exacto, neste momento a maioria das pessoas trabalha para ter dinheiro, e isso é que está mal... se tu já tiveres comida, casa, transporte, tempo livre, acesso a todas as coisas possíveis e imagináveis que neste momento apenas uma minoria tem essa hipótese, pra que é que precisas de dinheiro? será que se não houver dinheiro, toda a gente deixa de fazer seja o que for e fica todo o dia sentado em casa?? eu pelo menos de certeza que não ficava, tinha prazer em fazer algo de útil...
em termos globais caminharíamos para um sociedade em que quase tudo seria feito por máquinas, apenas 30% da população talvez, tivesse que fazer trabalho comunitário, e íam rodando esses 30%, (de livre vontade) não será necessário governo ou líderes, pois todas as decisões são tomadas por estudo cientifico e tecnológico (sendo a decisão tomada em função da pergunta: isto traz alguma vantagem em termos de sustentabilidade ao se humano?), toda a gente poderá fazer o que bem entender, nomeadamente estudar sem qualquer tipo de custos (mais uma vez, cursos que tenham lógica e valor para a sustentabilidade do Homem)... e olha que se calhar, no fim de contas íamos ser bem mais de 30% a trabalhar em prol da sociedade, porque não tinhas metade das chatices e problemas que tens hoje em dia, pois não existe o GRANDE problema que provoca quase todos os outros problemas, dinheiro...
eu sei que é muito complicado entender isto, pra mim também é claro, mas é preciso que no lembremos que temos uma grande habituação ao mundo actual e uma ainda maior lavagem mental que no faz acreditar que o mundo sempre foi assim e que não vale a pena fazer nada... quando 1% da população tem 40% da riqueza mundial, não me digam que é normal e que não há nada a fazer...