bem pelo que li e um pco mais complexo que isso lol (sao 4 da manha nao se faz nada
![Laugh21 :laugh21:](http://www.clubdtr.com/Smileys/XarSmilies-1/smiley-laughing021.gif)
)
Fazer pao em casa para sair um bom pao tem que ser com a maquina.. Devido á "inteligência" que tem.. Mas a massa é feita a mao pelo que tenho lido....
Exemplo: Tefal OW200130 Home Bread
![](http://www.radiopopular.pt/catalogo/imagens/Produtos/3120246_G.jpg)
Máquina de fazer pão com capacidade até 1 Kg ¦ Arranque diferido - pode programar o início do ciclo de tostagem até 13 horas depois ¦ Diversidade de programas - 12 programas diferentes para pão, bolos, massas, doces e compotas ¦ 3 níveis de tostagem ¦ Janela de observação
[Especificações técnicas do produto 'Tefal OW200130 Home Bread']
Potência 630 W
• Painel de comandos electrónico
• 12 programas: pão, bolos, massas, doces e compotas
• Programa de arranque diferido: 13 horas
• 3 níveis de peso: 500g, 750g e 1000g
• 3 níveis de tostagem
• Corpo temoplástico
• Janela de observação
• Taça de preparação com revestimento antiaderente
• Cuba em alumínio
• Livro de instruções com receitas
• Copo doseador e doseador duplo
Preço: €84,99 Receita para fazer Pão de água e sal:- 350ml de água;
- 10g de sal;
- 540g de farinha de trigo;
- 10g de fermento fresco;
Coloque os ingredientes pela ordem descrita em cima sem os misturar. Use o modo mais longo possível para pão branco (no meu caso é de 3h50m). Esta receita é especialmente indicada para preparar o pão do dia seguinte.
Algumas variantes deste pão:
- com oregãos - um complemento aromático muito agradável e que merece um bom azeite para acompanhar;
- com sementes de sésamo pretas - não afectam especialmente o sabor do pão mas dão um aspecto invulgar ao mesmo;
- com sementes de girasol - para quem gosta de um pão mais "forte".
Broa de Milho- 600ml de água;
- 10g de sal;
- 500g de farinha de milho;
- 250g de farinha de trigo;
- 10g de fermento fresco;
Coloque os ingredientes pela ordem indicada. Use um programa "normal" (3h00 no meu caso). Esta broa não é indicada para fazer um pão "programado" para o dia seguinte pois existe o risco da massa não ficar bem. É conveniente "ajudar" a máquina no processo de mistura com uma colher de pau para garantir que a massa fica realmente uniforme.