o motor da DT50 lc é uma evolução da antiga DT50ma, como se pode constatar na tampa de embraiagem em que a ligação da agua entre a bomba e o cilindro é exterior, e esse motor é mesmo Yamaha, tal como o antigo.
O mesmo acontece com a DT125lc, em que o motor é uma evolução do DT125 a ar e utilizou se o mesmo tipo de ligação da bomba de agua que foi usado no modelo com 50cc. A evolução final deste motor é o 125lc YPVS, usado nas RD125lc YPVS e DT125 YPVS. Como com outros 125 também havia versões com 200cc e até uma versão deste foi montado na moto4 Blaster 200, sem bomba de agua e sem YPVS. Também havia unidades deste motor produzidas pela minareli, são os motores com a referencia 2AJ e têm as tampas, os carteres e muitos outros componentes identificados com o logo "motori minareli, no entanto não havia muitos e segundo sei só eram montados nas DT125Z teneré. Todos outros 125lc tinham a referencia 57U para as DT125lc YPVS e eram Yamaha. (Tenho ambos, sei do que estou a falar)
Não tenho bem a certeza, mas as primeiras DTR (as que ainda traziam carburador 26) também tinham motor Yamaha. O motor não é uma evolução, é uma espécie de motor de YZ125 da altura, mas desartilhado e com um cilindro muito semelhante ao que usava a TZR125 2RH que tinha motor Yamaha made in japan de admissao ao carter e refrigeração liquida de raiz. No fundo é uma junção de ambos mas aproveitando o que cada um tinha de pior. Não tenho certezas sobre quem fez o design inicial, mas penso que foi a Yamaha que fabricou as primeiras unidades e depois entregou a produção a Sachs e à já na altura subsidiaria minareli. Eu penso que os motores que vemos na maioria das DTR são Sachs, porque os únicos que vi até hoje gravados por dentro com "motori minareli" são os que montam as versões belgarda da TZR125 e da TDR125. Estes motores minareli genuínos até podem ter melhores acabamentos que os outros, mas a liga de alumínio utilizada não tem a mesma qualidade dos outros sem gravações no interior, já por duas vezes tive oportunidade de constatar isso, talvez seja por isso a razão de existir o mito que os antigos eram melhores ...
Algo que hoje em dia ainda subsiste quando comparamos am6 com DT50 lc ... experimentem bater com um martelo num cárter ou tampa de DT e depois façam no com a mesma força num am6...e tirem as vossas próprias conclusões ...
Eu cá prefiro os velhos ...tanto 50 como 125 ... mas isso sou eu ...