Curso 44, pistão 38, curso 42, pistão 39, tenho ideia que não passa dos 50cc..
boas
até 40x40 dá mais de 50 cc ...
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, daria 50,929 , ou seja não poderia correr nas classes "até 50 cc" ( se repararem todas as classes são sempre "até X cilindrada" ..)
por exemplo o casal huvo 50 , a yamaha de troféu 50 , a sachs ags e bgs 50 tem todas diametros de 40 mm por curso de 39,70 ( 49,888 cc )
a sachs V5 tem curso 44 e piston de 38 e tem menos de 50 cc
a sundapp tem curso de 41,8 e diametro 39 e tem 49,934 cc
o minarelli corsa corta tem 40,30 de diametro e curso de 39 e tem 49,746 cc
por exemplo no progeto da XF sundapp "old school " estou a faser o progeto com base "superquadrada" e nesse sentido aplicou-se curso de 36 por diametro de 42 de forma a ter a cilindrada legal de menos de 50 cc ( tem reais 49,866 cc )..
![moto :moto:](http://www.clubdtr.com/Smileys/XarSmilies-1/moto.jpg)
, ou seja dado que uma vés li algures que as van veen kreidler oficiais de Jan DeVriees usavam curso de 36 ( em ves dos "vulgares" 39,70 de todas as Van Veen dos privados ) , e ja que o progeto da xf é apenas destinado a tirar conclusoes praticas , ando curioso para ter o feeling de uma mota que provavelmente quase nao tera binario , mas que consertesa tera uma grande capacidade de faser rotaçao , o que tem a sua propria piada.
salvo as devidas distancias é um pouco a metedologia da Honda Cbr 250 tetracilindrica do Broly ( muita rpm , pouco binario , e um som inimitavel )
penso que todos conseguem facilmente entender que a aplicação ou não de bolachas não altera em nada o curso de um motor , regra geral a aplicaçao de bolachas aquilo que fa na pratica é o afastamento da camara de combustão do centro do pré carter , a isso acrescenta menor pre compressão , maior distancia a precorrer peços fluxos , etc , mas independentemente do tamanho e do preço da bolacha , a sua simples aplicaçao nunca altera o curso do motor.
a nivel de acertos , de calculos , de facilidade , aliada a fiabilidade , aparentemente deverá ser quase unanime que o ideal do motor a 2 tempos é ser "quadrado" ( ter o curso igual ao diametro ou vice versa ..)
partindo desse principio a regra geral ( salvo rarissimas excepçoes ..) é de que maior curso menor rotaçao e maior binario , e pelo contrario a utiliaçao de curso redusido ( curso curto , ou "corsa corta" em italiano ) significa maior rotaçao e menor binario .
uma coisa comum nos varios conceitos de motor 2 tempos é que geralmente não ha muita informação acerca das "desvantagens" dos varios sistemas
é por isso que é comum diser-se que nas 2 tempos ja esta tudo inventado , mas ha consertesa ainda muita forma de misturar os varos conceitos conhecidos , de reinventar conceitos , e de actualisar conceitos , embora o objectivo final seja apenas o de obter energia ( a maxima possivel )a partir da "queima" de combustivel , de forma a obter potencia ( trabalho ) as varias formas de la chegar dão aso a que cada um , á sua maneira , tente intrepertar cada conceito , é essa a magia dos 2 tempos , quando axamos que ja vimos de tudo , hade aparecer sempre algo que é "um pouco diferente" .
aproveito para informar que no mesmo local onde eu pretendia organisar o encontro club dtr de 2012 irá ter lugar um Junho o Todos a Fatima 2013 , que desta ves tem a novidade de estarem previstas provas de arranque para classicas ....
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é provavel que apareça por la algumas classicas desportivas ou de competição interessantes ....a não perder !!
cumps