Olá Visitante

Suspensão invertida - vantagens vs desvantagens

• 4 Respostas
  • 5782 Visualizações
Suspensão invertida - vantagens vs desvantagens
« em: Agosto 21, 2012, 04:54:20 am »
Boas pessoal !

Vou fazer um topicozito sobre as suspensões invertidas, estive a ler alguns artigos pela net e até fiquei a saber de umas curiosidades que gostava de partilhar com vocês (ou então até já sabem e vou fazer figura de urso mas pronto... cá vai) ;)

Então a suspensão invertida, ou Upside-Down são bastante usadas nas nossas meninas, muitos provavelmente a colocaram por uma questão de estetica ou mesmo pela mania de que ali ficava melhor ou outra razão qualquer...

Ora todo o peso sustentado pelas molas , Tanque, quadro, motor, etc... é chamado de peso sustentado, e todo o peso que não é sustentado pelas molas, como eixos, rodas, etc... é chamado de peso não sustentado.
Basicamente, quanto maior for o peso sustentado, menor será a vibração transmitida ao piloto, e, se o peso não sustentado for grande, será mais fácil a parte sustentada sacudir ou vibrar, devido as irregularidades da pista!

-Porque é que as motas já não vêm de fábrica com a suspensão dianteira upside-down?
Devido ao projceto! Motas que tem como objetivo oferecer alta performance como as superesportivas, utilizam suspensão upside-down. Comumente são também motos mais leves. Já motos que tem como proposta ser mais duráveis e ter a manutenção mais baixa costumam utilizar a suspensão dianteira telescópica convencional. E nem por isso essas motos têm menos estabilidade, já que geralmente são mais pesadas e não tem como objectivo oferecer o desempenho das superdesportivas.

-Então posso colocar suspensão invertida na minha moto que a estabilidade vai melhorar?
Não e sim. Devemos lembrar sempre que modificar o projecto de uma mota faz você perder a garantia e pode ser perigoso, caso não seja feito por alguém especializado!!!!

Então podemos sim, instalar uma suspensão invertida na moto e ganhar um pouco de estabilidade. Mas não é só colocar e sair andando. Cada suspensão é projetada para cada moto, mesmo sendo parecidas e as vezes tendo as mesmas medidas, as molas e o óleo são calibrados para trabalhar com um peso, ângulo e outros fatores pré determinados. Até mesmo o tipo de roda, o tipo de pneu e calibragem deve ser levado em consideração. Do contrário a estabilidade da sua moto pode piorar. Procure sempre um profissional qualificado e que ofereça garantia pelo seu serviço.

Desvantagem: O reservatório de óleo fica na parte superior. Se ocorrer um vazamento nos retentores, todo o óleo poderá se perder, fazendo com que o amortecedor perca suas propriedades =/

Tá feito xD
Espero que tenha sido útil !

Abraço

*

Offline hugxd

• 1832
  • DTRstok
Re: Suspensão invertida - vantagens vs desvantagens
« Responder #1 em: Agosto 21, 2012, 04:26:39 pm »
um aparte ai nas DEsvantagens: o olio nao tá em cima no copo mas sim em baixo, o olio tá sempre em baixo la por ter o copo em cima nao quer dizer que o olio teja la

tem vantagens esteticas, de equilibrio. segurança comforto, performanse

desvantagens o preço das mesmas e preço pela manutençao que as ofisinas levao

« Responder #2 em: Agosto 21, 2012, 05:04:36 pm »
um aparte ai nas DEsvantagens: o olio nao tá em cima no copo mas sim em baixo, o olio tá sempre em baixo la por ter o copo em cima nao quer dizer que o olio teja la

Mas estas suspensoes podem sempre ser compradas a parte né? Qual o preço?

*

Offline TiagoRafael

• 1324
  • Do you have a honda?!
« Responder #3 em: Agosto 21, 2012, 05:10:45 pm »

Depende para que mota é...
eu vendi uma showa de uma derbi 50 por 70€ estava a precisar de revisão..
Comprei uma de uma ktm 250, por 100€ com revisao feita

« Responder #4 em: Agosto 21, 2012, 08:59:50 pm »

Depende para que mota é...
eu vendi uma showa de uma derbi 50 por 70€ estava a precisar de revisão..
Comprei uma de uma ktm 250, por 100€ com revisao feita

Ya eu gosto bué das da KTM mas a que compras-te foi usada? ou a da se nao me engano WR que também é bé fixe, só que nem todas as viseiras ficam bem pois é bue larga! Mas a mota fica com uma estrutura muita poderosa ;)