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Evry Mod

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Offline Joaogrc

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Evry Mod
« em: Janeiro 12, 2012, 04:52:19 pm »
Pessoal, o que dizem do evry mod? já exprimentaram? vale a pena? f*d* motor?

Digam o que acham..

para quem não sabe o que é vejam do que se trata aqui
http://www.tuning.online.pt/info/articles/evry-mod.php

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Offline Joaogrc

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Re: Evry Mod
« Responder #1 em: Janeiro 12, 2012, 05:00:52 pm »
quem não consegue ver tem aqui o texto

"Desmistificar a EVRY Mod
Li várias vezes por aqui no fórum sobre um evry mod que fazia maravilhas nos fumarentos. Como não li nenhuma explicação que me elucidasse, decidi investigar. Como sei que ha muito pessoal com a mesma dúvida que eu, decidi colocar aqui o que apurei.
Para os mais impacientes, aqui vai a receita :
Material: Uma resistência de 820 ou 910 ohm e 1 potenciómetro de 1,5 K ohm.
1. Soldar a resistência e o potenciómetro em série.
2. Localizar a ficha de 10 terminais que vem da bomba injectora para a ECU.
3. Ligar o conjunto entre os pinos 2 e 3, sem desligar os fios já existentes. (os pinos estão numerados ).
4. Regular o potenciómetro para o máximo de resistência.
5. Ligar o motor
6. Lentamente, rodar o potenciómetro diminuindo a resistência, até o ralenti se tornar irregular.
7. Voltar a aumentar a resistência até o ralenti ficar normal de novo.
8. A resistência do conjunto no final deverá rondar o 1 K ohm. Há quem tenha menos. É uma questão de experimentar.
9. Ir a A.E. dar umas gazadas para ver a diferença.
Vamos à teoria. A bomba injectora funciona com uma tensão alternada. O pino 1 da ficha, é a tensão que vai para o primário do transformador da bomba, o 2 está ligado ao secundário do transformador, e o 3 é a massa. A ECU baseia-se no valor da tensão no secundário do transformador para saber qual é a quantidade de gasóleo que está sendo debitado em cada instante, e consoante a leitura de outros parâmetros ( rpm, acelerador, MAF etc...etc.) regula a quantidade de gasóleo necessária. A tensão no pino 2 é proporcional à quantidade de gasóleo que está sendo injectada. O evry mod, quando colocado entre os pinos e 2 e 3, vai actuar como um divisor de tensão, diminuindo o valor desta, fazendo a ECU acreditar que a quantidade de gasóleo que está sendo injectada é inferior à que é na realidade, compensando o valor aumentando a quantidade. Ao contrário do que alguns afirmam, o evry mod apenas altera a quantidade de combustível injectado, não interfere na pressão do turbo, ou outros parâmetros do motor.
O problema do evry mod é que a alteração que faz ao débito de combustível é linear em toda a gama. Isto faz com que em regimes mais elevados o motor se comporte muito bem, mas ao ralenti o motor tem tendência para ter um trabalhar irregular, devido à quantidade de gasóleo injectado ser superior à normal. Isto resolve-se adoptando valores para a resistência mais elevados, da ordem de 1 K ohm, ou mesmo 1.2, o que não compromete o ralenti mas também não fornece todas as possibilidades em regimes mais elevados. O ideal seria adoptar um sistema em que a resistência não fosse linear, ou seja, que apresentasse maior resistência ao ralenti, mas a medida a que a tensão entre os terminais 2 e 3 aumentasse, a resistência diminuísse ( será que as box's fazem isto ?? ).
Agora para o pessoal da electrónica:
Há quem tente resolver isto colocando dois díodos tipo o 1N4148 em anti-paralelo ( não se esqueçam que estamos em A.C. ) ligados em série com a resistência. Como os díodos só conduzem acima dos 1.2 V, farão com que o every mod só actue acima deste valor. A resistência interna dos díodos fará com que seja necessário diminuir um pouco o valor da resistência. É sempre boa ideia o potenciómetro de ajuste.
Há quem coloque também um interruptor dentro do habitáculo, podendo deste modo ligar e desligar o evry mod (solução que pessoalmente me agrada). Há que ter em atenção que devido o comprimento dos cabos poderá ser induzido ruído parasita, o que fará com a ECU leia valores um pouco instáveis principalmente em baixos regimes onde os valores de tensão envolvidos são menores. Há sempre a hipótese de usar cabo blindado, com a malha ligada ao pino 3 (massa).
Há muitas mais possibilidades de resolver a questão da linearidade do evry mod electronicamente, mas para isso é necessário fazer medições de valores máximos e mínimos com um osciloscópio, de modo a poder dimensionar com mais precisão o circuito. Fica a sugestão.

Bom, desculpem lá esta posta tão grande, mas acho que é capaz de ser útil. Se cometi alguma infracção na minha teoria, estejam a vontade para corrigir, que eu agradeço. Agradecia também os comentários de quem já fez, pois são muito importantes para quem tem dúvidas como eu."

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Offline casoqute

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Re: Evry Mod
« Responder #2 em: Janeiro 23, 2012, 10:04:49 pm »
Se queres potência faz uma electrónica. Com isso sujeitaste a rebentar a bomba injectora e só vais ter mais fumo, que não vai ser proporcional ao andamento.

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Offline steven7

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Re: Evry Mod
« Responder #3 em: Janeiro 23, 2012, 11:28:22 pm »
PAra nao falar que fica com o carro como quer e gosta, mas fica mais caro que 1 ou 2€

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Offline casoqute

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Re: Evry Mod
« Responder #4 em: Janeiro 24, 2012, 12:38:33 am »
PAra nao falar que fica com o carro como quer e gosta, mas fica mais caro que 1 ou 2€
Exacto

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Offline cesar

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Re: Evry Mod
« Responder #5 em: Janeiro 27, 2012, 04:39:37 pm »
isso e uma box e capaz de de tar 10 15 a 5 cavalos depende do carro