco..
Quem eq tem as motas de origem?
A maior parte do ppl que tem motas não as tem de origem, e para as por de origem gastam balurdios.
Para não falar daqueles que alteram os motor pa motores mais potentes.
Agora visto isto, toca a arranjar um motor suplente pa artilhar, e o de origem da mota fika de parte pa levar ah inspecção.
e rodas e isso td? comprar aros novos fica caro, mais pneus.. ui ui
vamos ver quantos eq vão ter inspecção nas motas.
A :police: agora eq vai esfregar as mãos, mandar parar as motas vai ser o prato do dia dos chulos..
so espero q isto não entre em vigor, caso contrario.. ta td fdd***

*

Offline ruizit0

• 1430
« Responder #215 em: Junho 13, 2012, 05:23:58 pm »
pois aquilo que o ruizit0 diz é verdade e se esta no decreto lei por alguma coisa é.não tinha visto essa alinha que ai mencionaste
mas eles não implicam por isso...se tiverem de implicar também sou da opinião que mais grave é um stop ou luzes ai sim acredito!

opa... eu por acaso nunca tive problemas.. ja me multaram por luz atras e la com a matricula e nao disseram nada...
mas tambem ja tive um que me chamou atençao que a matricula é ilegal, mas so me disse para ter cuidado que a lei agora é outra...

e agora so para terminar o offtopic e continuar um bocado nas leis... voces sabiam que os ciclomotores nao sao abrangidos pela lei de limite minimo da altura de pneu ?

ou seja.. podem andar com os pneus carecas que nao existe lei que regulamenta o piso do pneu nos ciclomotores ? lol

(atençao isto foi-me dito por esse mesmo GNR que me alertou da matricula, tivemos la a ver no codigo de estrada dele e nao encontramos nenhuma lei para isso)

isto porque ate o colega em tempos quis multar uma maquina agricula ou algo do genero e nao cosneguiu porque nao existia lei que regulamentava o piso minino dos pneus lol

e nos ciclomotores igual... estranho ne ?

*

Offline freddy

• 7687
« Responder #216 em: Junho 13, 2012, 06:18:50 pm »
ruizito bota a meter slicks nos ciclomotores  :laugh21:

*

Offline ruizit0

• 1430
« Responder #217 em: Junho 14, 2012, 11:28:17 am »
ruizito bota a meter slicks nos ciclomotores  :laugh21:

sim foi mesmo por causa dos meus slicks que surgiu essas questoes todas la com os gnr lol

*

Offline Bruno.Photograph

• 6222
  • E.L.T
« Responder #218 em: Junho 15, 2012, 03:22:41 am »

São pintelhos que eu nem conheço ninguém que alguma vez tenha sido chateado por isso! opah .. um espelho, stop, luzes, é ás carradas, agora por ter matricula A ou B, algum de vocês ja teve problemas com isso? ou sequer vos chamarao a atenção?

Tanto alarido ...

é Certissimos que que é apenas o trabalho deles, mas se algum dia me foderem por uma coisa dessas, eu vou ficar Pior que Estragado!
Agora se me meterem uma bruta multa po desrrespeito do código da estrada, ou andar sem luzes  ou assim ainda é naquela ...

Ja vi caso feios por causa de matriculas brancas em ciclomotores ;)

*

Offline ruben.boq

• 1220
« Responder #219 em: Junho 15, 2012, 07:44:01 am »

Tanto alarido ...

Ja vi caso feios por causa de matriculas brancas em ciclomotores ;)

Mas isso é Diferente! meter uma matricula de ciclomotor, num motociclo... Agora por ter uma matricula que é uns cm mais pequena...

*

Offline freddy

• 7687
« Responder #220 em: Junho 15, 2012, 02:17:19 pm »
ruben é ilegal na mesma, a contra-ordenacao é a mesma.

*

Offline ruizit0

• 1430
« Responder #221 em: Junho 15, 2012, 03:11:41 pm »
sim vai tudo dar ao mesmo .. o que pode variar é o valor da contra ordenaçao lol ...

mas ha cinquentas registadas como ciclomotores e matricula branca

*

Offline RicardoLuz

• <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • 40699
  • Todo o tipo de trabalhos de mecanica zona Lisboa
« Responder #222 em: Junho 15, 2012, 04:16:45 pm »
isso sao ciclomotores de cilindrada inferior a 50cc...

sao motociclos e nao ciclomotores :)

*

Offline ruizit0

• 1430
« Responder #223 em: Junho 15, 2012, 09:26:46 pm »
isso sao ciclomotores de cilindrada inferior a 50cc...

sao motociclos e nao ciclomotores :)

exacto luz agora e' que li bem o que escrevi LOL

corrijo ... conheço cinquentas registadas como motociclo (matricula branca) e nao como ciclomotor

*

Offline ruizit0

• 1430
« Responder #224 em: Junho 15, 2012, 09:33:11 pm »
agora resta saber a cilindrada com que estao registadas supostamente nao mais de 50cm3 .. mas se assim é existe aqui uma duvida na lei..

ciclomotores ja todos sabemos que tem de levar o bacalhau amarelo atras ...
tao e se for motociclo matricula branca ?

tao se é motociclo e supostamente nao tem mais de 50cm3 ou tem os 50cm3 ... a partir da data que saiu esta lei tem de mudar tambem para o bacalhau amarelo... logo as matriculas brancas nos motociclos tambem sao ilegais LOL

*

Offline freddy

• 7687
« Responder #225 em: Junho 15, 2012, 09:36:46 pm »
nao rui, essas dt's com matricula branca tem as mesmas legislacoes do que todos os motociclos. so tem de usar as de acrilico maiores a partir de 2007 . agora nao sei o mes ao certo

*

Offline ruizit0

• 1430
« Responder #226 em: Junho 15, 2012, 10:00:01 pm »
nao rui, essas dt's com matricula branca tem as mesmas legislacoes do que todos os motociclos. so tem de usar as de acrilico maiores a partir de 2007 . agora nao sei o mes ao certo

sim tudo bem ...

6 — As chapas de matrícula dos motociclos com cilindrada
superior a 50 cm3 e dos triciclos, matriculados a partir
de 1 de Janeiro de 2007,
devem obedecer ao modelo V do
anexo IV do presente Regulamento, sendo constituídas por
material plástico.
7 — As chapas de matrícula dos motociclos com cilindrada
superior a 50 cm3 e dos triciclos, matriculados antes
de 1 de Janeiro de 2007, podem ser substituídas por chapa
do modelo referido no número anterior.

a legislaçao e' essa em cima.. ora le la e interpreta la correctamente a legislação e ve o que te parece

*

Offline freddy

• 7687
« Responder #227 em: Junho 15, 2012, 10:23:15 pm »
peço desculpa entao, mas nao pelo que assinalaste a vermelho, mas sim pela alinea 8.

nao sabia que as dt's com matricula branca eram intituladas de "motociclo de cilindrada nao superior a 50cm"

pensava que era tal como todos os motociclos "motociclo de cilindrada superior a 50cm"

*

Offline ruizit0

• 1430
« Responder #228 em: Junho 15, 2012, 11:15:57 pm »
Logo se uma lc de matrícula branca traz no livrete Motociclo e cilindrada de 49cm3, enquandra-se na alínea 8, ou seja modelo VI, ou seja chapa de matrícula amarela iguais aos ciclomotores.

Pondo isto existe ainda muita ignorância por parte das autoridades o que possivelmente nos vai permitir andar de matrícula branca nas cinquentas ... Mas fica ja o aviso que é ilegal

*

Offline Bruno.Photograph

• 6222
  • E.L.T
« Responder #229 em: Junho 17, 2012, 04:00:44 am »
Mas não percebo como é que o imtt regista por exemplo Yamaha DT LC como motociclo visto que é de se ver que são motas de 49cc
Pois já vi um livrete de uma lc registado como motociclo só não percebo como é que fazem isso  ::)

*

Offline joao ribeiro

• 1629
« Responder #230 em: Junho 17, 2012, 03:03:12 pm »
ate isso nao vier ando descansadinho da vida,qundo vier ,é punho colado sempre ;)

« Responder #231 em: Junho 17, 2012, 04:27:37 pm »
João Velocidades não te preocupes que quando isso vier já nem deves ter mota ...

*

Offline RicardoLuz

• <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • 40699
« Responder #232 em: Junho 17, 2012, 05:22:34 pm »
Mas não percebo como é que o imtt regista por exemplo Yamaha DT LC como motociclo visto que é de se ver que são motas de 49cc
Pois já vi um livrete de uma lc registado como motociclo só não percebo como é que fazem isso  ::)
por causa da velocidade em patamar....

*

Offline Bruno.Photograph

• 6222
  • E.L.T
« Responder #233 em: Junho 17, 2012, 05:24:49 pm »

Como assim?
Se a mota está a 49cc só tem de ser registada como ciclomotor

« Responder #234 em: Junho 17, 2012, 05:35:01 pm »
As motas com 49 cc não são obrigatóriamente ciclomotores, também podem ser consideradas motociclos de cilindrada inferior a 50 cc. Tudo depende da altura do registo. Tal como também há DTRs registadas como tendo 11kw e outras como tendo 16.9. Tal como há moto4 registadas como quadriciclo (que podem ser conduzidas com carta B) e outras registadas como motociclo.

*

Offline RicardoLuz

• <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • 40699
« Responder #235 em: Junho 17, 2012, 06:05:38 pm »

Como assim?
depende das motas que registaram, algumas atingem mais que 45kmh em patamar, menos que isso é ciclomotor e mais que isso é motociclo  ;)

*

Offline freddy

• 7687
« Responder #236 em: Junho 17, 2012, 06:58:37 pm »
sabem-me dizer se essas "motociclo de cilindrada inferior a 50cm3" da para conduzir com licença de ciclomotores?

*

Offline Bruno.Photograph

• 6222
  • E.L.T
« Responder #237 em: Junho 17, 2012, 07:02:36 pm »

Como assim?
depende das motas que registaram, algumas atingem mais que 45kmh em patamar, menos que isso é ciclomotor e mais que isso é motociclo  ;)

qqr DT atinge mais do que 45kmh xD

*

Offline RicardoLuz

• <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • 40699
« Responder #238 em: Junho 17, 2012, 07:12:17 pm »
sabem-me dizer se essas "motociclo de cilindrada inferior a 50cm3" da para conduzir com licença de ciclomotores?
sem querer espondeste a tua propria pergunta....

*

Offline RicardoLuz

• <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • 40699
« Responder #239 em: Junho 17, 2012, 07:13:07 pm »

Como assim?

para ti... para eles nao ;)

aliás supostamente nao podem passar os 45 e de origem mesmo com tudo acho que nao passa muito disso :-\

*

Offline freddy

• 7687
« Responder #240 em: Junho 17, 2012, 07:23:14 pm »
sim luz ja entendi o que quiseste dizer, mas nao tinha a certeza, porque acaba por nao ter mais do que 50cm3.

*

Offline Bruno.Photograph

• 6222
  • E.L.T
« Responder #241 em: Junho 17, 2012, 07:38:26 pm »

Como assim?

aliás supostamente nao podem passar os 45 e de origem mesmo com tudo acho que nao passa muito disso :-\

Uma DT de origem dá bem os 70kmh, 65kmh

*

Offline RicardoLuz

• <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • 40699
« Responder #242 em: Junho 17, 2012, 08:03:30 pm »
sim luz ja entendi o que quiseste dizer, mas nao tinha a certeza, porque acaba por nao ter mais do que 50cm3.
é a mesma coisa que 11 e 16,9kw... so que mais flagrante ;)

*

Offline RicardoLuz

• <"^RIC@RDO_LuZ^">
  • 40699
« Responder #243 em: Junho 17, 2012, 08:04:48 pm »

Como assim?

Uma DT de origem dá bem os 70kmh, 65kmh
depende de quem faça a homologaçao... e pode ter a ver com o numero de quadro, nao sei alguma coisa há-de mudar ate poque ja vi algumas lc's de matricula branca....

*

Offline joao ribeiro

• 1629
« Responder #244 em: Junho 17, 2012, 11:44:56 pm »
João Velocidades não te preocupes que quando isso vier já nem deves ter mota ...

deixa la ver delio se ainda tiver nen sai de casa ,so para picos :laugh21:

*

Offline Rui_Biker20

• 3727
  • "O motor da mota está dentro do capacete!"
« Responder #245 em: Junho 18, 2012, 10:26:47 am »
Acompanho este tópico deste que foi criado, mas não cheguei a ler algumas páginas do meio....mas contudo cá deixo umas "bacoradas"

- Sim, um ciclomotor pode andar com os pneus carecas, porque não há nenhuma legislação sobre isso...
- Assim por alto, acho que há muita malta que vai ficar enrascada devido ao facto de terem as motas com matrículas amarelas e que ultrapassam e muito os 45 km/h!! Como é que esses irão conseguir "descalçar a bota"?

:)

*

Offline Rodrigo Guerra

• *
  • 154
« Responder #246 em: Junho 18, 2012, 03:01:35 pm »

Como assim?

A minha Casal Arizona,está registada como cliclomotor e eu próprio já dei os 100 nela, ia em 5ª e ainda tinha a 6ª o meu pai diz que quando andava nela dava-lhe os 120 numa pequena descida. Ou seja acho que quem registou a mota devia ser um grande burro do caraças.

Abraço.

*

Offline khan

• 641