É verdade, isto tem andado parado. Digamos que estagnou. Realmente um dia tinha de ser assim, as musicas old-school já foram todas feitas, e como tal, são em número limitado. Mas como é obvio, ainda temos muita coisa que mostrar, claro que perdeu-se foi a motivação de há 3 ou 4 anos atrás. Eu continuo a ouvir todos os dias grandes sons do old-school, não fosse eu um grande fã do rock/estilo dos anos 80. Cada vez gosto mais de rock na verdade. Na 3ª feira ouvi um grande som dos Whitesnake na CascaisFM (105.4) e desde aí tenho visto essa banda com outros olhos. Hoje vou fazer um pequeno post com as poucas musicas que gosto deles.
Os Whitesnake são uma banda britânica, formada em 1977, que teve algumas mudanças de membros dentro da banda ao longo da sua carreira, mas em que o vocalista mostrou ser sempre o rosto e a força da banda. David Coverdale era um homem com uma grande voz e uma grande postura, era um senhor do rock. Fez muitas das letras e particou noutras bandas antes desta, tendo cantado a solo algumas vezes. A sua personagem representava na perfeição o estilo de rock que a sua banda fazia transparecer: um rock maduro, com bom toque de guitarra e musicas mais para o lado romântico/erótico.
Uma vez que "Atrás de um grande homem, há sempre uma grande mulher", David Coverdale esteve casado com a mulher que vêm nos três videoclips mais conhecidos da banda. Essa mulher era Tawny Kitaen. Uma mulher que esteve no seu auge no fim dos anos 80, justamente por causa da banda, sendo uma peça fulcral para que os videoclips conseguissem transmitir um certo erotismo e encanto à musica. O corpo elegante, o cabelo ruivo altamente apelativo e a postura extremamente projectante e femenina faziam dela um icone de beleza e elegância. Infelizmente, separou-se de David em 1993 e estragou-se toda a partir daí. Melhor nem dizer mais nada, que também não sei mais nada.
Em 1982 lançamum album (Saints & Sinners) com, provavelmente, um dos seus primeiros grandes exitos, que veio a sofrer uma actualização mais tarde. Aqui fica a musica original, mais calma.
Whitesnake - Here I Go Again
Here I Go Again - Whitesnake (original version) (Embedding disabled, limit reached)
Outra musica desse album, muito boa também.
Whitesnake - Crying In The Rain
Whitesnake - Crying in the rain (studio version) (Embedding disabled, limit reached)
Em 1984 um grande album foi lançado, Slide It In. Daqui podemos destacar estas musicas:
Whitesnake - Slow and Easy
Whitesnake - Slow An' Easy (Embedding disabled, limit reached)
Whitesnake - Love Ain't No Stranger
Whitesnake - Love Ain't No Stranger (Embedding disabled, limit reached)
Em 1987 lançam o album com o seu nome, Whitesnake, que acaba por ser de longe o pulmão do seu sucesso. A banda sofre uma pequena alteração do look: todos os membros com roupa, maquilhagem e cabelo tipico das bandas de hard-rock dos anos 80. É aqui que entra Tawny Kaiten, que animou os seus videoclips e que representava também o estilo de mulher moderna na altura. Reparem que já não se vê nenhuma mulher com cabelos bastante compridos e bastante volumosos. Muito menos ruivas. Pessoalmente, gosto bastante.
Whitesnake - Here I Go Again (versão actualizada e a mais conhecida)
Whitesnake Here I Go Again video clip original HQ (Embedding disabled, limit reached)
A próxima música foi sem sombra de dúvida a musica que mais nome deu à banda e é unica que maior parte das pessoas conhecem. Já cá estava, mas vale a pena voltar a ver novamente, com bons olhos. Reparem bem na qualidade deste videoclip e na grande sexualidade que esta mulher enfatiza. Sublime. Isto é o que eu chamo de rock para adultos.
Whitesnake - Is This Love
Whitesnake - Is This Love (HQ music video) (Embedding disabled, limit reached)
Esta musica agora é a razão pela qual vim cá por este post (foi a que ouvi na rádio), e a musica que me fez subir a consideração em relação à banda. Um tema bastante conhecido e com grande poder. Guitarra muito boa, baixo e bateria no sitio, mas sem duvida alguma que o que marca esta música é a parte a partir dos 2 minutos. Voz profunda, com orgão a pausar o ritmo e o violino que caracteriza todo o suspance e erotismo. A parte final é mais mexida, tem muita força. Um grande clássico do rock. Nestes ultimos dias já devo ter visto este video mais de vinte vezes. Espéctacular! Isto sim é old-school!
Whitesnake - Still of the Night
Whitesnake - Still of the Night (Embedding disabled, limit reached)
Com isto tudo, demorei mais de duas horas só para conseguir por uma musica com o minimo de respeito pela banda. Espero que gostem.